quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Procura no teu íntimo


No meu dia-a-dia, com as pessoas do meu círculo e não só, por vezes oiço algo como, "tenho um familiar doente. Preciso agarrar-me a Deus!" ou "sinto que tenho que ter fé (quando se está no fundo de tudo)." - Quando oiço estas frases entre outras, que agora não me puxa à memória, fico na dúvida se a fé, não é algo que está intrínseco em nós, ou não? Acreditar em Deus, não passa por uma questão de religião. Mas sim, da tal fé que está no nosso íntimo. Penso essencialmente que, não é preciso ser da religião A ou B para se acreditar que existe algo ou alguém diferente dos comuns mortais, ou para se ter fé no que quer que seja. Não somos mais ou menos dignos por não estarmos inseridos nas tantas religiões que andam por aí... que às tantas, nem sabemos qual é a verdadeira. Ou será que existe A Verdadeira? Lá está! Não passa pela fé? Não passa por acreditar somente?
Não sou de nenhuma religião, mas acredito que existe um ser superior a nós. Acredito na minha fé que consiste na força de acreditar num amanhã melhor, que consiste em acreditar ainda que existem pessoas boas, acreditar que não são só nos momentos maus que temos que nos agarrar nessa força e coragem. Não é só nos momentos maus que temos que olhar efectivamente para os que nos rodeiam. Não é só nos momentos maus que temos que nos agarrar nos bonecos de barro/pau (santos). Será que nos vão valer de alguma coisa? Afinal, são meros bonecos. Afinal, fará alguma diferença aqui? Porventura não é na fé, no acreditar? No entanto, quando estamos desesperados, nos agarramos a tudo! Perdemos a noção da realidade por vezes. Ficamos embrenhados por esse abstracto que nos cega, que nos limita o raciocínio. Tudo pela dor, por um desespero de causa. Se é correcto? Só quem passa por tais momentos é que pode opinar, é o certo. Atrevo-me até a dizer que, somente essas pessoas podem testemunhar com a convicção real dos factos. As outras tantas, são meras espectadoras de todo um cenário que lhes é posto à frente. Onde somente vêem em silêncio, quiçá dão a sua perspectiva do tema. Mas, não passam de opiniões (desculpem a redundância), levianas no sentido de não serem as protagonistas. Contudo, o foco do tema, é que não é quando estamos no limite de algo é que se vê resultados. Pois a corda, pode rebentar antes e aí, é tarde demais muitas das vezes. E porque vamos sempre até ao limite? Porquê que quando estamos na iminência de algo é que nos valem todos os santinhos, e o que não fazia sentido passa a fazer? Será que a tal leviandade não faz interferência também neste campo? Questões a reflectir diria.
O nosso dia-a-dia é a correr. Contudo, quando na nossa vida está tudo normal, mal temos tempo para respirar, quiçá pensar às vezes. A rotina é um corre-corre. A profissão, a sociedade nos consome a alma. Mal temos tempo para nós, fará para os outros... mas, quando um mal se abate nas nossas cabeças, questionamos as nossas acções perante determinada pessoa que está mal, assim como questionamos todas as outras que gostamos e fazem parte da nossa vida. É aí que paramos só de olhar para o nosso umbigo. Arranjamos tempo onde não há! Estamos ali, porque a pessoa precisa de nós. Porque sentimos a necessidade de estar ali, mesmo fazendo tripas coração para ajustar o tal dia-a-dia-do-corre-corre, mas no entanto estamos. Por vezes vamos a tempo de dizer o que nos vai na alma, mas outras não. As palavras, essas, simplesmente não saem... e porquê? Porque dentro da nossa complexidade ficamos embrenhados num misto de emoções, reacções que nem nós próprios conseguimos desmistificar o sentido que o rumo da vida leva, as vicissitudes que aparecem, as pessoas que vêem e vão das nossas vidas. E, eis o click.

17 comentários:

  1. Nem mais....e para ter fé basta acreditar (crer), porque nesse crer está mitas das vezes a solução, a cura....e eu sei que assim é, tanto que aprendi a agradecer à fé que me guia todos os dias, tirar esse tempo e ficar grata pela boa vida que tenho, pelas pessoas que continuam na minha vida, pois já houve algumas (poucas felizmente) situações em que me virei para a fé e até eu me achei estranha por lhe pedir que me ajudasse! Mas ajudou-me....e passei a crer, a agradecer, sempre!
    Gostei muito deste texto, deste tema!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas palavras Essência, acreditar é ter fé, ter fé e acreditar que somos seres superiores e podemos agarrar a essa esperança e transmitir força...

    Eu ando a procura dessa força, da esperança, de sorrir, de levantar m de manha e pensar positivo em tudo... eu quero ter essa fé.

    Bjstos

    ResponderEliminar
  3. Gostei do eu testo, palavras sabias essência :)

    Diria que a fá nasce connosco, acreditamos que existe alguém superior, para alguns essa fé tem nome e rosto para outras nem tanto.

    É pena o click para muita gente aparecer só em situações limites. Devemos dar valor a vida em vida e não na morte ou na perda.

    beijinhoooos***

    ResponderEliminar
  4. Gostei do eu testo, palavras sabias essência :)

    Diria que a fá nasce connosco, acreditamos que existe alguém superior, para alguns essa fé tem nome e rosto para outras nem tanto.

    É pena o click para muita gente aparecer só em situações limites. Devemos dar valor a vida em vida e não na morte ou na perda.

    beijinhoooos***

    ResponderEliminar
  5. Cada um tem a sua fé...à sua maneira! Encontram-se forças onde não existiam...

    ResponderEliminar
  6. Essência, sem tempo para te ler, parece-me que tens aqui um bom texto.
    Logo, regressarei.
    Um bom dia para ti.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Acredito que fé seja algo intrínseco em nós e independe de fatores externos. Na verdade a vida corre e corremos com ela inconscientes do que de fato tem valor. Quanto somos forçados a uma parada, seja por doença ou qualquer imprevisto da vida,tiramos os olhos de nós e o voltamos para o mundo e para o "Alto" É a chance de descobrirmos que viver é mais do que isso tudo que fazemos.
    Gostei mto de seu texto.
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Lindo texto! Prendeu-me completamente à leitura :)
    Acho que a fé é uma espécie de esperança consubstanciada por algo mais íntimo ( como tu referes ). Penso que é uma premissa importante na vida de todos nós...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nós precisamos de nos agarrar a alguma coisa, quando o chão parece desaparecer. Toda a gente tem necessidade de acreditar em alguma coisa para conseguir sobreviver. Se nós desconfiarmos de tudo e criticarmos tudo, vamos chegar a um ponto em que não temos nada para acreditar. Estamos completamente vazios e não é nada fácil viver assim.
    Gostei do texto.:)

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que a Fé está em nós. Também não sou de nenhuma religião. Acredito na vida, nas energias boas 8e más) e na força do nosso pensamento, do nosso querer. Pena que apenas paramos para pensar nestas coisas, quando alguma coisa menos boa nos bate à porta.

    ResponderEliminar
  11. Gostei do texto :D



    http://www.facebook.com/pages/Apontamento/148429151889831

    ResponderEliminar
  12. eu adorei a foto linda
    kis .=( do texto? ? já nos habituaste a boas palavras
    kis .O==)

    ResponderEliminar
  13. " Onde somente vêem em silêncio, quiçá dão a sua perspectiva do tema."

    Uma verdade, e essa perspectiva é, muitgas das vezes, incompreeensivel para nós.

    " É aí que paramos só de olhar para o nosso umbigo. Arranjamos tempo onde não há! Estamos ali, porque a pessoa precisa de nós. Porque sentimos a necessidade de estar ali, mesmo fazendo tripas coração para ajustar o tal dia-a-dia-do-corre-corre, mas no entanto estamos. Por vezes vamos a tempo de dizer o que nos vai na alma, mas outras não. "

    Quase sempre, é desnecessário dizer uma palavra. A nossa presença é tudo para essas pessoas.
    Sentem-se mais seguras, no seu sofrimento.

    "ficamos embrenhados num misto de emoções, reacções que nem nós próprios conseguimos desmistificar o sentido que o rumo da vida leva, as vicissitudes que aparecem, as pessoas que vêem e vão das nossas vidas.

    A nossa vida vai tomando sentido quando os vemos sem alternativa, sem forças, perecendo a cada minuto que passa..."
    Mas nós devemos lá estar, até esse último minuto, com ou sem tempo.
    E nestes momentos,procuramos então, no nosso íntimo, o valor da vida, da nossa fé, da nossa consciência, mesmo que não consigamos entender o porquê de tudo isto.


    :)

    ResponderEliminar
  14. Menina, andas profunda até dizer chega ;)
    Sou uma pessoa de fé, sempre, mesmo não sendo seguidista de nenhuma religião. Como fui à catequese e tive alguma formação católica, essa acaba por ser a minha referência, mesmo em termos de orações, mas acaba por aí o sentido religioso da minha fé. Deus (a não ser na denominação), em si, existe sem religião... ou não?
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por completarem o post com as vossas perspectivas. É sempre gratificante ver a vossa interacção. Um grande beijo :)

    M.,

    Respondendo à tua pergunta e obviamente na minha perspectiva.

    "Deus (a não ser na denominação), em si, existe sem religião... ou não?"

    - Acredito que a existência dele (Deus), não tem haver com a religião A ou B. Até porque há religiões que dão outro nome a Deus. No entanto, todos sabemos que é o mesmo. Pois quando a explicação é dada, é o nome de "Deus" que vêm para identificarmos. Isto para dizer que sim, Deus existe sem religião, sem raça, sem nada. Existe simplesmente no coração de cada um de nós.

    ResponderEliminar
  16. Hummm... gostei do teu ponto de vista ainda que discorde com algumas coisas.
    Para mim.... a fé não é propriedade de ninguém é algo que tem de ser desenvolvida e cultivada. Porque à pessoas que simplesmente NÃO ACREDITAM em Deus ou em nada de superior.
    Eu costumo dizer que "não acredito em Deus, ELE EXISTE são coisas diferentes" e foi algo que levou o seu tempo e que tive de procurar as minhas respostas. No meio de tantas religiões acredito que haja UMA VERDADEIRA. Basta procurar qual a religião que se baseiam nos ensinamentos de Deus, que se veja uniãos entre os seus praticantes, etc! Porque Deus certamente quer ser adorado da maneira que ELE quer e não como os homens querem! Essa cena dos Santos foi uma coisa que NUNCA PERCEBI até porque a bíblia condena tal alto (mais uma coisa que não percebo onde a igreja foi buscar ou que procura esconder).
    Enfim... :(

    ResponderEliminar
  17. Não sei se Deus existe... mas sei que influencia bastante este mundo... tanto a paz como a guerra! E isso está no íntimo do ser humano! :D

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...