quarta-feira, 20 de julho de 2011

Título a critério


"(Indignação extrema no olhar enquanto bracejava e balbuciava): Chegam aqui, comem, levantam-se e vão embora sem levantar a mesa. Em casa também devem fazer isto. Ah, ah! Isto e muito mais com certeza! Um bando de porcos!!"

No alto da minha inocência pergunto, em vez de estar a entrar num colapso nervoso com a pessoa que estava sentada naquela mesa, porque não chamar um funcionário para levantar a mesma mesa? Mas focamos as responsabilidades para os clientes ou para quem lá trabalha?!
(...)

Quando vamos a um restaurante gostamos essencialmente de ser bem atendidos. Gostamos de sentar mo-nos confortavelmente na mesa, comer descontraidamente e no final de tudo, levantarmo-nos sem termos que nos preocupar com o que ficou na mesa. Isto porque estamos a pagar um serviço COMPLETO e assim sendo, faz todo o sentido que tudo esteja a preceito no ramo em questão, restauração! Até porque estão lá funcionários! Nada como serem eles a servir quem está a pagar pelo serviço. É para isso que eles lá estão (insisto)! É para o mesmo propósito que são remunerados. Qual a lógica de haver funcionários num estabelecimento e serem os clientes a fazer o "serviço". Isto quando são tantos por trás do balcão a olhar para o amanhã (muitos deles), outros a coçar a micose assim como outros tantos andam a ver os "aviões" a passar (se é que me faço entender). Enquanto os funcionários estão a ganhar raízes por trás do balcão estão os clientes a fazer o serviço que lhes cabia a eles! Serviço esse que passa por levantar o tabuleiro. Restaurante esse que se chama Mcdonalds.
Acredito que muitos irão pensar que é um conceito da marca. Só lá vai quem quer. O que custa levantar um tabuleiro? Civismo não faz mal a ninguém. Boa educação/bons princípios e outros tantos tópicos entre outros blás, blás blás. Mas o que é certo é que ESTAMOS A PAGAR UM SERVIÇO PARA AINDA TERMOS QUE CONTRIBUIR PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA ENTIDADE? WOW!! Mas será que sou só eu que acho mal este tipo de conceito? Aproveitar-se dos clientes para o bom funcionamento de determinada restauração. Mais surreal! Haver funcionários que ficam a olhar a ver os clientes a prestar o dito "serviço" em prol do dito conceito, que sinceramente os clientes não são ditos nem achados. Talvez às tantas mais valia haver máquinas a registar o pagamento onde é o cliente que faz o pedido na íntegra inclusive o pagamento. (Como já andam a testar em alguns sítios da marca)
O levantamento do pedido (ainda), é feito ao balcão. Porém, pelo andar da carruagem logo logo os clientes também poderão entrar na cozinha e buscar o pedido e tudo mais. No entanto, verdade se diga! É vê-los (clientes), a sair sorridentes do recinto. Mas será pela comida = barato ou pela boa acção do dia prestada?

Posto tudo isto, só me resta perguntar mais uma coisita básica. Este conceito, será uma forma de ajudar à crise, ao desemprego ou às páginas tantas à ronhice?

Adenda 1:
Eu quando vou ao Mcdonalds (conta-se pelos dedos das mãos ao ano que lá vou), não levanto tabuleiro algum! E não, não saio de consciência pesada e muito menos penso que sou anti-cívica. Nem penso que me vai cair um bracito. Muito menos que bons hábitos se cultivam! Penso simplesmente que estou num restaurante (independentemente do conceito que tenha, pois transcende-me por completo), e como tal, gosto de ser atendida como qualquer cliente, que paga pelo consumo, merece. Para trabalhar, não saia de casa e muito menos não gastava dinheiro. Trabalhar pelos outros sem remuneração e ainda pagar, não obrigada! Boa vontade é uma coisa, burrice é outra! Na minha óptica em conceitos deste tipo é isso que se passa! Exploração ao cliente! Porém, se nos entretantos feri susceptibilidades... ora, é apenas uma opinião que vale o que vale.

Adenda 2:
Risos... e eis que sou surpreendida há minutos com esta imagem no e-mail. Obrigada pelo gesto. De facto
vocês são tudo de bom!!

20 comentários:

  1. eu no mac por vezes ponho as cenas do lixo, mas se estiver com pressa, nao o faço, mas isto apenas se for a uma loja do mac, se for por exemplo na restauraçao de um cenro comenrcial, normalmente nao o faço, até porque existe por ali gente que a função é mesmo essa

    ResponderEliminar
  2. Subiste um milhão de pontos na minha consideração. Só isso que tenho para dizer.

    ResponderEliminar
  3. Olha eu cá tb nao levanto, é raro !!
    Mas aconteceu-me do género numa sapataria este sábado, praí 5 empregadas numa loja vazia e nenhuma se chegou à nossa beira a perguntar se precisavamos de ajuda. Eu é que escolhi o que queria, o número, experimentei e fui para a caixa.
    Não gostei .. e não tenciono lá voltar tão cedo. Só se for pelos preços... do género da Mac.

    ResponderEliminar
  4. Concordo... qualquer dia ainda nos colocam a fritar as batatas ou a grelhar os Hambúrgueres... :P

    beijo
    Sutra
    P.S.: Agora fiquei com vontade de partilhar um Sundae de chocolate!! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca vou colocar o tabuleiro no sítio. Aliás, penso que na minha zona nem funciona assim, ninguém leva o tabuleiro.

    ResponderEliminar
  6. Eu não vou ao McD., porque não como carne, mas no fim-de-semana fui ao IKEA e almocei lá. Nem me passou pela cabeça levantar o tabuleiro da mesa, mas as senhoras da mesa ao lado fizeram-no. Apeteceu-me perguntar-lhes: "trabalham aqui, é?" Não se trata apenas da exploração do cliente: é o mesmo conceito da bomba de gasolina self-service - é um posto de trabalho que se extingue. E, convenhamos, o ordenado de um empregado destas cadeias é insignificante!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. É o conceito "faça-você-mesmo-e-pague-por-isso"!

    ResponderEliminar
  8. A verdade é que levanto sempre. Presumo que seja por instinto dado que almoço na cantina da empresa e somos nós que temos de levar o tabuleiro. É isso...descobri. A culpa é do tabuleiro. Induz em erro...
    :)

    Nota - Confesso que nunca pensei nisso. Mas os argumentos que apresentas são válidos.

    ResponderEliminar
  9. eu até estou com medo de dar a minha opinião!! porque os comentários são todos a favor do post!!! eu não me importo de ir lá colocar o tabuleiro..e assim facilita as proximas pessoas a comerem na mesa onde eu estava! mas o melhor é eu ficar caladinha!!!

    ResponderEliminar
  10. Bem visto Essência. O Mcdonalds e outros sitios que tenham o mesmo conceito deviam dar bons descontos aos clientes-trabalhadores que vão lá consumir. Ninguém ficava a perder.

    Também não levanto o meu tabuleiro e não fico com remorsos.

    ResponderEliminar
  11. Não me importo de fazer... porque gosto de tentar enfiar tudo dentro do copo da bebida.

    ResponderEliminar
  12. Olha que nunca tinha pensado nisto mas agora que falaste acho que tens toda a razão. Mas porque raio levantamos o tabuleiro? Acho que é como a Ni diz, é o instinto do tabuleiro :)

    ResponderEliminar
  13. Xiiii... fizeram essa imagem pra ti?!? De facto... há gente que não tem nada para fazer!! :/

    beijo
    Sutra
    P.S.: :P

    ResponderEliminar
  14. Para trabalhar, trabalho em casa ;)

    ResponderEliminar
  15. Bem pensado Essência. Por acaso levantava o tabuleiro. Levantava porque não vou levantar mais. Depois da tua explicação fiquei com a sensação de parvo.

    Parabéns pela imagem. Nota-se carinho dos teus leitores por ti.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  16. Olá, bom dia Roupinha! já retirei o selinho espero ter acertado no selo eu retirei o "selo oficial do blog" era este? se não for diz que eu altero ok?!!!
    Gostei muito desta forma de boas vindas, obrigada!! Adoro selinhos!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Riga,

    Humm... entendo o que queres dizer, mas uma questão, seja num shopping (restauração), ou num restaurante mesmo do MC, o sentido será o mesmo, não? ;)

    L.O.L.,

    $ :)

    Palavra,

    Pois... infelizmente acontece em qualquer ramo e o resultado final é a tua reacção. Estamos bem arranjados estamos. :S

    Sutra,

    Deixa lá que não tarda é isso que acontecerá. LOOL

    De facto há pessoas que nada fazem, irra! :-o

    Vera,

    Funcionar até funciona pois é um conceito da marca assim como são as pessoas que alimentam esse mesmo conceito. Tu é que nunca deves ter visto. ;)

    M.,

    Mencionaste as bombas e bem. Isto porque também tinha muito pano para mangas... ;)

    Enfant,

    Risos... só tu! ;)

    NI,

    Risos... a culpa é do tabuleiro? Gostei dessa perspectiva! ;)

    Estrela,

    Antes de mais, bem-vinda ao Roupa Prática! ;)

    Depois, aqui não é preciso ter medo de dar a sua opinião! Ninguém morde ou come! :)
    Eu respeito e aceito cada perspectiva. A única coisa que é censurado neste blog é falta de educação (comments a ofender). De resto, as pessoas podem opinar com a sua consciência. Espero que tenha esclarecido este ponto. :)

    Quanto ao teu comentário, entendo o teu ponto de vista, mas vou só colar uma parte do texto que vai exactamente no sentido do teu raciocínio e acho que só com este pedaço respondo ao teu comentário.

    "(Indignação extrema no olhar enquanto bracejava e balbuciava): Chegam aqui, comem, levantam-se e vão embora sem levantar a mesa. Em casa também devem fazer isto. Ah, ah! Isto e muito mais concerteza! Um bando de porcos!!"

    "No alto da minha inocência pergunto, em vez de estar a entrar num colapso nervoso com a pessoa que estava sentada naquela mesa, porque não chamar um funcionário para levantar a mesma mesa? Mas focamos as responsabilidades para os clientes ou para quem lá trabalha?!"

    Sobre o selo, levaste o correcto. ;)

    Pipoca,

    Essa dos descontos está boa! ;)

    Lampâda,

    Risos... tens que me dizer como fazes essa, hã? :P

    Tanita,

    Risos... o tabuleiro agora é que leva com as "culpas". ;)

    Nokas,

    Pois, é isso. ;)

    Vasco,

    Não fiques! ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  18. Obrigada Essência ainda bem que acertei no selinho!!! E compreendo a parte da indignação em relação ao comentário feito...

    ResponderEliminar
  19. Eu levanto-me e coloco o tabuleiro no lixo. Não me importo de o fazer...

    beijo ;)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...