quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Quando eramos nós...


Preparei a minha Zunfinha toda pipoca. Era vestidinho, era sandálias, era rabo-de-cavalo, era fita e tudo e tudo... eu, achava que ela estava uma verdadeira princesa. Ela, nem por isso. Não pelo vestido que gosta. Não pelas sandálias, ou pelo rabo-de-cavalo que, apesar de não ir muito à bola, até não refila se não for muito ao alto. (Coisas nossas)
No entanto, o problema estava na fita do cabelo. (Ai o raio da fita que estava a fazer uma confusão à Zunfinha que nem eu tinha dado conta). Isto porque ela nada me disse em casa. Mas, chegadas à escola, ela não queria entrar. A educadora lá tentou puxar por ela, lá chamou a amiga favorita dela mas, nada. Às tantas, eu já estava aflita pois não é hábito dela criar estas situações. Entretanto, ela puxa-me as calças a fazer sinal para baixar-me até ela e diz-me, "mamã, por favor, tira-me a fita. Não gosto." Diz-me isto com um ar tão triste, que fiquei com o meu coração pequenino, pequenino como só. Retirei a fita e, era vê-la com aquele sorriso nos lábios. A energia, essa, tinha voltado num ápice. Deu-me um beijinho repenicado e um abracinho daqueles juntamente com um, "amo-te muito mamã!!" Oh céus! Ganhei o dia!...

Vinha no carro a pensar naquela cena toda e, automaticamente, remeti para as minhas lembranças... quando tinha  a idade dela, ou até um pouco mais e, revi-me com a mesma angústia quando a minha mãe ou avó queriam fazer prevalecer as suas ideias sobre mim. Isto no sentido do vestir, pentear e etc. O certo, é que nem sempre acertavam (na minha óptica), e as angústias, eram uma constante.
Hoje, consegui perceber perfeitamente o que a minha Zunfinha estava a sentir. E aqui, não tem haver com o querer levar a sua vontade à frente, ou uma mera teimosia só porque sim, não! Mas, o que ela na sua inocência acha que lhe fica melhor quando se vê. Eu, até podia pensar que, "eu é que sei!" ou "ela tem que fazer o que eu quero!", entre outros pensamentos parecidos. Podia, mas eu também já passei pelo mesmo e sei exactamente o que sentimos naquele momento. E, só isso bastou para a compreender e desmistificar a situação. Tudo se torna simples, quando nos colocamos no lugar do outro...

13 comentários:

  1. concordo :)
    pelo menos ñ é daquelas meninas que faz birra! foi uma querida ela !!
    esperemos que continua assim!
    beijo **

    ResponderEliminar
  2. Concordo perfeitamente... parar por segundos e reflectir nas motivações que move os outros... concluímos que muitas das vezes são as nossas próprias motivações! :)


    P.S.: Sempre que tento colocar-me no lugar do outro... acabo por ficar no colo de alguém!! :P
    looool

    ResponderEliminar
  3. Deveríamos sempre nos colocar no lugar do outro.
    A tua Zunfinha deve ser linda.
    Bj**

    ResponderEliminar
  4. Também estou de acordo. Muitos dos problemas ficariam resolvidos se tivessemos o discernimento de para dois segundos e ver a situação na perspectiva do "outro".

    Beijo

    Nota - Por uma questão de solidariedade o meu blogue também passou a ser um "perigo". :)

    ResponderEliminar
  5. Nesse caso levas vantagem, existem uns genes idênticos!

    ResponderEliminar
  6. Antes de pensar deveremos se estamos a fazer o correcto para o outro e neste caso para a Zunfinha.
    Inteligente a tua menina, chamar a atenção.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. olá. quem não foi obrigado, a usar isto e aquilo quando se era pequeno ? todos nós.... A tua filha gosta de se sentir bem, sem grandes adereços. tens que lhe começar a perguntar, o que ela quer usar ( na questão dos adereços ) em antes de ir para a escola. beijos e as melhoras do teu pé.

    ResponderEliminar
  8. Isso é importante... ouvi-la e deixar que seja ela a definir os seus gostos.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de uma criança é uma "Senhora" disse o que sentia sem mais ninguém perceber, isso hoje é quase uma jóia rara, vê-se com cada cena que até nós ficamos envergonhadas, mas não é o caso:)

    Parabéns à Mamã e à Linda Filhota que tem:))

    Beijocas para as duas

    ResponderEliminar
  10. Uma menina com uma personalidade bem vincada!!!!

    ResponderEliminar
  11. Concordo. Devíamos respeitar os gostos das crianças.
    E quando vejo os bebés carecas com fita na cabeça, oh, Céus! (desculpa a imitação).
    :)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelos comentários simpáticos mas, a odisseia ainda agora começou... a seguir, a cena do próximo capítulo...

    Kiss

    ResponderEliminar
  13. eu bem tento que a minha vá para a escola mais bonitinha mas ela tem uma personalidade!!!
    ui
    ui
    não sei a quem ela sai!!!
    :)
    será à maezinha dela???

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...