sábado, 24 de setembro de 2011

Apontamentos de leitura


Ficou na retina...

"O fogo e a esperança estão relacionados, como todos sabem.
Da forma como os Gregos contaram a história, Zeus nomeou Prometeu e Epimeteu como responsáveis pela criação da vida na Terra. Epimeteu criou animais, atribuindo-lhes qualidades como a velocidade e a força, a pelagem e as asas. Na altura em que Prometeu criou o homem, todas as qualidades melhores já tinham sido atribuidas. Ele contentou-se em fazê-lo caminhar erecto, e deu-lhe o fogo.
Zeus, irritado, retirou-lhe. Mas Prometeu viu a sua criação, o seu motivo de orgulho e alegria, a tremer e sem poder cozinhar. Acendeu um archote no Sol e entregou-o de novo ao homem. Para castigar Prometeu, Zeus mandou acorrentá-lo a uma rocha, onde uma águia se alimentou do seu fígado. Para castigar o homem, Zeus criou a primeira mulher, Pandora, e deu-lhe um presente, uma caixa que estava proibida de abrir.
A curiosidade de Pandora levou a melhor, e um dia ela abriu a caixa. Saíram de lá pragas, miséria e maldade. Ela conseguiu fechar bem a tampa antes que a esperança se escapasse. É a única arma que nos resta para combater."

- Jodi Picoult, "Para a minha irmã"

8 comentários:

  1. Por isso eu adoro a mitologia grega, adoro adoro. Na altura eles tinham cá uma forma de ver a vida :D

    ResponderEliminar
  2. A esperança está dentro de cada um de nós, mesmo que nos momentos de desespero.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Não será melhora abrir a caixa e deixar sair a esperança?! Soltar a esperança!! :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  4. Estou curiosa para ler mais desta escritora! beijo

    ResponderEliminar
  5. Isto fez-me lembrar que sinto falta das minhas aulas de português onde se aprendiam coisas- para além do português- muito interessantes.

    ResponderEliminar
  6. Por isso se diz que a esperança é a última a morrer.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...