quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cabelo enigmático


Cabelos compridos que na sua essência transpiram beleza, leveza para quem os vê quando são saudáveis. Fios tratados e domesticados para quem os molda. Eles assim ficam, estáticos, mas por breves instantes, porque basta vir uma aragem para desmanchar o que com tanto cuidado se fez. Basta um sopro da natureza para pôr por terra tudo o que se conquistou, bastam uns fios de cabelo no rosto para desconcertar a expressão. Bastam uns fios de cabelo nos lábios para calar, bastam uns fios de cabelo nos ouvidos para deixar de se ouvir, surdos e mudos assim ficam, mas a sua beleza não é beliscada! Porém, sente-se a electricidade estática do desespero, mas em vão...  beleza muda e surda que teima em não querer ir mais além. Rodopia, embrenha-se nos seus próprios cabelos, mas mesmo assim foca-se somente nos embaraços, nos nós alheios... e é tão mais fácil pentear a cabeça alheia. Não se sente dor. Não se sente o esticão dos cabelos. Porque efectivamente não se tem a percepção exacta da quebra dos cabelos, nem a queda deles ao chão, sem vida, nem os fios que ficam nos dentes de uma escova, como se de uma jaula se tratasse. E isto tudo, porque somos nós que conduzimos o ritual, ou assim pensamos... com a nossa perspectiva do mundo, da vida. Tão eloquentes que somos...  e assim se passam os fios dos cabelos por entre os dedos, como se fossem areia. Ao querer agarrá-los, escapam. Porque têm vontade própria. Porque têm também as suas convicções. Porque acabam inevitavelmente por estar em lados opostos. Os dedos e os cabelos. Tão perto, mas tão longe, no meio da Babilónia.

21 comentários:

  1. Um texto cheio de poesia. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do texto. o meu cabelo sentiu-se mimado:)

    ResponderEliminar
  3. Cheira-me que precisas de Herbal Essence!! :P

    http://www.youtube.com/watch?v=sTgFXsDK8po

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  4. Já me ri uma beca com o vídeo do Sutra. lol

    ResponderEliminar
  5. Na vida gosto de arriscar... arrisco a dizer que é dos melhor texto que já li na blogosfera!!

    aquele... beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida dos melhores textos. :D

    ResponderEliminar
  7. Espectacular texto Essência!

    Beijinho***

    ResponderEliminar
  8. Cheguei ao final e queria mais. Bom texto!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o texto....e amo cabelos compridos
    Beijos charmosos

    ResponderEliminar
  10. Hahahaha. Muito legal o texto. " beleza muda e surda que teima em não querer ir mais além.". Linda essa parte. E os meus que são cacheados? ¬¬.bjos

    ResponderEliminar
  11. Verdade verdadinha, estava à espera de outro texto sobre cabelos.Alguma coisa que me fizesse dizer que o meu cabelo tem vida própria.
    O texto está fantástico.

    ResponderEliminar
  12. Saudades Essência e chego no blog e dou de caras com um texto maravilhoso. Saudades de te ler Essência.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  13. Tal como os sonhos que temos. Os objectivos que traçamos e pelos quais lutámos e que, de um momento para o outro, sem que nada o faça prever se esfumam quase por vontade própria. A nossa dor. Que é sempre mais forte que a dor alheia. Porque somos nós que a sentimos.

    Foi desta forma que interpretei os longos cabelos.

    Gostei.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelas vossas palavras.

    Beijo na alma

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...