sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Psicopatas do Presente!

Estou a ler um livro que já dura há um ano! É verdade. É mesmo enfadonho, mas real. Real no sentido que as coisas que são lá relatadas poderiam acontecer a qualquer um de nós. O titulo é, "Os Psicopatas do Presente!"

Quando comecei a ler as situações descritas eram surreais...
Pessoas ditas normais no seu dia-a-dia. Olha-se para elas e parecem anjos, mas depois as suas atitudes para com os outros do seu círculo deixam muito a desejar...
Situações como manipular familiares, amigos, conhecidos, sentimentos, situações e depois, reverter a seu favor. Mentir descaradamente, inventar histórias para o seu proveito. Usar e abusar.
Na minha leitura, o que achei mais gritante foi ter-me apercebido, que às páginas tantas, a personagem principal (psicopata), acreditava piamente nos absurdos que dizia. Era tão convincente para consigo própria que naquela mente doente, deturpada, tudo fazia sentido. Ao ponto das outras pessoas questionarem-se se eram elas as doidas! Como pode ser possível haver pessoas assim!? Assim, ditas normais, que olhamos para elas e nem nos apercebemos dessa disfunção psíquica  Pessoas que têm a arte de mentir, manipular, roubar, fugir e pior ainda, não se preocuparem com os outros. Esses outros que eles envolveram nessa teia, nesse roll de coisas feias, más, desumanas.
O que as move? O que as faz acreditar na meta que traçam? Como é possível as pessoas sãs caírem na teia? Não se darem conta que estão a lidar com pessoas más, que agem de má fé, que não estão bem psicologicamente? Só quando se vêm sem alternativas ou quando as situações estão escancaradas, é que se dão conta do erro. De terem acreditado, confiado, de terem agido de coração. É disso que essas pessoas se aproveitam, da boa fé, bondade, ingenuidade das outras pessoas. Sugam a alma.
Este livro é de facto uma lição de vida que podemos tirar. As situações ao pormenor ali descritas são brutais. O leitor quando começa a ler, às tantas, se sente envolvido na história. Pela forma como está escrita, descrita, pela crueldade das situações, pelas envolventes emocionais das personagens. Uma série de pontos fulcrais que deixam o leitor sem ar, revoltado, angustiado, a pensar: e se fosse comigo?
Ninguém está livre nesta vida de se deparar com um psicopata na sua vida. Quantos não andam por ai? O vizinho, o senhor do café, da bomba de gasolina, o nosso colega, a amiga x, um familiar.
O psicopata não é só aquele que está na clínica de doentes mentais, o que anda numa camisa de forças, o que é agressivo. Temos que ter medo desses mas noutro prisma. Porque a sanidade mental dessas pessoas não deixa terem discernimento ao ponto de verem o que é certo e o que é errado. É uma loucura visível, clara.
Os outros psicopatas, os que são retratados neste livro, são silenciosos. As suas intenções estão camufladas. Eles próprios não admitem a sua loucura. Na sociedade são considerados normais porque têm um comportamento dito normal. As pessoas que estão há sua volta só se apercebem da sua loucura quando está no auge. Quando perdem o controle das atitudes, das palavras, quando começam a dar indício dos actos tresloucados. Só aí é que lhes cai a máscara. No entanto, por vezes já é tarde demais...
... Coitados dos que caem na teia...

12 comentários:

  1. Bemmmm, estou sem ar. Estou todo arrepiado com a descrição clara como relatas a história desse livro. Consegues relatar ao pormenor, utilizas as palavras certas. Entras na história como se fizesses parte dela. È assim que a senti quando li o teu relato. Ès demais. Adoro a tua escrita. Vives intensamente tudo o que escreves. Consegues passar para as letras as tuas emoções, sensações. Fico arrepiado só de ler. Aqui não foi excepção! Mais uma vez.
    Mas nunca ouvi falar desse livro, não pelo titulo! Tens que dar o nome do autor. Já agora fiquei curioso. Porque tu aqui só pões uma pequena parte da história, muito resumida. Quero perceber num todo. È um assunto bastante interessante e mais uma vez abordas um tema polémico.Parabéns!
    Não é a toa que cada vez de adoro mais, admiro-te como mulher, ser humano. Ès linda, linda. Não canso de o dizer. Quem tiver a sorte de ter a tua atenção será um sortudo. Quem me dera...

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar
  2. Psicopatas há muitos, de todos os géneros e em qualquer lado, aliás os piores são os anónimos que nos observam sempre ao longe e que nós muitas vezes nem suspeitamos.

    Naturalmente, um psicopata é sempre aquele que não se revê nesse rótulo, já que é incapaz de fazer uma auto-análise e perceber que está mentalmente doente.

    O cuidado é sempre pouco!

    Eles andam aí!!!

    ResponderEliminar
  3. Amiga, mais uma vez foste ao cerne da questão...
    Infelizmente as toupeiras andam ai!!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. ya è verdade pisicopatas ah muitos,e nunca pensei que o maior deles estava no meio da nossa familia,fiquei bastante desiludida,se o arrependimento matasse, ja estava morta a que tempos.enfim nao me apanham em mais nada,desse genero.beijos claudia botelho

    ResponderEliminar
  5. È a hora, parece-me a mim que a tua frase está direcionada a minha pessoa. Estou enganado? Senti na tua frase, ou melhor apanhei uma ou outra coisa. Deixa que te diga, que não sou nenhum maluco. Sei perfeitamente o que quero! Se não digo quem sou é porque ainda não ganhei coragem, mas adoro a minha diva. Nunca lhe faria mal, nunca. È crime gostar, adorar, uma pessoa? Independentemente da forma que usas? Se amas, sabes do que falo. Não é a minha intenção magoar ninguém, muito pelo contrario. Só descobri esta forma de estravasar o que sinto. Deixa-me ser feliz!
    Adoro-te minha diva

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar
  6. Cláudia, agora não vale a pena estar a lamentar. O que vale mesmo é arregaçar as mangas e correr atrás do prejuizo enquanto é tempo. Porque amanhã pode ser tarde!

    Bjokas e força!

    ResponderEliminar
  7. Cada um coloca o chapéu que quer, meu caro Anónimo! Se se reviu no meu discurso, o melhor é fazer uma auto-análise.

    ResponderEliminar
  8. È a hora, fica com a tua que eu fico com a minha.
    Mas apesar de tudo gosto de ti. Porque pelo que percebi a minha diva gosta de de ti e se assim é, eu também simpatizo contigo.
    Bjs para ti minha amiga.

    Minha diva, desculpa utilizar o teu espaço para trocar ideias com a nossa amiga.

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar
  9. oh mulher tens de ter cuidado com estes que te observam!!...lol e te chamam paixao...etc olha que os depravados andam ai..todo cuidado e pouco..iva pestana

    ResponderEliminar
  10. Por mais cuidado, atenção que tenhas, há sempre algo, alguém que te escapa! Infelizmente não consegues controlar as acções das outras pessoas... As acções ficam para quem as pratica!

    Kiss

    ResponderEliminar
  11. Minha Amiga... deixo-te uma definição:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre:
    Psicopata, a rigor designa toda pessoa que sofre de doença mental seja neurose ou psicose ou tem personalidade psicopática. Contudo essa última categoria nosológica em especial, dá o nome ao grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanálitica são os portadores de neuroses de caráter ou perversões sexuais.

    Como estou preguiçoso a minha opinião é uma cópia da "É a Hora" com uma ligeira alteração: ... "que observa de perto e de longe!!!"

    ResponderEliminar
  12. Muito bem... O meu AMIGO fez o trabalho de casa direitinho... Lol

    Agora a sério!
    Cada doido com a sua panca e quem lhes saí na rifa é que leva por tabela!!! Com essas pessoas temos que ter muito tacto a lidar, em todas as situações...

    Bjokas

    P.S.- Amigo desnaturado!!!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...