segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dois em um!

A Zunfinha é doida por leitura (penso que já fiz constar por aqui). Tudo o que tenha frases é vê-la com os olhinhos arregalados a ler. Seja rótulos de caixas, seja o que for, desde que tenha letras e que acabe em frases é o que importa para ela. Para descobrir mais uma palavra, para saber mais uma frase assim, ou um nome qualquer assado. Resumindo, um gosto que de certa forma foi incutido por nós, mas também (penso) grande parte é dela. Ora que o engraçado é que antes de aprender a ler, era vê-la a inventar as histórias, ou quando nós contávamos determinada história, ela ia por trás e contava a história mais ou menos como tinha ouvido. Ficávamos de boca aberta em perceber o ouvido e a memória já em tão tenra idade. É que de facto não fugia muito, muito pelo contrário. E isso, quer dizer muito... entretanto, desde que aprendeu a ler, tem mostrado (e bem!) interesse naquelas palavras que não sabe. Ora que quando pega num livro e começa a ler, de cinco em cinco segundos (quase) é vê-la vir tem comigo para saber o que quer dizer isto, o que quer dizer aquilo e por aí fora... No início (feita tolinha) dizia-lhe o significado das palavras. Bom, para ela, estava nas sete quintas! Lia, sabia na hora o significado de determinada palavra que não dominava, maravilha! Contudo, por estes dias, repetiu-se a cena, mas aqui já não foi igual... é que fez-se um click nesta cabeça de borboleta (verdade se diga que foi mais no que lhe disse na altura "deves pensar que sou um dicionário ambulante") e, fiz-lhe procurar por ela a palavra que ela queria no temido dicionário (até então). Na  altura a senhorita não achou lá muita piada, afinal, é tão mais fácil não termos trabalho e de supetão ainda temos o que pretendemos acrescentado a aversão que a senhorita tinha pelo dicionário. Não podia ser!, as coisas tinham que se alterar. Desde que lhe disse para ela procurar no dicionário a palavra que não sabia, mesmo que no inicio não achava muita piada, agora, é vê-la com gosto a procurar as palavras, senhora de si, porque não tem que estar sempre a perguntar e melhor ainda, domina o dicionário magnificamente! Em suma, dois em um, foi o que consegui. Ou seja; que ela ficasse mais autónoma (não que não gosto de explicar, muito pelo contrário, mas sou da opinião que autonomia é fundamental na vida de cada um) e que aprendesse também a mexer, a dominar o dicionário e, de quebra, a gostar de procurar mais e mais palavras novas para que fizesse companhia às que ela já sabe. É um gosto vê-la, portanto.

E como gosto, mas gosto tanto quando lá de quando em vez tenho estas ideias idiotas. É que gosto mesmo e, fico tão contente comigo mesma que até dá gosto.

5 comentários:

  1. e acho muito bem :D
    É uma boa aprendizagem para ela !!!

    ResponderEliminar
  2. Desde que ela não vá à Wikipédia... :-D


    P.S. Excelente ideia, sem dúvida. E é bom que ela goste de aprender, especialmente, com dedicação e autonomia ;-)

    ResponderEliminar
  3. "Ideias idiotas" que dão excelentes proveitos...chamar-lhes-ia "ideias brilhantes", isso sim!
    Mimos ;)

    ResponderEliminar
  4. Ideias idiotas?????
    Foi uma excelente ideia.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Purple,

    Mesmo!

    Yellow,

    Não vai. Ainda não tem acesso à Internet assim, como quem dá aquela palha.

    Esmeralda e cantinho,

    Risos...

    Sem dúvida! Quando escrevo "ideia idiota " quero dizer precisamente o contrário. 😉 Este é só mais uma forma tosca de me expressar.😉

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...