quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Será que certos e determinados maus hábitos que se passam por aí, tais como dois que vou escrever já a seguir, só acontecem neste nosso Portugal, ou também acontecem por este mundo a fora?

Nos cinemas:

- as pessoas que não têm respeito algum por quem está na mesma sala, que pagou o seu bilhete e que como tal, merece todo o respeito do mundo e toda a consideração, no sentido de ver o seu filme sem barulho, sem luzes de telemóveis à sua frente e nem aqueles murmurinhos que parece que estão a dar uma queca no meio da sala. Na minha perspectiva, é uma falta de tudo e como tal, depois, levam comigo e com o meu mau feitio. 

- As filas existem para serem respeitadas, digo eu. Porque se elas existem, ora pois que merecem serem seguidas de maneira lógica. Assim sendo, não acho correcto, de todo, para quem está na fila a largos minutos que veja, a sua vez, ser passada a frente de alguém que diz que tem uma reserva. Pior ainda que isto, o funcionário, de forma arrogante virar-se para quem está à espera a largos minutos para ser atendido que tem que esperar! Desculpa?! Esperar?! Lá está, tem mais uma vez que levar com este mau feitio. Leva o recadinho bem levado e temos pena, a quem tem a sua reserva. Pois que não deixei que me passassem à frente, e aqui nem foi tanto pelo senhor da reserva que foi educado, mas pela besta do funcionário. Ah e tal, mas tem as letrinhas ali, em cima, dois metros do chão, letras bem pequeninas que, quem faz reservas, pode passar à frente em qualquer fila. Bom, que ponham letras garrafais. E mais que isso, que ponham uma caixa só para reservas. Isso sim, é que é respeitar todos os clientes, pois que ninguém, assim, sai prejudicado. É que é por estas e por outras que este país não anda para a frente. Não tenho paciência para este tipo de coisas entre outras, vá. É que respeito é bom, e eu, gosto!

11 comentários:

  1. É verdade mesmo. Falta de pensar no próximo, é o que é.

    ResponderEliminar
  2. Desde que os cinemas por cá se "Amaricanizaram" que pouco lá vou!
    A maior parte dos ecrãns é pouco maior que a minha televisão (toma uma mebocaína... LOL), e andá-se a colar os pés ao chão da coca cola e a esmagar pipicoas cada vez que nos mexemos e ainda se tem de levar com os cromos! Resultado, só muito raramente vou ao cinema, até porque se consegue ver a maior parte dos filmes ao mesmo tempo ou até antes de estrearem cá!
    Mas quando ia, tinha o habito de comprar os bilhetes na "net" e quando chegava aos cinemas passava pelas maquinas automáticas e levantava os bilhetes sem incómodos para ninguém!
    E depois as maquinas foram avariando e a indicação era para me dirigir à caixa mostrando o cartão de credito! O problema era precisamente as filas para a caixa e algumas vezes devo ter passado por estúpido ao passar à frante de literalmente centenas de pessoas e, assim de repente, lembro-me da estreia do ultimo "Star Wars"!
    E foi precisamente este filme que me levou a dar uma descasca no gerente dos cinemas do forum de almada! Além da barafunda, dos conflitos que se geraram porque um gajo qualquer chega ali, passa a frente e vai-se embora com os bilhetes (que já estavam os lugares escolhidos e os bilhetes pagos, faltando apenas a emissão dos mesmos, mas ninguém tem obrigação de saber disso), como tive de levar com publicidade assim que entrei na sala, antes da hora do filme (algo a que não levanto objecções) e mais 25 minutos de publicidade a seguir à hora marcada para o começo do filme e mais cinco minutos de trailers, tendo o filme começado 30 minutos depois da hora da sessão!
    Como podes calcular, saltou-me a tampa e o coitado do homem lá me teve de aturar!
    Até porque pagar para ver publicidade? Nem a que me impingem de borla eu quero...

    :)

    ResponderEliminar
  3. As filas por cá respeitam-se e quando ha reservas não há barafunda. E quando alguém levanta a voz sem razão em sendo funcionário pede-se que chame o gerente e resolve-se facilmente. Vou pouco ao cinema e escolho salas antigas. Nunca tive muitos problemas nesse sentido.

    ResponderEliminar
  4. Acho que o mal é geral, não tem a ver com o local onde se está mas sim com a formação das pessoas, e é claro, o chico-espertismo é apanágio de muito mais gente, embora os tugas sejam peritos no seu refinamento!

    ResponderEliminar
  5. Na parte que me toca, sou um pouco como tu.
    Já estive em situações tão diversas como ter de me levantar e chamar o responsável para conseguir calar as matracas de gente que se enganou e entrou naquela sala em vez de ir para o café da esquina, já me virei para trás e ameacei com um olhar fulminante que se voltasse a escutar um burburinho que já ninguém naquela sala veria filme, nem eu, nem eles (putos) nem o resto (para grande vergonha do meu marido que fica mais encavacado do que as pessoas que advirto), já tive inclusive represálias e pontapés nas costas da minha cadeira e a esses consegui expulsar da sala.
    Do resto, já fui cliente de bilhetes das duas formas, por fila e por reserva mas como ainda sou do tempo em que se aprendia a ser educado e respeitar o próximo, chego mais cedo, espero na mesma fila e peço os bilhetes. Ou seja, desisti de comprar bilhetes com reserva, por isso mesmo, porque não concordo com o sistema implantado. E como sou daquelas pessoas que refilo, não consigo fazer algo que não gosto que me façam.
    Mas refilo, sempre. E muitas vezes, além de pedir o responsável à minha presença, ainda escrevo uma reclamaçãozita no livro (que vale o que vale) e acrescento verbalmente que quem lhes paga o ordenado sou eu e todos os que (ainda) frequentam cinemas e afins desses!

    Desculpa o testamento.

    Mimos ;)

    ResponderEliminar
  6. Essa do cinema a mim também me faz borbulhar o sangue .. detesto mesmo!
    Quanto Às filhas enfim .. essas ainda avisam. Pior são aquelas que tentam passar à frente sem reserva e com uma grande lata !
    Haja paciência ...

    ResponderEliminar
  7. Boa, Essência.

    " sem luzes de telemóveis à sua frente e nem aqueles murmurinhos que parece que estão a dar uma queca no meio da sala", ahahahahahahahah!
    Odeio isto e irritam-me, mas a culpa é da evolução.
    Nas filas, como tu, espero, mesmo que tenha reserva.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ulisses,

    Entendo o que dizes, mas há filmes que tem outo sabor visto no cinema, por todo o ritual que tem há volta da mesma acção. Pena é que existe seres que não sabem estar em sociedade. A questão perde-se, essencialmente, aqui, neste ponto. 😉

    Esmeralda,

    Nada a desculpar. Eu é que agradeço a partilha pela experiência e pela perspectiva. 😊

    Miss Purple,

    Paciência para estas e outras situações do género, não tenho. 😃

    Yellow,

    Completamente. 😞

    Nada,

    😉

    Cantinho,

    A culpa não é da evolução mas sim da falta de bom senso e de civismo. ☺

    ResponderEliminar
  9. Antigamente havia realmente uma caixa só para reservas, depois acabaram com isso. Eu quando tenho alguma reserva, coloco-me na fila porque não gosto de passar à frente dos outros e geralmente ainda tenho tempo para iniciar o filme, por isso acho uma estupidez essa regra.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...