segunda-feira, 25 de março de 2013

No amor, partilha-se tudo?


Engraçado que oiço muitas vezes algumas pessoas dizer, quando já estão numa longa relação - o que isto implica na grande maioria das vezes uma extrema confiança, cumplicidade, à vontade e por aí a fora com o outro - que partilham tudo! Tudo mesmo! E a explicação que dão é que são um só. São um casal. Como casal há que partilhar tudo. O bom e o mau. Quando peço para especificar o que partilham dizem:

- O mesmo WC. Concluo para o meu decote: o mesmo cheiro. Sim, ninguém come rosas para depois quando deitam fora servirem de ambientador. É antes um cheiro dos infernos! Cheiro a bosta, pronto. No entanto, não se enganem os mais sonhadores a pensarem que as vedetas e os ídolos e afins que idolatram são diferentes - risos - pois que todas as pessoas deitam o mesmo cheiro, todas! Mau cheiro, portanto. No entanto questiono: o que isso vai acrescentar para uma relação? Digo, a partilha dos cheiros a bedum e a chichi?! Além da visão dos infernos de ver a outra pessoa ali sentada na sanita com as roupas descompostas? É isso que vai unir mais o casal? E a privacidade individual, onde fica? No ralo e outros que tais, pelos vistos.
- Os mesmos talheres, os mesmos copos. Tudo bem que se troca os germes um do outro com os beijos e linguados, mas penso que seja um pouco diferente. Até porque se está noutro contexto, comer ou beber algo. Os sabores e cheiros que ficam nos objectos - pode-se pensar: mas ao beijar depois de comer ou beber também se partilha dos tais sabores e cheiros. Certo, caso não se use pastilha elástica. Há que se dar a volta ao texto -. Qual é a necessidade de partilhar tais apontamentos? Transcende-me. Pronto, lembrei-me assim muito de repente: vêem-se a partilhar o mesmo guardanapo? É que sendo na mesma temática esta pergunta não se torna descabida. Porém, quando pensamos bem no concreto da acção, aí a reacção será bem diferente, certo? Pois, é isso mesmo.
- A mesma toalha de banho. Eh pá! Quando se está no acto do amor, há uma partilha de suor incontrolável. Há uma mistura de fluidos que enfim, não há nada que se possa contornar, porque tem que existir contacto físico. Convém pelo menos. E é bom, é! Sabe bem, sabe! Mas, no contexto certo. Vive-se no momento certo. No entanto, quando se termina, as pessoas estão "imundas", e por isso mesmo é que depois serve o banho, para que se fique limpinho. Agora, porque carga de água que há que se partilhar a mesma toalha?! Toalha essa que está a limpar o corpo de outro alguém? A limpar. A eliminar os restos que a água e o sabão não tiraram, além de secar. Porque vai outra pessoa por trás e toca de partilhar tudo e tudo do outro? Até as coisas mais surreais?
- A mesma escova de dentes. Volta-se à troca de germes que é trocada com os beijos e linguados. Contudo, quando lavamos os dentes é para eliminar os restos de comida que ficam entre os dentes. Para evitar as infecções, as bactérias nas gengivas e outras coisas que tais... Há pessoas que têm doenças. Há pessoas que não partilham isso com o mais-que-tudo - por vergonha, por achar que é algo só seu -, enfim, há uma série de factores que se devem ter em mente. E, efectivamente, a escova de dentes não deve ser partilhado nem com o mais-que-tudo e nem com ninguém! Porque assim como as cuecas não se deve partilhar porque é algo de foro íntimo para lá de confidencial, a escova de dentes é ou deveria estar no mesmo sector. Não é a partilhar a escova de dentes que se vai descobrir os segredos mais refundidos do outro, não.

Com isto, antes de se ser um casal, é-se um ser individual. E uma coisa não invalida a outra. Muito pelo contrário! Só se tem a ganhar! Respeito e admiração. Porque quando encontramos alguém, isso não é sinónimo de anulação. Porque para se brilhar, ninguém tem que se anular. Os dois podem e devem perfeitamente serem os actores principais.  A história flui com mais naturalidade.

17 comentários:

  1. Concordo plenamente! Quando se partilha tudo acabamos por nos esquecer de nós mesmos! Temos de pensar: antes era uma só e agora faço parte de um casal, não que somos um só!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100%... não consigo perceber como se divide uma escova de dentes, credo!
    Mesmo sendo casal, a individualidade não deixe de estar lá!

    ResponderEliminar
  3. De acordo.
    Nem a toalha de banho...
    Há pequenos nadas que são nossos e que não devem ser partilhados.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ao ler o titulo pensei em tudo menos no que li a seguir!!!!!
    Para mim é surreal todos esses pontos que relataste, então quando cheguei à escova de dentes...por amor à santa...é que nem tenho palavras para descrever a situação de "blhéc" que me veio à cabeça.
    Partilhar opiniões, pensamentos e tudo isso sim, objectos pessoais não. Higiene intima é intima, não se partilha, há que deixar o espaço de cada um...neste caso a única coisa que partilho é mesmo o tomar banho juntos (isso adoro)!!! E outra coisa que partilho às vezes, é quando vamos sair dar um golinho no copo um do outro, ou provar qualquer coisa e ele dar-me à boca...mas é só isso, de resto o meu copo, talheres e guardanapos são meus e os dele são dele.
    Portanto concordo inteiramente com o teu remate final, e nem me passava pela cabeça que havia pessoas a partilhar essas situações, pelos motivos que for...é impensável.

    ResponderEliminar
  5. Plenamente de acordo contigo...
    ...como costumo dizer, há o estar à vontade e o estar à vontadinha...

    :)

    ResponderEliminar
  6. Acho que amar uma pessoa não implica partilhar tudo mesmo tudo :)
    Concordo em absoluto! Há coisas que não se partilham nem tão pouco se devem partilhar, algumas tu enunciaste.Um outro exmplo, mas num campo diferente, são os casais que insistem em contar ao outro todas as relações anteriores que tiveram, para mim isto é informação a mais, se o assunto surgir é uma coisa se não surgir acho que, na minha opinião nem vale a pena.

    ResponderEliminar
  7. Eu sou a favor da individualidade. Há momentos íntimos onde se pode partilhar e ser um casal. Mas comer com o talher do meu marido ou usar a toalha dele, usar a mesma escova de dentes... Oh meu Deus. Isso não faria de nós mais casal, acho que pelo contrário. Acho falta de higiene.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho amigas que acham normal libertar gases flatulentos ao pé dos companheiros, porque dizem "ah já estamos juntos há muitos anos, já nos habituamos a tudo". Toda a gente tem gases, mas acho falta de respeito a pessoa fazer passar o outro por esse incómodo. Acho falta de respeito, tal como acho muito mau um estar no wc e o outro entrar lá.

      Eliminar
  8. Sinceramente. Partilho ideias, sentimentos, aflições e alegrias com o meu amor, mas toalha, casa de banho com cheiros incluidos, escova de dentes e outras coisas de que falas não me vejo a partilhar, nem com ele nem com niguém, antes do nós exise o eu, e o meu eu não gosta de partilhar esse tipo de coisas tão suas.

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu partilho o w.c. com ele sim, nenhum dos dois fica incomodado com isso, é uma opção pessoal de cada um, mas cada um tem as suas toalhas de banho, a sua escova de dentes e não comemos do mesmo prato, nem bebemos do mesmo copo. Acho que depende como o casal encara isso mesmo, a relação que têm consigo mesmos e com o outro. Pessoalmente não considero nojento partilhar o w.c. mas uma escova de dentes sim, a toalha sim, entre outras, como o meu telemóvel, o acesso à minha conta bancária, etc...é tudo uma questão de impôr limites e cedências e tudo (deverá) correrá às mil maravilhas.
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  10. Bem visto. Estamos juntos 7 e vivemos à 4, e há realmente um ponto do teu texto que fazemos, dividir o mesmo copo, mas se me perguntarem não sei porquê, nem porque começamos a fazê-lo, a verdade é que quando pomos a mesa só colocamos um copo. Agora o resto, no way e no que diz respeito à higiene intima sou muito esquisita, ele não me vê sentada na sanita, nem a fazer depilação nem a cortar as unhas, essa distancia é muito respeitada. São hábitos, cada casal tem os seus :)

    ResponderEliminar
  11. Na parte dos cheiros, não me entra MESMO. Uma coisa é não ter problema em ver a pessoa ali sentada de calçola arreada, agora levar com os cheiros por livre e espontânea vontade? É no mínimo estranho. Escova de dentes e toalha também não entendo. Quando me falta a escova de dentes em algum lado, em casos extremos, uso o dedo bem lavadinho com pasta, como se aprende nos escuteiros. Agora usar a de outra pessoa? Argh. E a toalha a mesma coisa, é claro que se o mundo estiver a acabar e só houver uma toalha e ela for do meu mais que tudo a uso sem problemas, antes dele que de outra pessoa qualquer, mas fazê-lo regularmente é estranho também (até porque depois de um tomar banho a toalha fica molhada, right?, qual é o conforto?). Quanto à louça, só vejo uma explicação: não querem ter trabalho a lavar. Demoram é o dobro do tempo a comer. Com aviõezinhos. Oh, é tão romântico. Enfim, também não percebo essas opções de partilha...

    ResponderEliminar
  12. Definitivamente no amor não se partilha tudo.

    ResponderEliminar
  13. É pá agora fiquei preocupada. Já levo quase 12 anos de relação e não partilho nada do que escreveste, será que estou no mau caminho?!

    ResponderEliminar
  14. concordo, não há necessidade de partilhar tudo,primeiro e depois o nós.

    ResponderEliminar
  15. Olhando para este texto tenho a dizer que me vou tornar uma solteirona!!!!
    Aaaargh
    (Com este post podes estar a arruinar potenciais casamentos e "ajuntamentos")!!!

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelas vossas perspectivas, assim como quem ainda acrescentou uns itens. ;)

    Kiss

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...