terça-feira, 26 de março de 2013

Penso que, não há ou não deveria de haver necessidade para tal, de todo!


De sobrolho levantado é como fico, assim como são engraçados os pensamentos que me invadem a mente quando leio ou oiço por aí «eu sou feliz!».
Não que essa pequena e forte frase me faça alergia, não. O que mais desejo é que o universo seja imensamente feliz! Mas no entanto, e apesar dos meus desejos, o certo é que automaticamente questiono-me: porquê que a pessoa só porque sim - ou não - tem a extrema necessidade de gritar aos quatro ventos, escrever como se não houvesse amanhã que é feliz? Será que efectivamente o é? Ou será que está a enganar-se a si própria e a quem a ouve ou a lê? Estas questões todas não se calam nos meus dedos, porque de facto, sou da opinião que não precisamos mostrar que somos felizes. Não precisamos de dizer que somos felizes - porque efectivamente, quando o somos, verdadeiramente, isso passa pelo olhar, pelos gestos, pelo sorriso, até pelo andar se passa. Emana-se uma áurea invulgar, e quem está de fora, a observar, sente. Perante tal fluidez de estado, as palavras destoam, corre-se o risco de parecerem ocas, exibicionistas, vãs, desnecessárias -. Não precisamos de abanar o consciente disso mesmo. Não precisamos, simplesmente. Ou melhor, não deveríamos de precisar. Porque quando se sente essa necessidade, é porque de facto, algo está errado nessa moldura onde se intitula de felicidade. 

Assim como as fotos. Aquelas, onde supostamente estão estampadas um quadro feliz.

21 comentários:

  1. Eu, me acuso e levanto o dedo porque já o fiz, sim. Admito é que deixou de fazer sentido reafirmar o que já existe à partida e hoje em dia, evito fazê-lo para não cair nesse estadpo de exibicionista de felicidade íntima, porqu eé isso mesmo que se trata, da minha/nossa felicidade e quem a vê/sente, reconhece-a e basta-me. Mas entendo que quando estamos lá acima, nas nuvens, parec eque queremos que todos estejam lá connosco...e não nos coibimos de demonstrar isso a todos os instantes.

    Beijocas nossas ;)

    P.S. - Espero que estejas e sejas feliz...

    ResponderEliminar
  2. Acho que por vezes, essa necessidade de mostrar tanta felicidade passa pelo facto de as próprias pessoas terem de acreditar que o são mostrando aos outros.
    Não concordo. Acho que há coisas que são em exagero e muitas vezes essa mostra de felicidade é.

    ResponderEliminar
  3. Com certeza não te referes ao facto de uma pessoa ser bem disposta e brincalhona. Muitas vezes é isso que sou e não quer dizer que me sinta sempre feliz. Apenas se tenho de levar mais um dia por diante que tal uma brincadeirinha para o tornar mais leve?

    Ás vezes dou feliz. E sinto sempre saudades dessa felicidade.

    ResponderEliminar
  4. É verdade, mas também já o fiz, várias vezes, agora controlo me mais!!

    ResponderEliminar
  5. Pois eu não acho que se é feliz...
    ...está-se feliz, por esta ou aquela conjuntura num determinado momento, mas ser-se...

    ...é complicado!

    :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente reflexão :)
    Adorei :)
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo. Acredito que quem é realmente feliz não tem necessidade de o afirmar verbalmente. Isso transparece naturalmente nos pequenos gestos, na postura da pessoa, na forma como esta se relaciona com os outros. Mas a pergunta que deixo é a de sempre: será que existe alguém realmente feliz? Será que isso é um estado permanente ou temos momentos particularmente felizes? Parece-me que esta segunda hipótese se aproxima mais da realidade e aí consigo compreender que se tenha a necessidade de exteriorizar que, num determinado dia, hora, momento, se está feliz... Acho que é mais ou menos isso, apesar da felicidade ser dos temas mais difíceis de definir e explicar. Se é que se pode definir e explicar... Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. é complicado, as vezes as pessoas agem assim para mostrar aos outros que se é feliz...

    ResponderEliminar
  9. Penso que seja para se auto-convencerem.
    Quem é feliz, não precisa de o gritar.
    Além disso, a felicidade para mim não é um estado, é uma forma de vida, e no meio dessa felicidade há também dias menos felizes, ninguém é feliz todos os dias.

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  10. eu as vezes digo, porque o sou mesmo, porque sinto que estou bem num determinado momento, estou satisfeita com aquilo que a vida me dá e com aquilo que consigo aproveitar dela. mas não preciso de o dizer, geralmente consegue-se ver se estou ou não. :D


    hoje estou de folga, portanto feliz. um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Acho que não é completamente linear que quem assume estar feliz o faça porque está a envergar uma máscara. Tal como quando se ama alguém isso se faz sentir, não significa que seja totalmente desnecessário dizê-lo de vez em quando à outra pessoa. São estados de alma e de estar, não devemos inibi-los com medo do que isso possa parecer aos outros se os sabemos verdadeiros. Agora demonstrações demasiado teatrais sim, deixam a desconfiar, mas quem sabe a pessoa não seja extremamente espalhafatosa e essa seja a sua forma de exteriorizar (há sempre essa hipótese ainda que a tendência seja achar que há por ali um grande vazio). *

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho momentos felizes, gosto de os transcrever, mas para SER feliz é preciso uma luta diária e ninguém é ou está sempre feliz. A felicidade é um estado de alma.

    ResponderEliminar
  13. Mais que a felicidade de um determinado momento, gosto particularmente da peculiaridade dos instantes que me levam a chegar lá... Gosto de me sentir feliz, sendo-o ou imaginando-me a ser... Para mim é realmente FELICIDADE o facto de estar vivo...e acordar todos os dias...

    ResponderEliminar
  14. Ser feliz, na minha opinião, é usufruir de pequenos momentos que surgem por vezes, quando menos esperamos.
    Estes momentos são efémeros,mas são os melhores.
    Porque a felicidade não passa disto mesmo: de momentos.
    E não precisamos de os mostrar.Precisamos de os viver.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. A felicidade para mim encontra-se em "momentos" e realmente não é necessário estar constantemente a escarrapachar o mesmo, porque como disseste e bem, isso nota-se logo nas pessoas! Em relação às "fotos felizes" muitas vezes o sorriso pode estar a esconder algo que não é a felicidade verdadeira!

    ResponderEliminar
  16. Eu afirmo que por vezes é somente um quadro pintado de uma realidade fora de contexto.
    A felicidade não se mostra sente se.
    Concordo contigo Essência, por vezes basta uma palavra ou um sorriso.
    E como já disseram as fotos mostram algo diferente e por dentro a felicidade esta reprimida.
    beijocas

    ResponderEliminar
  17. Concordo contigo. Quem é de facto feliz não têm necessidade de o mostrar ou dizer os outros sentem-no através de pequenas coisas, essas que falas no teu post. E depois ninguém é feliz o tempo todo, existem fases de maior ou menor felicidade tal como existem fases de maior e menor infelicidade.

    bjs

    ResponderEliminar
  18. Não concordo, de todo. Não é tanto o gritar "sou feliz" só porque sim mas partilhar, e quem é mesmo feliz quer partilhar a felicidade, não a quer só para si. Afirmar "sou feliz" e não ter atitudes assertivas então sim pode ser auto-convencimento.
    A felicidade não são momentos, não depende dos outros ou das circunstâncias. Ao achar isso nunca se vai ser feliz. A felicidade é mais do que um estado de espirito, é uma filosofia de vida. É olhar para a vida e concentrarmo-nos no que ela nos dá de bom apesar de... o que quer que seja. Implica trabalho de aprender a ser agradecido, de aprender a ver o copo meio-cheio.
    Há alturas na vida de infelicidade, pois há, mas eu sei que a felicidade vem de dentro e eu posso transformar esse sentimento.

    ResponderEliminar
  19. Concordo. Quem está feliz nem pensa nisso. Se bem que há momentos e momentos. Mostrar que se ESTÁ feliz é uma coisa. Que se É feliz já muitas vezes me cheira a exibicionismo. Humano é querer sempre mais felicidade. ;)

    ResponderEliminar
  20. De sorriso nos lábios leio e noto que a grande maioria percebeu o raciocínio do post. Contudo, também percebi que houve quem não percebesse. E quem tivesse a perspectiva oposta. É normal, faz parte, e ainda bem que assim é. Aprecio ler opiniões diversas e quando fundamentadas, melhor. :)

    Karochinha,

    Admirada com o teu PS, respondo.: Tenho os meus momentos de felicidade. Assim como também tenho os meus momentos de tristeza, euforia, stress, melancolia, tontarias e etc... Tenho momentos. Vivo momentos e absorvo todos eles. ;)

    Abracinhos

    ResponderEliminar
  21. Quando se é/está feliz consegue-se ver e sentir na pessoa em questão... o bradar aos céus é o momento de euforia do momento. Momentos esses que o ser humano gostava de eternizar e/mas como não sabe como faz disso um espetáculo!

    Sê feliz xxxx

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...