quinta-feira, 21 de março de 2013

Eu!


- Gosto de pessoas que sabem para onde vão e onde querem ficar. Que sabem o caminho exacto que querem percorrer. Pessoas com atitude, com assertividade, gosto. Aliás, mais que gostar, admiro!
- Hipocrisia, detesto! Oh como detesto! Quando vêem criticar, apontar o dedo e enumerar os erros cometidos a terceiros como se fossem os donos da verdade, os senhores do mundo e depois, depois como se sofressem de amnésia, vão e fazem exactamente o mesmo, quer dizer, é a cereja no topo do bolo.
- Rituais, tenho e não abdico. Um deles passa por pôr perfume no pescoço. Frente e trás. Punhos. Cabelos, ligeiramente. Ponho no corpo e não na roupa. Enfim, manias.
- Continuando ainda nos rituais, quando me vou deitar durmo de cabelos soltos. Mesmo que ande por casa com os cabelos presos, aliás, é quase sempre assim, porque não gosto de estar na cozinha com os cabelos soltos, nem fazer as minhas coisas com os cabelos a dar a dar. Incomoda. Vão os caracóis para a cara, irrita-me. Logo, prendo-os, pronto.
- Não gosto de andar de avião. Quer dizer, não é bem não gostar, mas antes sofro quando ando. Sofro bastante com os ouvidos. Sofro com a pressão que é exercida quando se está em plena altitude. Oh, como sofro. Fico cheia de dores de cabeça, cheia de dores de ouvido. Um suplicio. No entanto, para mal dos meus pecados, gosto de viajar, conhecer outros lugares, outras culturas. Tenho que andar sempre na corda bamba em picos de pés quando o assunto é viajar. Só comigo.
- Não gosto da mentira deslavada. Aquela que a pessoa quer simplesmente fazer o outro de otário. Aquela mentira desnecessária. Aquela mentira quase compulsiva que quando a própria pessoa pensa nela até sente vergonha de ter usado. A mentira é feia, é. A omissão também não é muito bonita, menos grave é certo, no entanto lá tem o seu cunho de responsabilidade. Porém, tem é outra interpretação, também é certo. Contudo, quem nunca mentiu? Quem nunca omitiu algo? Quem nunca num momento ou outro da sua vida infelizmente não teve que usar tal "arma"? Pois. Não é isso que está aqui em questão. Mas sim a mentira só porque sim. É bom ficar esclarecido.
-  Felizmente sou pessoa de se moldar a qualquer situação que a vida faça questão de testar. Infelizmente já tive algumas provas e sempre - até à data - consegui estar à altura. Contudo, elas não matam, mas moem. Vamos ver daqui em diante...
- Tenho um grande defeito. Um grave defeito. Hoje sei que cometi vários erros crassos. A duras penas cheguei a esta brilhante conclusão. Preocupo-me com os demais à minha volta. Vivo os seus problemas como meus. Tento a todo o custo ajudar, estar ali. Há alturas em que esqueço de mim, incrível! Um erro. Um grande erro. Um grave erro. Sim. Hoje também tenho a convicção que estou a mudar em relação a isso. Estou a ficar imune aos problemas alheios. Se é bom? Talvez não seja, mas mau também não é, de todo. Isto porque acabamos por ser e agir consoante a acção dos outros para connosco. No entanto, tenho a consciência tranquila de tudo o que fiz. Assim como tenho plena consciência da minha postura de agora. É o que me basta, a minha consciência.
- Tenho a mania de lavar os dentes depois de todas as refeições. Ora que quando não consigo - mediante o sítio que esteja - arranjo sempre maneira de tirar 5 minutos e ir ao WC e pelo menos passar o fio dental. Não gosto de ficar o dia todo sem lavar os dentes, sinto-me mal, sinto-me suja é estranho. Assim como assim, com o fio dental sempre ameniza a situação.
- Tralhas que faço questão que andem comigo para todo o lado fora de casa. Mala grande, portanto: mala pequena com: fio dental - a minha mania é tramada que querem? -, perfume - só ponho quando saio de casa, mas gosto que ande comigo, outra mania -, tampões, pensos higiénicos - pois nunca sei quando o dito chega -, uma lima - não vá ficar com uma unha desfiada ou outra coisa que valha -, as minhas bombas - são imprescindíveis por todas as razões existentes! -, outros apontamentos soltos na mala grande: agenda, estojo com lápis e canetas e outros afins do género, livro que esteja a ler, óculos escuros - não sou ninguém sem eles. Sofro com o sol a bater nos olhos. -, outra mala pequena: as tralhas todas - poucas - de pinturas. Um leque - para os dias quentes -, outra mala pequena: carregador do telemóvel - não vá o diabo fazer das suas -, MP3 - música, respiro-a! - com isto, a mala grande, pesa chumbo, mas são apontamentos necessários, pronto. E com isto, nota-se que ando com uma mala grande e não-sei-quantas malas pequenas a separar todas as tralhas para que não fique uma zona pegada. É que também aprecio a organização, muito!
- Hoje é dia 21 de Março. Hoje para mim é o dia que entra a Primavera. Venha quem vier, há-de ser sempre a 21 de Março a chegada dela. Assim como outras datas que tais que marcam a nossa história! Há apontamentos que fazem parte de nós, como sociedade. É uma identidade única assim como o nosso ADN. Este apontamento quase nota de memória vem pela polémica de oficializarem a Primavera a 20 de Março. É que aos poucos estamos a perder a essência. Estamos a deixar escapar por entre os dedos tudo...
- Auto-disciplino-me! Quando vou às compras, só com lista e comprar o que efectivamente está no papel. Evito andar com muito dinheiro na carteira. Ando com o mínimo. Isto porque quanto mais temos ao vivo, mais se gasta, é certo. Estúpido, mas é o que acontece. Há o cartão para alguma eventualidade, mas quietinho até ser chamado à linha da frente - risos -. Assim sendo, é esta a volta que arranjei para controlar-me. Temos que saber nos reinventar...

[...]

19 comentários:

  1. Que post giro! :)

    Também sofro dos ouvidos quando ando de avião. E também sou muito furreta no que toca a compras.


    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Essência,

    Uma opinião: este tipo de letra que escolheste é difícil de ler, demoro mais que o normal.

    ResponderEliminar
  3. Amei este post, identifico me com muita coisa!
    :-))

    ResponderEliminar
  4. Temos coisas em comum, a parte da preocupação com os demais é tal e qual e também eu tenho procurado mudar para meu próprio bem! bjinho e obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  5. MEDO, muito! Porque este post poderia ter sido escrito por mim e sobre mim!

    Os rituais (do perfume e do cabelo). O avião. A mala. As tralhas! E - medo total! - ... o defeito! Ai que tu és a minha alma gémea!!! :-)

    [...bem diz a MRP que não há coincidências...]

    ResponderEliminar
  6. Realmente a tua Essência revela-se como escreves e te descreves e para mim, e fácil criar uma imagem da tua pessoa. Assemelho-me e revejo-me em alguns pontos e noutros nem por isso...não deixo de concordar contigo num ponto fundamental, existem tradições intemporais, daquelas que futuro nenhum deveria alterar e sim, admito que sou antiquada.
    (só um à parte: eu adoro esta letra que escolheste e podia ser muito bem, uma que eu escolhesse, como tal, tenho a dizer que leio bem...)
    Gostei de te conhecer mais um bocadinho!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  7. Tanta coisa que somos, tanto que não somos e tanto que somos sem saber e ainda mais tanto que há a descobrir sobre aquilo que iremos ser!

    ResponderEliminar
  8. O altruísmo em excesso, o gosto pela organização, a mala grande, com malas pequenas... :D
    Revejo-me no teu post. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me nalguns dos teus apontamentos, também detesto a mentira complusiva, também tenho os meus rituais e tal como tu também ando sempre com pouco dinheiro ( e hoje em dia quem não anda com pouco dinheiro?!)tento, tento muito seguir a minha lista de supermercado mas raramento consigo. Gostei de te conhecer um pouco mais.

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Deixa lá o dia 20 ou 21...
    Essência, tu és a nossa Primavera :-)

    ResponderEliminar
  11. Muito bem,Essência.
    Tudo o que aqui dizes está muito de acordo com o que pensoe faço (principalmente o que tem a ver com andar com pouco dinheiro).
    Só um pormenor que não consigo, e o pouco que trago é suficiente para, de quando em vez, ficar irritada: ter tanta coisa na carteira.
    E quando vou sair à noite, ou alguma festa, gosto de levar uma carteira onde caibam apenas o telemóvel, as chaves de casa e do carro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. que belo post :)

    essencia se quiseres dou-te o nome de um medicamento que o meu mano usa para quando anda de avião [começa a tomar 4 dias antes do voo e so para quando regressa da viagem] ele chorava com dores dos ouvidos com as dores :/:/
    é um estabilizador :):)

    ResponderEliminar
  13. Gostei imenso deste post, somos parecidas em algumas coisas principalmente nos dois primeiros parágrafos!
    Acho que: a sinceridade e honestidade acima de tudo!
    O teu defeito, é o meu defeito também, muitas vezes esqueço-me de mim e isso não pode ser...as amigas sabem que estou sempre lá para elas e acho que vivo demais os seus problemas como se fossem meus também, mas isso também faz parte da amizade ou não? Temos é de saber gerir isso e como dizes e bem, estar com a nossa consciência tranquila!

    ResponderEliminar
  14. S.,

    Alguns pontos em comuns! ;)

    Correcção à tua interpretação sobre um item: eu não sou forreta! Nem acho positivo se ser. Pois tudo o que é demais, tem tendência a cair em exagero. Estou é mais contida nos gastos pelo panorama que temos. ;)

    Quanto à letra: eu quando a pus, tive a sensibilidade para fazer a experiência no computador grande normal e no notebook para ver se existiam diferenças. Porque de facto quero que as pessoas que cá venham se sintam confortáveis. E, pelo que pude constatar, nota-se perfeitamente a letra, é legível. Penso que seja uma questão de hábito. ;) Quis mudar um pouco, por vezes faz falta. :)

    Katie,

    :D

    Mel,

    :)

    Nada a agradecer. De quando em vez lá debito uns apontamentos desta minha pessoa. ;)

    Gata,

    Pelo que leio do teu comentário estou a ver que sim! ;)

    Karochinha,

    Cuidado com as imagens que criamos na nossa mente. Isto porque depois podemos ficar decepcionados. ;)

    Enfant,

    E espero ser assim até morrer! ;)

    Benedita,

    Alguns pontos em comum, portanto. ;)

    Palavra,

    Mais um pouqinho, sim. ;)

    Maria,

    É verdade, hoje em dia quem não anda sem dinheiro? Só algumas excepções. ;)

    Yellow,

    Sempre gentil o senhor Yellow! ;)

    Vício,

    :D

    Inês,

    ;)

    cantinho,

    Sim, quando saio à noite, é a bela da pochete. ;)

    Maria,

    :D

    Aguardo o teu e-mail. ;)

    Sónica,

    Sim, consciência tranquila acima de tudo! Porque é o fio condutor para tudo (deveria pelo menos). :)

    Abracinhos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...