terça-feira, 5 de março de 2013

Comentário que vira post


O "nosso" querido Ulisses é da opinião que quando está a pagar, não tem que pedir por favor porque já está a pagar pelo serviço (aqui).

Bom, está no direito dele assim como é a sua opinião. No entanto, discordo e explico de maneira prática e objectiva:

- Dinheiro algum paga a cordialidade. Dinheiro algum paga a humildade genuína. Verdadeiramente genuína. Dinheiro algum paga estes pequenos apontamentos que na sua essência são gigantes!

26 comentários:

  1. Até porque desde pequenos que nos ensinam isso mesmo e ninguém paga nada para ensinar alguém a pedir "se faz favor" ou a agradecer convenientemente. Não quero ser extremista ao aformar que é uma falta de educação mas falta, efectivamente ai, algo de muito básico e denoto alguma superioridade. Talvez se o Ulisses se colocasse na posição de lá, gostasse que lhe pedissem "por favor", que lhe agradecessem e inclusivé que o olhassem nos olhos quando estivesse a atender alguém num qualquer serviço público ou não!
    Desculpas se fui longa, curta e grossa mas tenho uma filha pequena, à qual ensino todos os dias, repetidamente, que os "bons dias", os "se faz favor" e os "obrigados" nunca são demais e devem ser acompanhados de um sorriso.

    Beijocas nossas ;)

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  2. Eu na maior parte das situações ponho-me em 1.º lugar, depende do quão benéfica é para mim a situação.

    Não gosto de ser mal atendida, mas muitas vezes penso que os desgraçados que estão atrás de um balcão só ganham o ordenado mínimo e não têm muita vontade de ser simpáticos, por isso até compreendo e consigo ser solidária.

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  3. Eu concordo e só sou simpática quando tenho um bom serviço, quando assim näo é nada d cordialidade.

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  4. E não deixa de ser uma questão de boa educação :)

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  5. ... dinheiro nenhum paga a boa educação e o respeito, quer pelo trabalho dos outros, quer pelas pessoas em geral.

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  6. Eu peço sempre por favor e agradeço no final.

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  7. Obviamente que quem trabalha no atendimento ao público deve ser "profissional" e esforçar-se na arte de bem receber(mas quem trabalha a receber o salário mínimo dos mínimos é um profissional? Ou é alguém que necessita do fruto do seu trabalho para sobreviver?).
    Por mim, é nos dias em que se encontram mais cabibaixos (vários poderão ser os motivos) é que necessitam do calor e conforto de um sorriso, de um "por favor", de um "obrigado". Vão ver que arrancam de lá, também, um sorriso.

    P.S. O pior são os "engraçadinhos":
    "queria" ou quer? Mesmo assim não desarmo :-)

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  8. Tinha de sobrar para mim... LOL

    OK.
    Eu explico.

    Em primeiro lugar, trabalhei muitos anos em atendimento ao público. Mesmo muitos, e se calhar num dos locais onde o atendimento é mais complicado: - Na àrea da saúde. Mais concretamente num dos maiores centros de saúde de Lisboa. Portanto a Karochinha quando diz "Talvez se o Ulisses se colocasse na posição de lá, gostasse que lhe pedissem "por favor", que lhe agradecessem e inclusivé que o olhassem nos olhos quando estivesse a atender alguém num qualquer serviço público ou não!" pode ficar desde já a saber que estive muitos anos na posição de lá. Mais ainda, dos milhares de pessoas que atendi, tive muitos louvores e poucas queixas, e cada vez que me cruzo com os utentes do Centro de Saúde onde fiz atendimento só me perguntam: -Mas para onde é que foi? Quando é que volta? aquilo lá era muito mais divertido consigo... e muito mais despachado!
    Portanto, por este lado creio que estamos esclarecidos.

    Eu peço por favor e agradeço tudo aquilo que sai do âmbito normal do atendimento que me estão a prestar, ou seja quando me dão alguma coisa ou me fazem um favor.
    Mas, quando pago por um serviço não tenho que pedir por favor. Aliás, não tenho de pedir, tenho é que afirmar o que quero. E sim, é uma questão de afirmatividade. Não quer dizer que seja de algum modo indelicado, pura e simplesmente uso as palavras para as situações em que devem ser usadas.
    "Por favor" implica que a pessoa que me está a atender está a fazer algo a que não é obrigado. Logo, se o faz, é um favor. Se eu peço um café, o empregado não é obrigado a servir-me...
    ...tal como eu não sou obrigado a beber o café naquele sitio. Se não me servir, saio e vou a outro lado. O facto de me servir um café, ou uma refeição, ou me arranjarem o carro, ou seja o que for, que esteja no âmbito dos serviços para os quais a pessoa que me atende é paga não é um favor que a pessoa me está a fazer.

    Ou seja, acho as palavras "por favor" e "obrigado" demasiado importantes. Quando as digo, digo com substância, não as digo apenas por dizer. Não as banalizo.

    E isto nada têm a ver com educação...
    ...tem mais a ver com o atribuir aos meus actos e palavras o valor que devem ter. Acho que nós desculpamo-nos demais, obrigamo-nos perante os outros demais,...
    ...subjugamo-nos demais!

    Educação e humildade nada têm a ver com expressões banalizadas que dizem coisas que realmente não estamos a sentir...
    ...apenas as dizemos porque é bem!

    ...e eu não sei quanto é que ganha a pessoa que me atende seja onde for. Pode ganhar mais do que eu ou menos...
    ...a unica coisa que espero é que me atenda como deve de ser quando estou a pagar algo que directa ou indirectamente lhe vai pagar o ordenado!

    :)

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  9. não posso concordar com o Ulisses :) o dinheiro não paga a boa educação :)

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  10. Estou e não estou de acordo.
    Nada que tenha a ver com dinheiro, sou das que pede por favor(às vezes) e digo obrigada (sempre).
    Uma coisa concordo plenamente, nisto:
    "isto nada têm a ver com educação...
    ...Acho que nós desculpamo-nos demais, obrigamo-nos perante os outros demais,...
    ...subjugamo-nos demais"

    Digo-o por mim que tenho a sensação, muitas vezes, que estou a ser tomada por palerma.~
    Mas ultimamente, reajo.
    Sem mais comentários (o tempo não me permite).

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  11. Estamos esclarecidos sim, continuo é com a minha convicção e opinião de que estas expressões, ao contrário de banalizadas, estão a cair em desuso erradamente pela forma como a sociedade se comporta perante um serviço. Continuo a crer que estas expressões devem ser aplicadas sim, "comportamento gera comportamento" e gostava apenas que o Ulisses me respondesse ao seguinte: ao abordar determinado prestador de serviços com essa postura de "não tenho de pedir nada com se faz favor", se costuma ser bem atendido ou melhor atendido do que se utilizasse as tais expresões? Bem sei que depende das pessoas mas como referiu ali em cima no comentário do YellowMcGregor, desarma qualquer um...e geralmente retribuem...penso eu!

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  12. Karochinha

    Extremamente bem atendido.
    Como disse, a educação e a simpatia não se esgota no "Por favor" e no "obrigado", e sim, um sorriso é sempre fundamental!

    :)

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  13. Já agora, Karochinha, que falamos de coisas imprtantes, quantas vezes é que foste a um sitio qualquer em que foste bem atendida e resolveste deixar um louvor ao funcionário que te atendeu?
    Nas locais públicos podes deixar o louvor no Livro Amarelo (não, não serve só para reclamações) e nos privados depende...
    ...mas quantas vezes é que já o fizeste?
    É que não é por nada, mas isso ajuda mais a vida do funcionário do que dizeres-lhe "por favor" ou "obrigado"...

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  14. Dinheiro algum paga a boa-educação e o respeito.

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  15. Se contarem os Louvores que fiz verbalmente, muitos. Admito que desconhecia, até me referires que se pode elogiar ao invés de reclamar. E a ser assim, claro que sou coerente ao ponto de o fazer, acredito que sim, que fará muito pelo funcionário mas não dispenso na mesma das tais expressões. Obrigada pelo conselho, vou utilizar, sem dúvida que sim!

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  16. Eu concordo contigo essência, por uma questão de educação, deve-se dizer sempre "Obrigada"

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  17. Exactamente, concordo contigo ;)

    Beijinho*

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  18. Li todos os comentários e, mantenho tudo o que escrevi no post. Não vou alongar mais pois noto que não adianta. Isto porque quando se está convicto das suas ideias e atitudes, é praticamente inglório o que quer que seja da outra parte.

    Abracinhos

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  19. Eu acho que não têm a ver com dinheiro mas sim com educação e ser bem educado nunca fez mal a ninguém e nem tem preço.
    Concordo e muito com o teu post.

    bjs

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  20. Um dia perceberá que quem lhe presta serviço fa-lo-à melhor com um "se faz favor" e um "obrigado" :)

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  21. Coquinhas,

    Um dia perceberá que a boa educação não se faz só de "por favor"s e de "obrigado(a)"s, que é mais uma atitude e uma postura, e que deixar a pessoa que nos atende com um sorriso nos lábios e bem disposta faz mais por um bom atendimento do que todas as palavras que existem no mundo...

    :)

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  22. Eu acrescento: dinheiro algum paga a boa educação.

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  23. Compreendo e muito bem o lado do Ulisses e chego até a dar-lhe razão, afinal quando estamos a pagar um serviço porquê pedir por favor!!!
    tem lógica
    e não considero falta de educação
    este Ulisses tem formas de pensar diferente e por isso é mau? Não!
    Todos nós vivemos muito em função da sociedade e se calhar até nem somos tão felizes assim....porque não mudar um pouco? arriscar a ser diferente!
    Gostei!

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