domingo, 17 de março de 2013

Apontamentos de leitura


Ficou na retina...

"Ser feliz por momentos é algo que não se deve ter vergonha. Momentos que o fim torna ridículos. A felicidade, como o amor, é um sentimento ridículo. Mas a felicidade, como o amor, só é ridícula quando vista de fora. A felicidade, como o amor, só é ridícula antes ou depois de si própria. A felicidade são momentos que, no seu presente fugas, são mais fortes do que todas as sombras, todos os lugares frios, todos os arrependimentos. Ser feliz em palavras que, durante essa respiração breve, mudam de sentido. E nem a forma do mundo é igual: o sangue tem a forma de luz, as pedras têm a forma de nuvens, os olhos têm a forma de rios, as mãos têm a forma de árvores, os lábios têm a forma de céu, ou de oceanos visto da praia, ou de estrela a brilhar com toda a sua força infantil e a iluminar a noite como um coração pequeno de ave ou de criança. Momentos que o fim torna ridículos. Momentos que fazem viver, esperando por um dia, depois de todas as desilusões, depois de todos os arrependimentos e fracassos, em que se possam viver de novo para de novo chegar ao fim e de novo a esperança e de novo o fim. Não se deve ter vergonha de se ser feliz por momentos. Não se deve ter vergonha da memória de se ter sido feliz por momentos."

- José Luís Peixoto, "Uma casa na escuridão"

7 comentários:

  1. Não conheço nenhum livro deste autor. Tenciono adquirir para o proximo verão.
    Mas as palavras são verdadeiras e únicas, como são os momentos que ele descreve.
    E estes momentos são a nossa riqueza interior.
    É por momentos que somos felizes.
    Gosto de cada uns destes momentos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. E quando o momento acontece, é maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  3. A felicidade não tem forma. Ou melhor, reveste a forma que tu lhe quiseres dar. A forma do sorriso de uma criança, a forma do cheiro duma flor que desponta na primavera, a forma da onda que nos aconchega na areia da praia.

    Ridículo? Sim. Mas eu teria vergonha se não tivesse sido feliz por momentos.

    ResponderEliminar
  4. Soberbo!!!
    Mas infelizmente muitas pessoas têm medo de serem felizes. ou de mostrarem a sua felicidade por causa da inveja alheia..

    ResponderEliminar
  5. Adorei. E só podia ser do José Luís Peixoto. :)

    bjs

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...