quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Há gente com lata! Ou será mais simpatia!?


Fui à conservatória tratar do cartão de cidadão da Zunfinha. Sim, já estava para tratar disso há imenso tempo. Mas o hoje, amanhã e depois e depois... o tempo vai passando e dá nisto, o adiar. Bom, mas lá fui tratar do dito cartão. Ela, a senhorita Zunfinha, ia toda não-me-toques, pois expliquei-lhe para o que íamos. Também lhe disse que ia assinar o nome e tudo-e-tudo a preceito. Eh pá! Já está com 1m e 18cm. Uma menina grande, diria. Entretanto, enquanto esperávamos, porque sim, esperamos muito tempo. Atrevo-me a dizer que passou para lá das duas horas. Ai sim! Mas à vontadinha. Isto porque, de tanta impaciência a Zunfinha já fazia o pino. Ela montou a banca dos bonecos lá no parapeito da conservatória (só rir). Ela cantava. Ela vinha ter comigo para me dar miminhos. Eu sei lá o que ela fez mais para se entreter...
Com tudo isto, às tantas, entra-me um Fulano de raça cigana e começa a dar beijinhos a torto e a direito a quem se encontrava naquela sala. Aos senhores, um passa-bem, vá, verdade seja escrita. No meio deste aparato todo, era ver as pessoas a serem interrompidas nas suas conversas. Outras, a questionarem-se se, efectivamente, conheciam aquele rapaz. Estava estampado no rosto das pessoas tais questões. Tal não era a descontracção do dito.  Enfim, apreciar as expressões e as reacções das pessoas naquela sala era delicioso, confesso. Parecia algo para os apanhados. Mas não era.
Com isto, obviamente que às tantas, depois de correr mais de metade da sala, ele, lá se lembrou de vir ter connosco. Nisto, quando ele se ia a debruçar para dar primeiro um beijinho à Zunfinha, ela lhe diz rapidamente, "quem és tu?! A minha mamã diz sempre para não falar com estranhos!" - Pois se ele queria causar a reacção de inércia nas pessoas com aquele aparato todo para depois lhes pedir uma moeda (pois efectivamente era isso que depois acontecia. Depois dos sorrisos, dos beijinhos e passa-bens), não é que o que lhe saiu foi antes o tiro pela culatra. Porque quem efectivamente saiu dali num estado de inércia, foi ele, quando nos escolheu como "vítimas". Ou melhor, à Zunfinha!

15 comentários:

  1. Ahahaha eu bem digo, a Zunfinha é espectacular :D
    E olha, ainda bem que ela fez isso, assim pro futuro é mais que bom !!

    ResponderEliminar
  2. Boa resposta, já começa cedo e eviatr estes oportunistas, é assim mesmo!
    Beijocas nossas;)

    ResponderEliminar
  3. Quem saí aos seus... A tua filha é fantástica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ahahah, a Zunfinha esteve mesmo bem : ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que grande lata! Eu dava-lhe a moeda dava-lhe e o beijinho também, oh se dava!

    ResponderEliminar
  6. Olá. ensinaste muito bem a tua filha. Muitas vezes os que andam a pedir, têm mais património do que o nosso. Histórias que se ouve no Norte, que pedinte tal, é senhorio de muitas casa, que tem uma vivenda grande... outros pedem para comer e outros que tais, são mandados ir para a rua para depois darem o dinheiro a outrém.. Pergunta inteligente da tua filha. beijos p ti e para a tua filhota

    ResponderEliminar

  7. Uma boa filha mostra que tem uma boa mãe. Adorável.
    Desta forma, os mais velhos deveriam ter a mesma atitude.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Este esquema de sacar trocos nunca tinha ouvido mas assim já fico avisada :)

    ResponderEliminar
  9. já sabemos a quem sai a Zunfinha!!
    mulher de garra!!!

    ResponderEliminar
  10. Aposto que a sinceridade da Zunfinha deixou o senhor em modo aparvalhado.

    ResponderEliminar
  11. Palavra,

    Sim, de certa forma estou tranquila em relação a este tipo de situações com ela. De facto, não é por falta de informação em casa. ;)

    Karochinha,

    "De pequenino é que se torce o pepino." ;)

    aprenderaorganizar,

    :D

    Maria,

    ;)

    Enfant,

    Risos... por incrível que possa parecer, há quem tenha dado. Acredito que tenha sido pelo factor surpresa da situação. Porque não tens noção do à vontade que o fulano se dirigia para as pessoas, não tens. É que é preciso mesmo ter lata, daquelas bem grandes! :)

    apenas umas palavras,

    Também quer me parecer que muitos, não digo todos, mas a maioria devem estar em melhores condições que nós. É que sabes, obter dinheiro fácil é uma tentação e, sem vergar a mola então, a cereja no topo do bolo. :)

    desejo,

    :D

    Vee,

    A reter então. :)

    estrela,

    ;)

    Inês,

    A sinceridade e a descontracção dela. O deixo desarmado (risos).

    Kiss

    ResponderEliminar
  12. Boa a Princesa meteu-o no lugar!!

    Essência na Loja do Cidadão não precisas de ter essa espera toda, eles tem um serviço de marcação em que funciona marcando pelo telefone ou por e-mail e digo-te é espectacular, foi assim que eu tratei dos cartões dos meus filhos e do meu, é espectacular, informa-te numa loja do cidadão ali nas laranjeiras foi o Segurança que me deu as indicações.

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Baldocas,

    Oh, só depois quando entrei e tratei do cartão é que a senhora informou-me que podia ter feito a marcação por telefone. É que fiz na conservatória de Sintra. No entanto, penso que assim como dão prioridade a grávidas, deficientes e bebés de colo, também deviam alongar a idade das crianças na prioridade. Porque a Zunfinha até que é uma criança que brinca sozinha, obviamente que depois de esgotar todas as brincadeiras e mais algumas e depois de determinado tempo lá, a paciência começou a esgotar-se, mas portou-se bem. Agora imagino as crianças que são hiper activas, ou as que não conseguem estar sozinhas a brincar, ui. É que às tantas, nem é producente para eles, entidade en questão, porque se tiver várias crianças, que estavam, acabam por fazer confusão, barulho e afins. Mas enfim, é o país que temos.
    Obrigada pela dica na mesma. :D

    ResponderEliminar
  14. Está bem instruída... em relação a estranhos todo o cuidado é sempre pouco!

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...