terça-feira, 28 de junho de 2011

Medo


Desabafo...

Em miúda fui mordida por um cão, um rafeiro do pior (se é que me faço entender). Mas, não foi uma mordida qualquer, não! Foi mesmo daquelas mordidas que impõem respeito a qualquer ser que goste de si. Desde então, posso dizer que nunca mais consegui estar perto de nenhum outro cão. Isto porque fico extremamente nervosa. Fico com as mãos a suar. E quando ladram na minha direcção então, ui, acho que fico desfigurada. Um pavor mesmo!!
Porém, mediante o estado em que me encontro, quando estou junto de um cão, o que me irrita solenemente é a reacção das pessoas (mesmo que seja na boa fé) pois basicamente é mais do mesmo: "não estejas assim. O cão não faz mal. Não vês que só quer brincar/cheirar. Bla, bla, bla..."
Vamos lá ver. O que as pessoas não entendem é que o medo, é mais forte que tudo, assim como as reacções que vêem por acréscimo. Para se ter uma ideia, eu fico no estado que fico seja com um cão pequeno, grande, estando longe assim como perto, enfim, desde que eu veja que esteja focado em mim. É matemático! Entro logo, mas logo em stress. É que às tantas, pergunto para o meu decote: "será que é assim tão difícil de encaixar, bolas?"
Não faço por mal. Aliás, mais do que ninguém gostava de não ter este medo, mas não consigo!!Contudo, é a única certeza que tenho garantidamente. Tudo o resto é uma incógnita...

Conselho: nunca, mas nunca façam o mesmo a alguém que saibam que tenha passado por algo parecido. Isto porque o efeito é sempre o contrário. E acreditem, ninguém mais que tenha o medo gostaria de ultrapassá-lo. Porém, nunca em tempo algum será com pressões.

16 comentários:

  1. ...ou seja. Tens Cinofobia. Será que existe "tratamento" para isso????

    ResponderEliminar
  2. Com aproximações sucessivas e graduais (muito graduais) consegues ultrapassar. Todas as fobias têm uma razão válida de existir e todas são "curadas" da mesma maneira. Não ligues às pessoas, de certeza que elas também não dizem o que dizem por mal. Há quem diga muitos disparates por pura ignorância. beijo

    ResponderEliminar
  3. Experimenta criares um cachorro desde piqueno...ehhehehe...e vais te habituando... por norma os cães são animais dóceis... e transformam-se tal como as pessoas com as más decisões dos seus donos, por maus tratos e abandono...a 1ª reacção de qualquer dono de um cão dócil é dizer-te para não teres medo que ele nem a um mosquito faz mal...mas tal não é verdade..qualquer animal irracional pode por vezes atacar sem qualquer razão aparente...

    ResponderEliminar
  4. olá! entendo o que queres dizer, porque eu apanhei um susto grande, com um boxer, aos 5 anos de idade e desde aí, sempre tive um pavor aos cães. Passou, quando fui a uma consulta ou duas com um psicólogo, e a partir desse momento, cismei em querer um boxer. Lá tive um boxer com 2 meses, mas vinha doente, 15 dias na clínica e morreu. Entendo bem o que sentes, porque eu também era assim. Mas sabes que mais? Acho que devias arranjar um pincher para ti, ou um cão pequeno, para começares a perder o medo aos cães ou a alguns cãos. O meu pincher traçado ( que morreu ) tinha dois meses, quando veio p minha casa e cabia dentro do bolso do meu casaco. No principio, ia comigo ao café e ninguém dava conta do cão, estar enfiado no bolso do casaco. Segundo o veterinário, não convinha que o cão andasse na rua, durante 2 meses e sempre que ia á rua, ia dentro do bolso do meu casaco. Sabes, quando eu o tive, eu tinha medo de pegar no cão. Tinha receio de o magoar, por ser tão pequeno e devagar, fui perdendo o medo de pegar nele. As pessoas, também me diziam " o cão não faz mal, só quer brincar " mas só quem passou um susto é que sabe. Mas acho que devias arranjar um cão pequeno para ti, tipo o cão de " remédio santo " . beijos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Entender os outros já por si só complicado, entender uma reação que possa ser considerada atípica mais ainda. Cada um tem os seus receios, mas quem está de fora dificilmente compreende se não tiver receio igual. Por vezes é preciso tempo para os outros se acostumarem, assim como é preciso tempo e força para ultrapassar ou saber viver com determinado medo.

    ResponderEliminar
  6. A não compreensão do medo alheio é por si a revelação da indiferença aos sentimentos alheios! Porque, todos nós temos "medos" das mais variadas naturezas!

    O medo é a revelação das nossas próprias fobias. É a revelação do que inconscientemente sabemos que nos poderá magoar.

    Tenho os meus próprios medos! Não tenho, nem tive, fórmulas para os ultrapassar... Mas nos medos que já superei no livro da vida tive sempre um denominador comum... a confiança!

    beijo
    Sutra
    P.S.:...ão ão ão... cão que ladra não morde! ;)

    ResponderEliminar
  7. A primeira estupidez está logo quando se diz que o cão não morde, quer brincar, bla-bla-bla, porque os cães mordem. Mordem e presentem o nosso medo.
    Eu dou e tiro a comida da boca da minha cadela. Mas sou eu. Se outra pessoa quiser fazer o mesmo, sou o primeiro a desaconselhar. Entre o dono e o cão, há uma hierarquia que o animal respeita. Um estranho não faz parte da matilha e o cão é territorial.
    A questão do medo, seja de cães ou de outro animal qualquer, não se vence com pressões.
    E os cães mordem, sim. Eu fui ferrado nas costas, aos 5 anos. Ia a fugir mas fiquei preso na rede que se usava na província, por causa das moscas e o cão, que habitualmente estava preso, tinha partido a coleira. Por isso nunca fui muito afoito com cães até ter a minha, porque os sacanas percebem que se a pessoa faz festas a outro cão, é porque não é perigoso e os cães atacam quase sempre por medo.

    ResponderEliminar
  8. Compra daqueles cães das madames para perderes o medo. Esses cãos são dóceis. Eu tenho um lavrador e não vejo a minha vida sem ele. Nem nas férias nos separamos. Vais conseguir vencer o medo. As pessoas que têm essas palavras é porque não têm mais o que dizer e fica bem dizer aquilo. Mais valia estar calado às vezes.

    ResponderEliminar
  9. à uns tempos vi um documentário sobre isto... e é como dizes, não vale de nada as pessoas dizerem "não estejas assim. O cão não faz mal. Não vês que só quer brincar/cheirar. Bla, bla, bla..."
    è uma situação complicada de gerir, só com terapia adequada é que se supera este medo :)

    ResponderEliminar
  10. Procura curar esse medo. Compreendo que o tenhas. Mas não sabes o que perdes. Um cão é uma coisa fantástica:)

    ResponderEliminar
  11. A minha prima também é assim, mas como me adora quando a minha cadela deu um jeito à pata no meu aniversário e nem a conseguia por no chão, arranjou coragem para lhe tentar fazer um diagnóstico (é médica, mas de humanos). Acho que nunca mais me vou esquecer, porque sei bem o que lhe custou...
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. ão,ão, ão...Gostei deste final do comentário do Sutra, mas nem sempre o ditado popular é certo.
    Essência, fui mordida, como tu, por um cão rafeiro,na quinta do meu avô materno, teria eu 6/7 anos. Ainda hoje tenho a marca aqui, juntinho ao dedo mindinho da minha mão esquerda.
    Desde então, o medo de cães acompanhou-me sempre.
    A pouco e pouco, fui mostrando a mim mesma que era capaz de superar esse medo. E, lembro-me que aqui na minha rua, há anos atrás, alguém sustentava os cães vadios que por aqui andavam.
    Uma bela noite de Verão, vinha eu sozinha de casa de uma amiga e, eis que deparo com uma matilha deles, talvez 10, mesmo na curva que dá para a minha rua.
    Sem saber o que fazer,e voltar para trás poderia ser pior, passei perto, não os olhando. Medo, muito medo, mas passei. Eles nada fizeram.
    Assusto-me sim, quando estou na praia deitada, relaxada e, de repente, sem que eu me aperceba e vem um cão, pequeno ou grande, na minha direcção e invade a minha toalha, cheira-me...
    Fico fora de mim.
    Óbvio que os seus donos reagem da forma que contaste.
    E fico danada porque vêem os seus animais aproximarem-se das pessoas e só os chamam quando as mesmas já estão exaltadas.
    Mas talvez seja uma solução adoptares um cão. Além de ser uma maneira de superares o medo, é uma boa companhia(eu adoptei uma gata, porque o cão obrigar-me-ia a levá-lo à rua e também não quero cães dentro de casa. A gata é doida, mas adoro-a).
    Força.
    :) desejo

    ResponderEliminar
  13. Percebo e acho que deves ir devagarinho. E cortar logo quem quer impor. Tem de partir de ti. :)

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todos pelas vossas palavras de incentivo e compreensão. De coração! :)

    Beijo na alma

    ResponderEliminar
  15. És forte e vais arranjar maneira de ultrapassar o medo.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...