terça-feira, 3 de maio de 2011

Nada é como antigamente...

(Conversa de duas supostas mães)

"Antigamente eram os professores que davam reguadas às criancinhas. Era tudo a torto e a direito. Hoje em dia, são as crianças que se viram aos professores. Abriram os olhos!"


E esta, hã?!

21 comentários:

  1. Enfim.
    Cada vez fico mais espantada com o que se passa.
    Dantes dava-se uma sapatada no rabo e os pais diziam que era porque mereceu.
    Hoje dá-se uma sapatada e vêm os pais todos raivosos pedir explicações à professora porque "agrediu" o menino/a.
    Uma sapatada nunca fez nada a ninguém e só é dada quando o aluno merece porque senão não a recebia

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com violência e antes até se abusava um bocado... mas no tempo da outra senhora. Hoje é um abuso e as crianças não abriram olhos nenhuns. Fecharam-nos é à educação que deveria vir de casa......
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já nada é como antigamente... ainda bem, porque senão ainda hoje eu andava a levar reguadas.... :D loooool

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  4. olá! como eu meu lembro dos Anos 80... lembro-me das reguadas que a minha Mãe dava aos alunos delas, tudo crianças até aos 14 anos, mesmo no Ensino Básico. Lembro-me de estar cheio de ver a régua, e a um certo dia, tirei a régua da sala e deitei-a ás silvas... quando deram falta dela, andava tudo doido á procura dela. Sinceramente, acho que uma reguada faz falta, hoje em dia nas escolas Portuguesas, porque existe muito adolescente mal-educado... E existem Professores que não cativam os alunos.. tive um Professor no Colégio de Carvalho, que a apresentação dele, na primeira aula foi " Olá, eu sou o Norberto, podem-me tratar por tu ou por Norberto. Não me tratem por senhor Professor. " e contudo, havia boa educação na sala de aula e todos os meus colegas o respeitavam. E toda os meus colegas o tratavam por tu ou por Norberto. Hoje em dia, se um aluno disser uma asneira á professora, se lhe bater, a Professora não pode bater no menino porque é a lei... e depois levam com um castigo, que a meu ver, não resolve nada. beijos

    ResponderEliminar
  5. E depois queixam-se...E pedem aos professores que lhes dêem educação porque eles, pais, não conseguem...

    ResponderEliminar
  6. Abriram os olhos? e em casa? também abriram os olhos? Socorro.

    ResponderEliminar
  7. É por causa dessas duas supostas Mães, como bem escreveste, que o sistema de educação e a própria educação está como está, cada dia se assiste a maus exemplos, de crianças mimadas ao extremo, sem qualquer respeito pelos adultos ou por outras crianças, sem terem tido aquilo a que muitos da nossa geração tivemos e que não nos fez mal nenhum, os castigos de hoje em dia ainda promovem mais a falta de educação, quando cedem ao primeiro choro, ao primeiro gritinho histérico, à primeira chantagem sem pensarem nas consequências futuras que isso tudo implica, mais tarde terão uns pequenos abutres a exigirem tudo o que pedem sem saberem ouvir um não.
    Fico um pouco revoltada por perceber que as novas gerações são muito mal formadas pelos próprios Pais, infelizmente os professores nada podem fazer, quando uma criança percebe que tem as "costas quentes" e basta chamar o Paizinho ou a Mãezinha para eles sim, talvez darem uma ou outra palmada ao professor que os castigou!
    É lamentável e era escusado, digo eu...

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  8. Está mal, mas que parvas...
    Por isso é que antigamente as crianças tinham educação e respeito e hoje nem por isso....

    ResponderEliminar
  9. É o perfeito desiquilíbrio! O que havia de demasiado rigído agora é demasiado desleixo!

    ResponderEliminar
  10. A educação está em casa.
    Depois, vem a escola.


    :)

    ResponderEliminar
  11. Não tenho filhos mas eles são os espelhos dos pais.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  12. Fiquei parva com tal comentário... quanto a mim só posso dizer que só se perderam aquelas que não recebi!

    Beijooo*****

    ResponderEliminar
  13. Essa suposta mãe deve ter levado imenso em criança e continuar a achar que os professores são umas bestas. A verdade é que não sei onde esta geração sem exigências nenhumas, e com tanta reclamação vai parar:|
    BJs

    ResponderEliminar
  14. Abriram os olhos??? Perderam a educação, isso sim.

    ResponderEliminar
  15. Passamos do 8 ao 80!!!
    Na minha época era um exagero, mas muitas das que apanhei foram muito merecidas, mas o que se passa hoje nas escolas é uma vergonha.
    Há um livro que se chama "O Pequeno Ditador - Javier Urra", que fala exactamente deste fenómeno, que é cada vez mais frequente, quem manda lá em casa são as crianças!
    Assustador...

    ResponderEliminar
  16. Não sei qual a intenção da autora do blog, nem tenho nada de saber.....
    Obviamente que há muitos prof. que merecem reguadas e muitas, porque só são profs porque não tinham actividade no mercado de trabalho.Não tinham cotação e o ir para o ensino foi a tabua de salvação num mar cada vez mais encapelado.Isto tanto se aplica aos novos como a alguns antigos profs ainda no activo, que pastam e roçam o cu indefinidamente pelas salas que supostamente deveriam ser de aulas.
    Benditas reguadas, e já agora no meu tempo e já lá vão uns anitos, tambem furei os pneus a um prof.Não o deveria ter feito porque ela é que estava a desempenhar correctamente o seu papel. Anos mais tarde, já bem instalado na vida, fui almoçar com a Senhora pedi-lhe desculpa e oferici-lhe uma lembrança.
    Abençoada Sr.Dra que ajudou a criar esta coisinha quase perfeita.

    OOutroladodaLua

    ResponderEliminar
  17. Há pessoas que deviam estar bem caladinhas, francamente.

    ResponderEliminar
  18. Já que estamos numa de " agressões" na escola passei outra vez por aqui porque me lembrei de uma situação que aconteceu com uma pessoa conhecida e eu ao lado.

    Foi numa escola, uma mãe foi falar com a professora do filho e perguntar porque lhe tinha batido.

    A professora ficou espantada porque não tinha batido nele, nem tinha razões para o ter feito. Até que a professora perguntou ao aluno onde e como lhe tinha batido.

    E agora prepara-te para caíres para o lado com o que o aluno disse, que só digo, merecia era levar uma bela de uma sapatada no rabo depois do que disse.

    "A professora bateu-me assim!" E ao dizer isto leva ao mão dele à parte de trás da cabeça.
    A professora repete o que ele fez e pergunta "Bati-te assim?" e responde "Sim, foi assim."
    A professora só tinha colocado a mão na cabeça do aluno, num gesto carinhoso, o que é normal fazer quando um aluno está sentado e a professora de pé.

    A professora ficou do género, "Só podes estar a gozar!"

    ResponderEliminar
  19. Isabel,

    Chocada!! :-o
    Sabes, as crianças são o reflexo dos pais e só isso diz tudo!... enfim. ;)

    Pusinko,

    Nem mais! Tudo começa de casa e não ao contrário como muita boa gente pensa. Por isso que vemos o que vemos assim como ouvimos. De bradar! :-o

    Nuno,

    Sim, de facto depois temos essa vertente. Quando o professor não "cativa". Nisto nas entrelinhas tem muito que se lhe diga. Porém, o foco aqui é a "agressão". Na minha perspectiva, bater não leva a lado algum. Existem várias formas de chegarmos ao outro lado sem ser com violência. Até porque violência gera violência e se haver um bom trabalho em casa com os filhos, acho que na escola será muito mais fácil a aprendizagem assim como a conunicação para com as outras pessoas. Basta é estar atento ao que é seu e não deixar a mãos alheias. :)

    M.,

    É que é tão mais fácil delegar aos outros o que é seu de facto! :-o

    Tanita,

    Em casa só os abrem para aquilo que lhes convém. :-o

    Karochinha,

    E as nossas filhas vão estar no meio. Atentas e cuidadosas temos que estar! :)

    Supersónic,

    De facto havia mais respeito pelo próximo. ;)

    Enfant,

    E não há maneira de encontrar o meio termo, bolas! :S

    Desejo,

    Nem mais! :)

    Vasco,

    Perfeito e penso igual! Aliás, escrevi isso algures em cima. :)

    Sissy,

    Ou não! Depende da base da tua educação. :)

    Mag,

    E muitas sem formação alguma e reclamam só porque sim! Sem critérios alguns e lógica. Demais o que se vê e ouve, sinceramente... :-o

    Vera,

    Ou nunca a tiveram. :)

    Inês,

    :)

    Sunshine,

    Sem dúvida! Obrigada pela dica! :)

    Ooutroladodalua,

    A minha intenção é mostrar o pensamento da grande maioria dos pais! E eu pergunto: como é possível um educador incentivar violência?! Onde estamos? Assim como onde chegamos?!

    Sobre a conduta dos professores, deixe que lhe diga que infelizmente isso se passa em todas as aréas/profissões. É o país que vivemos! São os hábitos que fomos adquirindo ao longo do tempo. E a culpa é de quem? Pois...

    Pipoca,

    Ora nem mais! :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  20. Sem embarcar no discurso saudosista de dizer que no passado é que tudo era bom, a verdade é que se verifica uma subversão de valores. Uma boa palmada no rabo parece bastante útil em determinadas situações. Mas tudo tem de começar em casa, local apropriado para a educação. À escola deve caber o ensino, que é uma coisa diferente...

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...