terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O estigma


A primeira novela brasileira a vir para o ar em Portugal foi em 1977. Desde então, foi um corre, corre, tal não foi o sucesso obtido entre nós.
Em Portugal tentamos seguir os passos e nos aventuramos com a primeira novela portuguesa, a Vila Faia em 1982. É certo que foi preciso desbravar muito caminho, porque quer queiramos ou não, os brasileiros a fazer novelas são qualquer coisa. Parece que está no sangue daquela gente.
A interpretação é irrepreensível, o enredo, tudo! Tudo parece tão real. O telespectador consegue viver  a história - quase -, como sua. Nós - portugueses -, bom, só a bem pouco tempo é que começamos a brindar o telespectador com glamour. Hoje em dia, as pessoas conseguem seguir uma novela portuguesa com tanto ou mais entusiasmo que as do «país irmão» porque são actores nossos, porque é trabalho nacional a ser brindado com mestria, porque se vê o esforço, a dedicação prestada pelos actores, e é claramente uma satisfatória evolução na representação nesta vertente - novelas -, logo, por tudo isto, é bonito sim de perceber que estamos no caminho certo. Assim como, foi bonito de se ver que, quando tivemos que pedir «ajuda» aos brasileiros para ensinar a arte deles de representar, tivemos a humildade suficiente de ouvir, acatar e o resultado está à vista, com as últimas telenovelas transmitidas na SIC. No entanto, mais do que tudo isto que escrevi, que não retiro uma vírgula, o que me impulsionou mais em escrever este post foi o estigma que as mesmas têm. Ora vejamos: são muitos - para não dizer todos - que vêem novelas, de uma forma ou de outra, mas, são poucas as mesmas que admitem veemente que o fazem. Como se tratasse de alguma aberração. A sério, acho estranho. Melhor, absurdo! Qual o problema das pessoas admitirem que vêem novelas? É receio de serem gozadas? E porque seriam? É receio de serem rotuladas como cabecinhas de borboletas? E porque seriam? Não encontro uma explicação plausível. Apesar de saber de antemão que estas que citei podem perfeitamente estar na pauta. E porquê? Porque são as que fazem parte do pensamento desta sociedade em que vivemos. São as mais óbvias e as mais ouvidas, também é certo, infelizmente. No entanto, é estúpido, sim. E atenção! Se as mulheres tem este comportamento, os homens então, oh céus! Ora que neste seguimento de raciocínio, concerteza admitir que vêem novelas, iria pôr em causa a virilidade dos mesmo. Céus da minha vida, se fosse assim, tínhamos muitos pilas moles por aí. Muitos mesmos!

18 comentários:

  1. Olha que ELES da Gabriela sabem falar :P
    Eu admito, neste momento só vejo a Avenida Brasil, de resto prefiro as minhas séries :)

    ResponderEliminar
  2. Foram raras as novelas que vi na íntegra, portuguesas, brasileiras e mexicanas. Quando era miúdo lembro-me de serões passados com a minha avó a ver as novelas que ela via. Depois disso cheguei a ver episódios soltos, apenas das portuguesas (também algumas brasileiras), mas a falta de imaginação em criarem uma história nova e serem sempre os mesmos actores faz com que perca o interesse pelas novelas nacionais. É preciso uma revolução.

    Dentro do mesmo género vejo as (séries) norte-americanas.

    ResponderEliminar
  3. Eu não vejo telenovelas porque pura e simplesmente gosto mais de ver séries e filmes pelo que em casa o zapping é entre o AXN, a Fox e os canais de filmes.

    Quando estou bem disposta, ainda dou um salto aos canais de informação (porque ver notícias mal disposta é meio caminho para uma depressão) e não perco um bom jogo de futebol.

    :)

    Mas se gostasse de ver telenovelas não teria qualquer problema em assumir. Gostos são gostos. Mas eu ainda sou do tempo, (aqui entra a velha do restelo), em que apenas existua um canal e vi a Gabriela, o Casarão, a primeira versão do Vila Faia e mais duas ou três.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Para ouvir gritaria, basta-me a vizinha... :)))))

    ResponderEliminar
  5. Não sigo muito novelas, são raras as que me conseguem prender. Contudo o Sr. meu Pai é o senhor que não perde uma!

    ResponderEliminar
  6. Há uns anos não via novelas e admitia que não via hoje em dia vejo a Dancing Days e a Gabriela e já o admiti várias vezes no meu blog e também não tenho problema nenhum em o admitir no meu dia a dia. cada qual vê o que quer e não é por isso que é mais ou menos culto ou uma cabecinha oca ou até como dizes e bem um "pila mole". Até porque a nossa vida não se resume ás novelas que vemos. Acho eu. ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu não vejo telenovelas porque não gosto. Sobretudo, não tenho paciência para seguir uma telenovela! Tal como a NI, prefiro ver séries, mas se uma série se transforma em saga - tipo 10 temporadas, personagens mortos ressuscitam, e coisa e tal - desisto!

    ResponderEliminar
  8. Eles não gostam e não admitem, mas também as vêem, sim.
    Eu já vi mais do que vejo hoje, prefiro ver outras coisas sinceramente.

    ResponderEliminar
  9. eu gosto de as ver mas como me esqueço de ligar a TV, acabo por perder os episódios.
    beijinho. isabel

    ResponderEliminar
  10. Quando era puto a tradição era ver o telejornal e logo de seguida a novela brasileira. Hoje em dia para mim ver novelas não faz sentido pelo que não as vejo, para mais a novela ficou associada à terceira idade e a alguma cultura dita pimba e penso que este último ponto é que faz com que muitos as vejam às escondidas. No entanto as brasileiras, algumas, como agora a Gabriela tem sido vista por muita gente e muita gente admite a ver, muito pelo que oiço dizer devido ao erotismo da mesma!

    ResponderEliminar
  11. Olá. Eu sempre adorei Novelas, talvez porque no meu tempo de menino, era o que dava há hora do jantar, em 1982. Naquele tempo, eu via meia hora de televisão e tinha de ir para a cama muito cedo. O meu falecido avô do Marco, amava as novelas brasileiras, porque com 14 anos foi sozinho para o Brasil e viveu lá meia dúzia de anos. As novelas ao meu avô, faziam-lhe lembrar-se do tempo que viveu no Brasil, do sotaque deles, de tudo. Lembro-me de ver o Pantanal com o meu avô, uma grande novela, que dava ás Sextas feiras ou Sábados, na Rtp2, acho eu. Eles são mestres, mas também temos bons actores/actrizes por aqui. Isto das novelas também depende de quem as produz. A Vingança, para mim foi uma grande novela. e tu, estás bem? beijos e um abraço. beijos para a Zunfinha

    ResponderEliminar
  12. OH meu Deus novelas não!
    Deixei de ver novelas há anos... e agora aqui na Bélgica não dá mesmo.
    Mas os brasileiros são mesmo imbativeis... o que não me canso de ver e porque me faz rir até chorar, e vejo sempre que posso (tenho gravados) são os episodeos do Sai de Baixo ou então do Toma lá dá cá. Isso sim vale a pena ver!

    Beijo bom xxxx

    ResponderEliminar
  13. ahahah o rapaz de cá de casa vê a novela comigo, e gosta.

    ResponderEliminar
  14. Pois eu sinceramente não percebo o problema...Aqui em casa toda a gente ve novelas e não tenho problema nenhum em dizer a quem quiser ouvir que o faço ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Eu vejo novelas e gosto.E mais: neste momento estou a ver as páginas da vida na sic (que foi transmitida em 2006), e adoro a novela.
    E mais: em termos de musicas descubro boa musica através das novelas, tanto portuguesas como brasileiras.

    E também vejo a casa dos segredos...
    A junção novelas e casa dos segredos fará de mim uma "coisa ruim"??

    ResponderEliminar
  16. Costumo ver. Quando a história me prende, sigo, sim. :)


    Palavra,

    Ora aí está uma pertinente tirada, de facto! A Gabriela segundo consta é de outra dimensão, para os homens pelo menos - risos- e já agora para as mulheres que têm os seus machos ao pé a verem e a babarem-se - risos - ;)

    Leitor,

    Oh rapaz, do que te foste lembrar... as mexicanas. Vi algumas. Lembro-me uma que ficou-me na retina até hoje, "Cara suja" era com a actriz Thalia qualquer coisa. Era uma história muito ligeira. Só fazia-me confusão quando via a boca a mexer antes do som chegar, de resto... -riso - :)

    Concordo com o que dizes, de ter novelas sempre com os mesmos actores. Acaba por desgastar a imagem do actor e quem vê também perde o interesse. Pois mal saiu de uma personagem e ainda se está com aquela imagem, vem logo outra. É mau, sim! Mas também, o problema é quem está envolvido no projecto não apostar noutros actores. Optam sempre pelos que estão na berra porque vende melhor o produto. No entanto, nem sempre é infalível, é facto também. Há que apostar noutras pessoas que estão na prateleira a ganhar pó. Ou então em caras novas. Dá sempre uma lufada.

    NI,

    Não sou muito de séries. No entanto gosto e vejo - quando dá - Mentes Criminosas, adoro!

    Quanto às novelas que citaste, bem, não vi. Ainda não era nascida. Digo, da Gabriela e o Casarão. :P

    Cycle,

    Opções. Mas para ouvir gritaria nem é preciso a vizinha, muitas vezes. ;)

    Sapa,

    Risos... olha, pode-se juntar ao meu! Engraçado como depois de uma certa idade os gostos mudam... é que o meu pai quando era mais novo nunca viu uma. Aliás, metia-se com a minha mãe quando ela estava agarrada à televisão. Hoje, é o primeiro a estar sentado à espera para ver e até avisa a minha mãe que já começou ou vai começar. Vai-se lá entender. :)

    Maria,

    De facto a nossa vida não se resume ou não deveria se resumir a isso. No entanto e infelizmente há muitas pessoas que fazem juízos de valores só porque sim. :S

    Gata,

    Uma excepção à regra, portanto. Digo, do que leio nesta caixa de comentários. :)

    Sónica,

    Claro. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! ;)

    Isamaria,

    Não perdes nada não ligar a tv. O que se resume nos 4 canais hoje em dia é: novelas, notícias para a depressão, realitys que enfim... e aqueles programas tipo praça da alegria. Os canais são cópias uns dos outros. :S

    Enfant,

    Não acrescento uma vírgula ao teu comentário. ;)

    apenas umas palavras,

    Um homem de novelas, portanto, e feliz! :)

    Sim, estou bem e a Zunfinha também. A cair-lhe dentinhos. Obrigada! :)

    Paula,

    A resposta que dei à Sónica aplica-se para ti. Quanto às séries que escreves, não conheço. :)

    S*,

    Em sintonia, portanto. ;)

    Pretty,

    Ora nem mais! :)

    Inês,

    Claro que não! Mas como escrevi algures, há pessoas que fazem juízos de valores por coisas que nem nos passa pela cabeça...

    Concordo. Descobre-se músicas fantásticas. Quanto à casa dos segredos, não vejo, por opção. :)

    Abracinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu gosto de uma novela bem-feita e nisso os brasileiros são inigualáveis. Novelas portuguesas já vi uma ou duas mas, principalmente as da TVI, cansam-me, aquilo é tão puxadinho até ao limite que às tantas já nem sei sobre o que é que era suposto ser a história. E há novelas que é uma epidemia, com " O clone" era a loucura na faculdade, teve direito a ser alvo de estudo em algumas cadeiras e tudo.

    ResponderEliminar
  18. Essência, já vi mais novelas do que vejo hoje.
    A TV fica ligada, e eu vou deitando os olhos para uma ou outra cena, mas se me perguntares qual é a hitória que se conta, não sei.
    As minhas novelas, com sinceridade, andam aqui nos blogues.
    Mas quando me apetece verm vejo, por que não?
    Beijinho.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...