terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Queda vs Postura

Após o fim de mais uma sessão de fisioterapia, e quando me dirigia para o táxi  lá ia nos meus pensamentos a sair da clínica quando a senhora que vinha comigo e que gentilmente me abre a porta para poder passar, não sei como ela fez, mas nas escadas (sim, que a m**** da entrada tem escadas! Onde já se viu uma clínica de fisioterapia com uns quantos degraus? Isto anda tudo trocado!) caiu assim como um cacho de bananas no chão, puf! Mas depressa se levantou, mas assim num ápice. É que às tantas de tão rápido que a senhora se levantou pensei que era eu que estava com alucinações, mas não, tinha caído e bem! Eu aflita, a querer ajudar mas não sabia como com as duas muletas. E perguntava-lhe se precisava de alguma coisa, se se tinha ferido, mas a mulher estava tão aérea e só olhava para os lados e ajeitava-se e voltava a olhar para os lados! Fiquei um pouco à nora sem saber o porquê daquela reacção mas depressa lá me dei conta do que se estava a passar (sim, os neurónios da Essência depressa entram em acção).
E a conclusão a que cheguei foi que a senhora, estava mais preocupada se alguém (tirando eu, claro!) tinha visto a queda e a "figura" que tinha feito do que propriamente com as mazelas da queda. E só pensei, "Bolas, mas será possível esta atitude ser normal?!" Estar mais preocupada com a figura do que com o seu estado? É que nem se queixou de dor, nem nada! Bem, verdade se diga que ainda estava quente e isso é um facto, mas raios, é que a reacção da senhora foi instintiva!
Lá depois de uns minutos largos tocou-se e agradeceu a preocupação, mas continuou aérea e foi assim embora a coxear, e eu a pensar fiquei perante a postura da senhora...

Agora digam-me! Vocês são assim quando caem na rua? Estão mais preocupados com a figura que "supostamente" fazem quando caem do que propriamente com o estado "danificado" que se poderá ficar derivado à queda?! Será que esta minha pergunta tem fundamento ou é uma autêntica asneira?

26 comentários:

  1. LOL... eu me confesso.
    Só depois de me recompor e ver quem é que estava a assistir à minha queda é que começo a sentir as dores... e isto é real. :P

    ResponderEliminar
  2. Olá linda, em primeiro lugar um feliz 2011!
    Quanto ao teu texto, o que eu te digo é : who cares para a postura! Quero é saber se parti alguma coisa, ora pois. Vou dar-te um exemplo: há 2 anos,no Verão, ainda era a minha filha bebé, cai com ela ao colo. Para a salvaguardar de qualquer arranhão, caí eu mal, abri o joelho esquerdo que teve direito a 10 pontos. Maldizi aquela rampa de garagem mal feita, claro que sim, mas a postura foi mesmo a última coisa em que pensei!
    Beijinho,
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá minha exencia!
    Pois... a sua pergunta está bem feita e a minha resposta é: Você tem razão! Mas sempre tem gente que é estupido mesmo! Se preocupa mais com os que teriam visto o acontecimento, normal, do que com o machucamento! Rsrsrsrs.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gostei da parte em que dizes que a clínica tem escadas à entrada.
    Eu nunca caí na rua por isso não te posso responder mas se imaginar que caio eu provavelmente vou olhar para o meu estado.

    ResponderEliminar
  5. Das poucas vezes que já caí na rua a minha reacção é rir-me...e muito!!

    ResponderEliminar
  6. Quando caio e não é grave, rio-me, sou a primeira. :s

    ResponderEliminar
  7. A última vez que caí (enquanto estava a chover, e eu carregadíssima, diga-se de passagem), fiquei uns bons segundos no chão. Fiquei a pensar se alguém me tinha visto naquelas figurinhas claro...mas foi só depois, quando me passou um pouco a dor no joelho. O que é normal ou não...isto podia dar muito que falar. As pessoas reagem às coisas de formas diferentes e os mais perfeccionistas, ansiosos ou preocupados com a imagem que deixam obviamente ficam sempre mais preocupados que o resto das pessoas. Não sei...cada um cm as suas manias. beijo!

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente há pessoas assim, preocupam-se mais com o que os outros pensam do que com elas próprias...

    ResponderEliminar
  9. Se ficamos mesmo mal estamos borrifando para a figura, agora se caímos e não ficamos mal...hmmm, faz-me lembrar aquelas quedas apalhaçadas como nos filmes, daí a impressão de ridículo! Basicamente caímos, logo temos de ficar preocupados com alguma coisa!

    ResponderEliminar
  10. Kakakakakakaka Que história..
    Eu quando caiu olho sempre a ver se alguém viu. As quedas são tão parvas e fazemos aquela figura que acho que fico mais preocupada com a impressão do que com a dor. Parvoice mas não sei explicar. Kakaka Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ora bem...se eu der um bate cu descomunal ou me esbardalhar ao comprido seja em que sítio for,vou ficar mais preocupada por ter o rabiosque negro ou um joelho aleijado..

    ResponderEliminar
  12. Uma fisioterapia com escadas? Estranho.
    Quando dou os meus trambolhões estou preocupada comigo do que com os outros. Quem se magoou fui eu. Os outros que se lixem. Cada uma. Beijo

    ResponderEliminar
  13. Essência, que comédia. Nunca me aconteceu nenhuma dessas mas que é engraçado é. ehehe

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  14. Um Cliché sabe sempre bem.

    Primeiro: foi uma atitude muito bonita da tua parte para com a senhora que não conhecias.
    Segundo: infelizmente a nossa sociedade está assim, as pessoas preocupam-se de mais com aquilo que as outras pensam e fazem do que com elas próprias.
    Terceiro: és um anjinho e imagino a tua confusão ..

    beijinhos * (continua assim)

    ResponderEliminar
  15. Ahahahaha Essência, não existes!!!

    Acho que as pessoas estão sempre mais preocupadas com as figuras do que com o estado. As pessoas são assim, parvas por natureza e mesquinhas até neste tipo de situações. Fazer o quê?

    ResponderEliminar
  16. Penso que a mentalidade das pessoas as levam a reagir dessa forma.
    O receio de que se riam. E recusa-se ajuda para não dar nas vistas.
    Penso que numa situação destas, só mesmo o tipo de queda me poderia levar a reagir de uma ou outra forma.
    Mas ajuda não recusaria, tal como a dou se presencio uma queda.

    :)

    ResponderEliminar
  17. acho que ninguém gosta de ser visto caído. no chão ou no que quer que seja. de certo modo pode ser considerado "desprestigiante". mas a senhora podia estar com a pica por qualquer motivo. ou tinha fumado alguma coisa. ou o namorado tinha acabado de lhe ligar. ou tinham-lhe diagnosticado uma qualquer coisa estranha e ainda se estava a recompor... nunca sabemos o que vai na cabeça de cada um. em particular se o não conhecemos...

    ResponderEliminar
  18. Vejo que regra geral todos à sua maneira se preocupam com a "figura"... ;)

    Confesso que quando dou uma queda estou mais preocupada com o meu estado do que propriamente com os outros vão pensar ou dizer. Até porque dependendo da queda, da dor e até mesmo da situação, o meu foco está virado para esse sentido. Não vamos mais longe. Quando cai esta última vez e fiquei mais de 30 minutos no chão, se fosse de estar preocupada com terceiros bem que podia morrer de vergonha que do tempo que levei no chão, como das pessoas a passarem a olhar (parecia um animal de jaula) estava feita... :D

    Louise,

    És como a senhora portanto. Muito bom! ;)

    Sofia,

    Sim, primeiramente foi na bebé e depois em ti! Imagino o susto, bolas! :S

    Bom Ano para ti também! :)

    José e SuperSónica,

    Pois... são prioridades de cada um está visto! ;)

    Isabel Lima,

    Risos... é verdade! Surreal as escadas!!
    Sorte a tua não saberes o que é uma queda. Continua assim por muito e muito tempo. :)

    Nokas,

    Não foi nada de grave portanto. Ainda bem! LOOL

    Bs of life,

    Risos... os nervos também dão para essa reacção. ;)

    Mona Lisa,

    Sem dúvida que é um tema que tem muito pano para mangas, mas a minha pergunta é muito objectiva e a tua resposta vai de encontro nisso mesmo! :)
    Vejo que regra geral é normal a reacção/preocupação após a queda.
    Na tua história particular, o pior é quando vamos carregadas com coisas que se partem e lá se vai tudo ao ar e ficamos magoados e sem as coisas... mais frustrante se torna... oh céus! LOOL

    Enfant,

    Risos... já me ri com o teu comment! ;)
    Mas sabes, a senhora em questão do post, caiu feio no chão e mesmo assim não perdeu a postura. Surreal, mas verdadeiro! :)

    A Rapariga,

    Ao menos és sincera! LOOL

    Inês,

    Risos... por breves instantes pensei que ia ler qualquer coisa de " destapar o rabiosque e ver a negra". Desculpa, não resisti! :P

    Kika,

    Sim, escadas!! E quem não fala assim não é... ;)

    Vasco,

    Sorte a tua! :)

    Paulo,

    Bolas, agora fiquei sem palavras... :$

    Pipoca Crua,

    Nem sei como comentar o teu comentário tão expressivo... limito-me só a dizer que cada um é como cada qual e temos que respeitar. Enfim.

    Desejo,

    Sim, essencialmente depende da reacção do momento e da pessoa em questão. Quero acreditar que sim. ;)

    António Branco,

    Risos... não António, nenhum dos palpites são válidos nesta situação. A senhora tinha vindo comigo da sala de fisio e comigo ficou até à queda que foi tudo à minha frente. A senhora caiu e bem! Lá está, foi a reacção do momento que teve está visto! ;)

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Eu não sou propriamente um bom exemplo: já caí duas vezes no mesmo buraco, no mesmo dia, com intervalo de pouco mais de duas horas, e já caí em frente a um grupo de turismo sénior... E infelizmente nesses três casos não houve ninguém que tivesse o cuidado de me ajudar a levantar ou a apanhar a tralha que tinha saído da mala. Apenas risos. Não sei se doeu mais a queda se ouvir a risota...

    ResponderEliminar
  20. Se caísses na rua junto de mim... eu não te ajudava a levantar... atirava-me para o chão para te fazer companhia... ali, deitados... no chão... romântico!! não?!? loooool

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  21. A minha ultima queda foi "cómica", foi dia 31-12-2009 em Coimbra, escorreguei ao entrar numa ponte o chão era de madeira, fiquei deitada de barriga para baixo e braços abertos (tipo sapo) desatei a rir á gargalhada ali deitada, levei com champagne em cima; sinceramente não sei se alguem viu, mas se viram não ligaram porque passavam e nada faziam!

    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Olha querida, vou contar-te uma coisa :$ eu quando caio começo a rir-me, devido ao nervosismo... Mas claro que quando a dor é fortíssima, eu simplesmente cego (não vejo nada a minha volta) e grito de dor.

    beijo

    ResponderEliminar
  23. As duas últimas vezes que cai foram lindas. Na primeira fui rodeada de uma série de idosos, rasguei as calças e a mala que trazia ao ombro. Os senhores idosos queriam chamar uma ambulância e achavam que eu tinha partido uma perna. Veio um senhor com cara e aspecto de mendigo e apanhou o meu porta-moedas e deu-mo!

    Da segunda vez foi em frente ao El Corte Inglês quando a zona ainda estava em obras.Rasguei as calças do fato e aí sim, levantei-me e a minha maior preocupação foi sacar dos toalhetes e disfarçar o rasgão nas calças do fato e ver se ninguém tinha visto.

    Gosto de variar, portanto;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Com duas pedras de gelo e Baldocas,

    Bolas, isso é preciso ter um azar daqueles!! :S
    Não era capaz de ver alguém a precisar de ajuda e nada fazer. Estou parva! :-o

    MAG,

    Aqui estão tuas reacções a duas situações! :)

    O importante no meio disto tudo é não se magoar a sério! O resto enfim, leva-se! ;)

    Beijo

    ResponderEliminar
  25. Nem me lembro da última vez que caí...

    Espero não esmurrar o nariz por estar aqui a gabar-me! lol

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...