terça-feira, 15 de junho de 2010

O Não está sempre garantido!

Ao ler o valor em questão parece quase irrisório, mas se formos a contabilizar as vezes que provavelmente esta situação aconteceu e fizermos contas, como também o reverso da situação tem muito que se lhe diga. Ora vejamos.

- Vamos a um estabelecimento qualquer comprar o que necessitamos. Na hora de pagar, a senhora que esta a efectuar o pagamento diz que não tem 10 cêntimos para dar. Qual a reacção? Vir embora sem o teu troco ou não sair dali sem ele?

- Precisamos de comprar algo que é imprescindível, mas falta 10 cêntimos.
Não compro ou falo com a funcionário se posso levar mesmo estando a faltar os 10 cêntimos?

Estas duas questões vieram por causa deste post, mais propriamente pelo comment de um dos visitantes que relata uma história dos 10 cêntimos na mercearia.

12 comentários:

  1. Eu estou dos dois lados: sou vendedora e sou compradora.
    Como vendedora desculpo faltas de 1 cêntimo, dois cêntimos...
    Já cheguei a desculpar até mais (20 cêntimos, 50 cêntimos, 1 euro) a pessoas que eu CONHEÇO e SEI que voltam para pagar.
    Nunca desculpo faltas maiores que 2, 3 cêntimos a gente que nunca vi.
    Vamos pela lógica: é preferível perder 1 cêntimo e ganhar alguns euros, do que não ganhar os euros porque um cliente não tem 1 cêntimo para a compra.
    Quando não interfere em DEMASIA com o lucro, é preferível!

    Como cliente, nunca deixei por pagar, porque conforme vou pondo as compras no carrinho faço as contas, quer mentalmente quer com a ajuda do telemóvel. hahahaha


    Beijinhos :)*

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  2. Bom tema!
    A mim já me aconteceu eu ter que deixar um artigo por me faltar 15 cêntimos (mais ou menos). A senhora não me deixou levar. Eu apartir dai nunca mais deixei que me ficassem a dever um cêntimo que fosse. Temos que ver os dois lados.

    Cátia,
    Li o teu comentário e não posso deixar em branco.
    A tua maneira de falar é de dona. E ai a postura é diferente. Mas numa superficie grande eles não querem saber do cliente mas sim de números. E a caixa tem que bater certo ao final do dia. Claro que o cliente não tem que levar com a falta de organização do centro, mas isto é para perceberes o outro lado. Este tema tem dois bicos porque há o lado cliente e o lado do comercio. E nem sempre o que é correcto é feito.

    Beijos

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  3. Um gajo que conheço foi beber um cafézito, o dono do café deu-lhe o troco em pastilhas.

    - Então? Pastilhas?
    - Epah, não tenho moedas.
    - Ok...

    Como ele era cliente habitual, não lhe disse nada. Deixou andar, até que começou a ser habitual dar-lhe o troco em pastilhas.

    Ele juntou, juntou e juntou pastilhas. Um dia chegou ao café, pediu umas cervejas e colocou um saco de pastilhas no balcão.

    - Vá, não tenho moedas.


    (Inchaaaaaa, comeu e calou!)

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  4. Tudo depende... não sou inflexível... Já tive de tudo... Mas nunca vou esquecer o sr. de uma pastelaria que quando eu fui pagar o café com 10euros, disse para pagar para próxima... era a primeira vez que ia aquele estabelecimento em Santarém... e quando lhe disse que vinha de Lisboa e não sabia quando lá voltaria... ele respondeu-me: Tudo bem... se voltar venha cá pagar... eu prefiro oferecer-lhe o café que dar-lhe moedas que também não tenho notas de 5!!! Perante esta situação... só posso dizer DEPENDE!!! Por acaso consegui lá ir pagar antes de regressar a Lisboa... e foi muito agradável entrar e ouvir o homem dizer: "Eu já sabia que vinha cá pagar... mas não era preciso vir ainda hoje!!!

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  5. Essência, fogo! Fizeste um post baseado na minha história! Muito fixe! Bom raciocínio o teu!
    Adorei a história do lampâda mervelha, está demais!

    Beijos e abraços

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  6. Ora bem, eu cá era capaz de deixar os 10centimos que não tinham para me dar, mas não falava com o empregado por não ter esse valor... bem que tinha que deixar alguma coisa por levar!

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  7. Que belo post.

    Da minha parte os meus 10 cêntimos ficam na loja, sem problema algum, mas deixava de comprar se não tivesse os 10 cêntimos.


    Beijos

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  8. Adorei a história do Velho do Restelo:) Há pessoas assim...

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  9. Bem,a mim já me aconteceu deixar 0,10cent. com o motorista por ele não ter trocado...
    E passado uns tempos faltaram-me esses 0,10cent. e vi-me obrigada a levantar 10€..
    Lá está,isto dos euros,não está nos ajudar em nada..ora não se pode levantar 5€...
    ou então como referiste no post anterior,sais de casa com notas e voltas com moedas..enfim

    bjs :))

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  10. Não pedia, como não deixava ficarem-me a dever dinheiro. Pingo aqui, pingo ali e a galinha enche o papo e em tempos de crise não nos podemos dar ao luxo de ficar com euros na rua, mesmo que sejam cêntimos.

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  11. Cátia,

    Compreendo o teu ponto de vista! Preferes perder uns cêntimos, do que um cliente... parece-me bem, na óptica de empreendedor ;)

    A gremlin,

    Sem dúvida que temos que ver os dois lados, sempre!

    Lampâda mervelha,

    A tua história é brutal! Já muito me ri ;)

    Velho do Restelo,

    Sabia que não terias outra postura... :)

    Vasco,

    A tua históra veio à tona, porque vi que daria um bom tema para um post! :D

    Vera e um dia,

    Voês fazem parte da grande maioria :D

    Sofia,

    Ainda há... o velho é uma delas ;)

    Be beauty,

    Ficaste sem reacção, estou a ver... (Risos)

    Pipoca Crua,

    É bem verdade... se formos a contar ao final do mês os cêntimos que ficam por ai, ponhamos as mãos à cabeça! (Risos)

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  12. Essência, sei disso, ou calculo que sim, pelo que demonstras aqui no blog, tu só fazes o que queres e o que achas que é o melhor para ti. Tens o tal feitio que se lê por aqui LOOOL. Mas apesar de o teres, ouves o que te dizem e isso é bom. Fazes a tua reciclagem, mas ouves. Decidida a menina. Gosto de mulheres assim. Mas não poderia deixar de agradecer.

    Beijos

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"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

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