terça-feira, 2 de março de 2010

Autismo

Soube a bem pouco tempo que uma grande amiga tem autismo. Com isso, agora entendo certos e determinados comportamentos que agora alio ao autismo. Apesar de ainda não ter aprofundado a sério este tema tão delicado, mas já consegui pelo menos entender, e acima de tudo compreender as suas razões para as suas atitudes que agora, percebo que não são/foram voluntárias e que na altura deixou-me bastante confusa, magoada até. Nomeadamente com algumas pesquisas feitas pela net, como também estou tentada a ler um livro que vi na Fnac. Sei que mais tarde ou mais cedo irei buscá-lo, é só uma questão de tempo!
Com estas informações já não estou tão à nora.

Agora, ao escrever este post, estou a fazer esta reflexão e sinto-me irritada comigo mesma, por ter feito mau juízo, apesar de na altura dos acontecimentos estar a leste da real situação. Mesmo assim, devia ter dado o benefício da dúvida, mas na altura com a mágoa existente, não me deixou raciocinar claramente. Fui impulsiva, agi consoante os factos apresentados. Mas também, fui humana. Impulsiva, mas humana! Com defeitos e qualidades como qualquer mortal. Ambas temos culpa. Provavelmente por ela também ter consciência disso, fez-me a revelação: "eu sou autista!"
Sei que nada será igual. Quando se quebra algo é escusado voltar a juntar os cacos. É como um diamante partido, jamais será igual, genuíno.
O facto de querer saber mais e mais deste tema tem a ver comigo, com a minha curiosidade nata de tudo o que me envolve e envolve as pessoas à minha volta. Pessoas que gosto.

Deixo este link para terem uma pequena ideia do autismo.

1 comentário:

  1. Tema delicado. Não conheço nada nem ninguém. Parece-me pelo post que se tem que ter o dobro dos cuidados com pessoas com essa condição. Estamos sempre a aprender!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...