terça-feira, 6 de maio de 2014

Esqueci-me (nunca um esquecimento teve este peso em mim)...

Esqueci-me completamente do lanche-piquenique das mães na escola da Zunfinha pelo dia da mãe. Tinha recebido o convite no inicio da semana passada, mas com tantas coisas a acontecer ao mesmo tempo, pôs-se o fim-de-semana, e ontem, nem a Zunfinha nem eu nos lembramos de nada. Pus-lhe na escola de manhã normalmente, inclusive vesti-lhe com o fato de treino como é hábito à segunda-feira, deixei-a e vim-me embora como sempre faço. Quando a fui buscar (à hora do costume) reparei numa mãe que levava na mão uma lancheira e, cai-me a ficha (o coração recebeu um estrondo) e lembrei: bolas, o lanche! Nem consigo descrever o que senti naquela altura. A minha preocupação foi encontrar a Zunfinha, dar-lhe um abraço, dar-lhe muitos beijinhos, aninhar-lhe no meu aconchego e explicar-lhe, explicar-lhe o porquê daquela ausência... Assim que a vi foi o que fiz, logo. Senti um aperto no peito e uma culpa por sentir que a tinha magoado, mesmo sem querer. Que sensação. Que peso no peito, na alma. A minha Zunfinha estava num misto. Deu-me os seus presentes, um avental desenhado e escrito por ela, uma carta cheia de corações e uma flor linda que tinha apanhado no lanche que fizeram no parque. Assim que vi os miminhos e a sua carinha, só tive vontade de chorar, mas aguentei-me para não deixá-la mais confusa. O nó formou-se na garganta e custou a sair, assim como aquele imenso peso que teimou acompanhar-me. Atrevo-me a escrever que ainda hoje sinto o peso. Que vida é esta que me fez esquecer de um apontamento tão importante, como este, da minha Zunfinha? Que vida é esta?... Nunca, em oito anos, tinha-me acontecido algo semelhante. Sinto-me mal, muito mal. Sinto-me a corroer por dentro. Estou a escrever isto e só penso: pára Essência, pára! Não consegues estar em todos os lados e mesmo que consigas, porque tens conseguido, há prioridades indiscutíveis. Pára Essência, pára!

12 comentários:

  1. Entendo que te sintas mal. A vida que se leva a correr não nos deixa tempo para respirar.
    Mas confesso que estes dias celebrados nas escolas fazem-me sempre confusão. Fui a alguns lanches desses por causa dos meus e vi tantos meninos e meninas sem pai ou sem mãe, que por razões que são difíceis de explicar, não podem estar presente. :)))

    ResponderEliminar
  2. Essência,

    A Zunfinha sente e sabe que tem muita sorte por ter a mãe que tem.

    Com duas filhas em que a diferença de idades era de oito anos, por vezes era complicado. Muito mais quando marcavam actvidades para o mesmo dia e para a mesma hora. Quando tal acontecia de forma alternada, tratava de as fazer sentir "especiais". Deixo-te uma sugestão:

    Aproveitando o bom tempo, colocas uma merenda num cesto de vime e numa toalha. Vais buscá-la à escola e em vez de ires directamente para casa vais até ao mar e sentam-se na areia, junto ao mar, a ver o pôr-do-sol. Será o vosso momento especial.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Um abraço para ti e para a tua pequenota. A tua filha sabe que és uma excelente Mãe e por esta altura, já te perdoou. Tu hás-de saber, o que as duas hão-de fazer a dois, um passeio, um cinema, tanta coisa... beijos e muita força

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Ni, nem se trata da questão de compensar a falta mas sim de substituir uma lembrança por um outro momento feliz.
    Somos Mães, passíveis de falhas, pior é quando nem isso nos perdoamos.
    Relativiza, não será por esta falha que a tua Zunfinha te amará menos, pelo contrário.
    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  5. Fazemos muita coisa em piloto automático, é normal quando falham algumas coisas, infelizmente.
    Concordo com a NI, cria uma boa lembrança de outro evento com você as duas.

    ResponderEliminar
  6. Ó querida não te martirizes mais...se para a tua filhota, hoje, já está tudo bem, então manda para trás das costas e dá-lhe muitos mimos e tira esse peso de cima.
    Abracinho/miminho

    ResponderEliminar
  7. Um abracinho assim, do tamanho do universo a todos vocês! ♥

    P.S.- Obrigada, Ni, pela sugestão. ♥

    ResponderEliminar
  8. É compreensível mas pensa que não foi por mal, obviamente.
    E a Zunfinha há-de entender perfeitamente!
    Um xi apertadinho *

    ResponderEliminar
  9. Minha linda, em relaçao ao passado nada podes fazer. Mas podes dar lhe um super fdsemana para a compensar. :*

    ResponderEliminar
  10. Olha, aqui entre nós...vou-te contar um segredo: Há alguns anos atrás...levava a minha filha na parte de trás do carro...esqueci-me de parar na escola...andei sempre e só dei por ela quando cheguei ao trabalho. Ela ficou tão palerma...que não abriu a boca, e eu ia tão absorta que só dei por ela ao chegar. Resultado? Ela passou um dos dias mais divertidos da vida dela no trabalho da mãe...e ainda hoje fala disso.

    Um dia destes..."esqueces-te" de a levar à escola e crias um momento só vosso, num dia completamente atipico:)...vais ver que lhe ficará na memória para o resto da vida!!!!

    Jinhoooooosssss

    ResponderEliminar
  11. A Zunfinha sabe que tem a mãe mais linda do mundo.
    Beijinho

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...