quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Essência de A a Z



Vi este inquérito (aqui), e achei bastante nice. Assim como também achei uma excelente forma de ir ao meu EU e, deitar cá para fora determinados apontamentos.

Estão preparados? É que é um testamento e tanto... depois, não digam que não avisei.
Então, vamos lá.

A- Abraço: Um gesto que assim à partida parece tão simples, mas que é tão grandioso. Um gesto que damos tanto de nós. O nosso aconchego. O nosso calor. A nossa energia. Nos damos. Nos entrelaçamos numa complicidade que é criada por aqueles segundos que ficamos unidos. Um gesto de partilha. Um gesto tão particular. Um gesto tão nosso. Oh, como gosto de abraçar.
B- Balanço: De quando em vez lá faço um balanço das minhas acções, dos meus ciclos. Dá-nos sempre uma perspectiva mais clara de nós, assim como de tudo existente.
C- Calma: Palavra esta que é tão pequena, mas tão sábia. Tenho aprendido ao longo dos tempos a ter. Eu que sou uma impulsiva nata. Eu que tenho o coração na boca, tenho aprendido sem dúvida alguma a ter calma. Muita calma...
D- Doces: Não sei se posso me considerar uma gulosa. Gosto de certos e determinados doces, mas não como todos os dias. Passo bem sem eles. Porém, quando tenho vontade, gosto de saciar o desejo. E mais! Não gosto de me sentir culpada por estar a comer. Apesar de que por norma partilho (vá, uma forma de dividir o acto), mas acredito que, tudo o que seja com conta, peso e medida só tende a ter bons resultados.
E- Espelho: O melhor amigo da mulher (ou não), depende dos dias.
F- Filha: A minha Zunfinha que é o ser que mais amo nesta vida. Estes 5 anos têm sido de conquistas, descobertas, aventuras, diabruras e tantas coisas que tais que só a minha Zunfinha consegue fazer e despertar em mim. Obrigada filha.
G- Gargalhada: Aquela vinda cá do fundinho. Aquela que sai com um gosto de felicidade, de espontaneidade. Aquela que vem com um sorriso rasgado que contagia quem está à volta. Aquela que sai só porque sim. Sim, aquela...
H- Hino: Em jeito de desafio, quem estiver a ler este inquérito, que tente cantar o nosso hino. (Risos)
Eu tentei e confesso, fiquei a meio. Troquei as voltas e mais não sei quantos, e às tantas, basicamente, constatei que só sei o refrão. Tudo o resto, vá, mais para o meio da música é que me esparrei ao comprido. Oh céus! (Então, o hino, está na ponta da língua?)
I- Inverno: Amor/Ódio. É o que sinto por esta estação. Por um lado, gosto das tardes que ela porporciona de frio e chuva. Com isto, convida os demais, para um serão à lareira, um filme, uma manta para enroscar e, entre outros entretantos...
... Porém, também aprecio bastante o vestuário nesta época. Isto porque sempre digo que, para se ver alguém realmente bem vestido e, se tem bom gosto é no Inverno. Pois nos obriga a ir mais ao pormenor das peças, acessórios e afins. No Verão, basta uns chinelos, uns calções e uma t-shirt e está a vestimenta feita. Eu, por exemplo, ando na altura da praia basicamente de pareo e bikini. (Exemplos à parte)
Por outro lado, detesto o Inverno! Pois detesto o frio, a chuva (mesmo que faça falta e tudo e tudo), mas o certo é que, não me dou bem com esta estação. Ando sempre doente e, sem falar que é altura do ano que andamos mais cabisbaixos. Um tédio de facto! Sem dúvida que sou mais Primavera/Verão. Vá, o Outono também não desgosto, mas o Inverno...
J- J***: J, inicial do nome da minha Zunfinha. O que significa alegria.
K- Karma: O meu, sem dúvida, são as mulheres! Oh céus!! (Teorias à parte, claro. Pois dava pano para mangas)
L- Luz: Gosto da luz do dia. Gosto de casas soalheiras. Gosto de ver a luz ao fundo do túnel. Porém, a luz da vela, tem ganho em mim um destaque incrível! Talvez pelo lado misterioso que tem... talvez seja isso...
M- Mar: Que sinto-o como meu, tão meu! Olhá-lo, perco-me em pensamentos... vislumbro a sua beleza e fico com os sentidos apurados somente para captar o seu som que me emprenha pelos ouvidos e parece um embalo constante. Tranquila, é assim que me sinto junto dele. Comunicar com ele por pensamento... oh, que bem que me faz... o mar, o meu mar... o meu porto-seguro.
N- Nunca: "Nunca digas nunca!" - Bem dito, bem certo! Não gosto de utilizar esta palavra pois é tão definitiva, tão ponto final que às tantas (muitas vezes), nem nós próprios sabemos efectivamente se isto ou aquilo (no momento), é o fim, ou se vale ou não a pena fazer, acontecer. Então, às tantas, o mais certo é, deixar fluir e não repelar. Depois do acontecimento, logo se vê que decisão tomar.
O- Orquídia: A minha flor preferida!! Tão delicada, mas também tão imponente. Orquídias, sempre!
P- Praia: Confesso que já fui doida por praia. Dava 5 tostões para estar o dia todo estendida na toalha. Fiz aquelas doidices que (acredito), que todos fazem que é, pôr bronzeador em vez de protector. Estar na hora de maior calor a torrar. E tudo para quê? Para um bronze rápido e visível. Porém, esquecemo-nos do mal que faz, não no imediato, mas a longo prazo. Hoje em dia sou mais contida, confesso também. Só consigo estar no máximo 2 a 3 horas e com protector. Sim!! E nunca a baixo do factor 30. Contudo, contínuo a gostar. Com mais consciência é certo, mas também com mais qualidade. E o bronze, esse, fica sempre. Não tão rápido, mas também a minha pele queima logo. (Os genes, puxa, oh oh!)
Q- Queijo: Em miúda, não comia queijo. Pois pensava que ficava esquecida como reza a lenda. Hoje, depois de ganhar juízo (mais valia não ter ganho), sou uma devoradora de queijo. Então se for queijo derretido no forno com oregões, humm... (salivar)
R- Rabojice: Oh céus! Sou eu, em pessoa! Se estou naquela altura do mês... (sem falar nos dias normais...), ui, abram alas. Implico com tudo e com nada. Tudo me faz confusão. De pequenos nadas, ou nadas faço um cavalo de batalha. Eu sei, eu sei que, quem estiver nessas alturas comigo, devia receber um prémio de paciência. Pois eu fico um diabo em pessoa. Oh feitiozinho mais lixado este, o meu!...
S- Silêncio: Sabe-me pela vida, naqueles dias mais stressantes. Ou porque simplesmente o estado de espírido assim pede, silêncio. Assim sendo, nada como estar sossegadita no meu canto.
T- Talismã: Para mim é, um broche em forma de folha da minha Aldinha. 
U- Uva: Humm... uvas com queijo... é qualquer coisa de transcendente. Ah! E, já agora, acompanhado com um vinho... ai, ai...
V- Vento: O vento e eu e eu e o vento. Oh céus! Detesto!! Então, quando estou de cabelo solto e contra o mesmo e ele dá-lhe para vir para o meu rosto... Grrrrr, passo-me!! "Comer" cabelos, não, obrigada!
X- Xaile: Pequeno e trabalhado de cor castanho. O xaile da minha Aldinha que tenho no meu quarto, pendurado no biombo. Tirando a bengala, o xaile é o que me resta dela, tirando as recordações que estão aqui que serão sempre, intemporais...
Z- Zen: Ultimamente (por incrível que pareça), é assim que tenho estado. Ironico, mas um facto!


Ufaaaaa... eu avisei.

20 comentários:

  1. De A a Z são muitas as letras com as quais me identifico.

    Nota - E olha que Palco no Tempo tem toda a razão. :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei do inquerito.
    Identifico me com a maioria delas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Caramba... será da minha vista ou nas entrelinha isto é um texto hardcore/porno... ora vejamos:

    "Nos entrelaçamos numa complicidade que é criada por aqueles segundos que ficamos unidos..."

    "De quando em vez lá faço um balanço..."

    "...posso me considerar uma gulosa."

    "...Gosto de certos e determinados doces, mas não como todos os dias....Passo bem sem eles..."

    "Porém, quando tenho vontade, gosto de saciar o desejo. E mais! Não gosto de me sentir culpada por estar a comer..."

    "...Apesar de que norma partilho (vá, uma forma de dividir o acto)..."

    "O melhor amigo da mulher..."

    "Aquela vinda cá do fundinho. Aquela que sai com um gosto de felicidade, de espontaneidade. Aquela que vem com um sorriso rasgado que contagia quem está à volta. Aquela que sai só porque sim. Sim, aquela..."

    "...está na ponta da língua?"

    "...Olhá-lo, perco-me em pensamentos..."

    "...Só consigo estar no máximo 2 a 3 horas..."

    "...Contudo, contínuo a gostar. Com mais consciência é certo, mas também com mais qualidade..."

    "Não tão rápido..."

    "Hoje, depois de ganhar juízo (mais valia não ter ganho), sou uma devoradora..."

    "Se estou naquela altura do mês... (sem falar nos dias normais...), ui, abram alas..."

    "...Eu sei, eu sei que, quem estiver nessas alturas comigo que, devia receber um prémio...(...) Pois eu fico um diabo em pessoa..."

    "Sabe-me pela vida, naqueles dias mais stressantes. Ou porque simplesmente o estado de espírido assim pede..."

    "Para mim é, um broche..."

    "...é qualquer coisa de transcendente. Ah! E, já agora, acompanhado..."

    "Então, quando estou de cabelo solto e contra o mesmo e ele dá-lhe para vir para o meu rosto... Grrrrr, passo-me!!"

    "Ultimamente (por incrível que pareça), é assim que tenho estado. Ironico, mas um facto!"

    "Ufaaaaa... eu avisei."

    :D
    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  4. Identifiquei-me com tanto do que dizes!!! Vai decorar o hino! hehehhe.

    ResponderEliminar
  5. Fizeste batota, cadê as letras K, Y e W?

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. É grande o texto mas lê-se bem. Fala de ti e prende-nos. Gostei de conhecer-te mais.

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  7. Rabugentes... não o são todas as mulheres?

    ResponderEliminar
  8. Ficamos a conhecer o abecedário completo da Essência. Identifico-me com a A,C,G,H,N,R.

    ResponderEliminar
  9. Testamento e tanto, mas adorei...
    Miminhos para ti!!!!

    ResponderEliminar
  10. Talvez me atreva a fazer o mesmo, mas vou devagar.
    O que gostei foi das "entrelinhas do Sutra". Benm visto/comentado.

    :)

    ResponderEliminar
  11. De todas as letras a que mais gostei de ler foi a A e a G.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  12. Palco,

    Saber eu sei, só não sei é na ponta da língua. Afinal, não é música que cante sempre.

    NI e Petra,

    Pontos em comum, portanto.

    O que disse à Palco, aplica-se a vocês.

    Abspinola,

    Folgo em saber.

    Sutra,

    O português de facto é tramado. Pode ter tantas interpretações que até assusta.

    Rafeiro,

    Então?! A K está lá. Agora, a Y e a W não constava neste inquérito.

    Nokas,

    Sim. Aliás, tudo aqui é a minha essência.

    Palavra,

    Ainda bem.

    S*,

    Quer-me parecer que sim. Mas às tantas, sei lá...

    Pipoca,

    "Despi-me" mais um pouco, sim.

    Sónica,

    Eu avisei do testamento.

    Desejo,

    Faz que eu vou cuscar.

    Vasco,

    Folgo em saber.

    Kiss

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito desta perspectiva tua :) E várias coisas em comum... bastantes até.

    Do hino... por acaso prendi na primária e ficou até hoje junto com os rios de Portugal :)


    Beijokas

    ResponderEliminar
  14. Então foste ao "meu Eu" procurar as respostas para este post, lol!
    Só te digo, adorei ler, é um desafio deveras interessante, gostei mesmo!Então a letra I, de Inverno, não mudava nem uma vírgula!

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  15. Gostei de tudo o que escreveste, só achei mal teres-te enganado a escrever a palavra da letra L (FALTOU O DIMINUTIVO DA PALAVRA) Ahhaahhahahaa
    Convencida... eu sei! ;)

    ResponderEliminar
  16. Pusinko,

    Lição na ponta da língua, portanto. ;)

    Karochinha,

    Obrigada! Agora, faz tu! :)

    Luz (tua),

    Risos... chicoteia-me, chicoteia-me porque é uma falha, brutal!! :P

    ResponderEliminar
  17. Fabulástico!!! Até vou roubar!

    Bjs docinhos xxx

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...