segunda-feira, 23 de maio de 2011

O estou farto é o mais cómodo, será?


Os meus óculos de sol partiram-se. Não consigo andar na rua sem óculos! Não consigo conduzir sem os óculos! O sol faz-me imensa confusão aos olhos.  O certo é que resolvi enfiar-me num shopping. Péssima ideia! Isto porque tive sensivelmente uns 20 minutos só para arranjar lugar (fez tudo greve pois estava a pinha o raio do shopping).
Já estava com a neura por levar tanto tempo a arranjar lugar, que vou objectivamente à loja que queria para então comprar os malditos óculos. Experimenta daqui, experimenta dali e às tantas, perdi a conta dos quantos modelos que experimentei. O certo é que nada levei. Fiquei pior que ursa. É o que dá ter um rosto pequeno, não dá qualquer modelo. Oh sorte a minha, bolas...
Como fazia um calor jeitoso (o ar condicionado da loja devia estar avariado, só pode!) decidi ir comer um gelado. Sentada na parte da restauração lá a Essência saboreava o bendito gelado que soube-me pela vida e pus-me a pensar porque raio não tinha um rosto que dava para todos os modelos de óculos e tudo mais... envolta no gelado e nos pensamentos sou abruptamente interronpida por um choro compulsivo. Choro esse que era de uma criança (menina) que estava à minha frente a umas poucas mesas de mim. Nem os murmurinhos típicos de um shopping cheio desfarçou aquele choro... automaticamente tirei o sentido dos meus pensamentos e no gelado e centrei-me naquela mesa. Isto porque o vi e ouvi a seguir assim o ditou!
Na mesa estava a menina, o pai e supostamente a namorada, companheira o que for. A menina chorava (provavelmente por algo que queria) mas o que me chocou foi a atitude do pai tanto em palavras como em acções.
Frases soltas do senhor:
- Estou farto!!
- Sabes o que a tua mãe está a fazer neste momento?? Está a namorar!! E tu estás aqui a encher-me a cabeça!
- Estou farto!!
- Pára de chorar! Já não te posso ouvir!! (Isto proferido em alto e bom som!!)

A menina lá dizia umas quantas coisas que sinceramente não percebia nada (entre soluços) pois o pai tinha que se chegar muito perto para a conseguir ouvir. A senhora que estava ao lado só se limitava a olhar para eles como para os lados e comer. E assim ficou pávida e serena o tempo que lá permaneceram. O homem estava completamente descontrolado e às tantas como a menina (não devia ter mais de 10 anos) não parava de chorar agarra-a pelo bracito e abana-a toda o que fez o choro ficar mais audível e a menina, ela toda tremia. E continua com as frases soltas:
- Vens estar comigo para isto?
- Queres pôr-me maluco?
- É a tua mãe que diz-te para comportares assim?
- Estou farto disto!!
-Estou farto!!

A senhora lá disse alguma coisa que eles se levantaram da mesa e ele agarrou a menina a soluçar compulsivamente pelo bracito e foi a toque de caixa e a frase solta que ouvi até deixar de os ver foi:
- Estou farto disto!!

Cena mais explícita dos casais separados que os filhos andam ao sabor do vento dos ditos pais...
Pergunto: O que interessava a criança ouvir aquelas questões do pai? O que a criança poderá responder com lógica a um adulto perante aquelas perguntas? O que vai mudar? O que já está como dado adequirido, a separação! Como o facto da criança ter que estar com o pai e com a mãe separadamente. O que ganhou aquele pai magoar a filha como se quisesse magoar a mãe que ali não estava? Há certas e determinadas atitudes que me transcendem, confesso que sim. Por mais que tente efectivamente entender é tudo muito à frente do racional como do razoável. Desta fantochada toda que vi na mesa ao lado e que me deixou com o coração apertadinho foi ver os olhinhos daquela menina inocente que não pediu aquela situação, foi de pura tristeza. Muita tristeza naquele olhar...
A atitude grosseira, rude e desiquilibrada daquele pai. A passividade serena daquela senhora ao compactuar com aquele distúrbio todo. Foi isso que chocou-me e deixou a pensar que com certeza como aquela menina outras e outras estão numa situação igual ou pior. Como também pensei: se em público é assim como será em privado?

21 comentários:

  1. É o problema de uma geração de gente imatura, que se casa só por casar e depois tem filhos só por ter. Não é um caso nem dois, são muitos, depois admiramo-nos dos filhos terem o comportamente que têm na escola. É certo que gente estúpida e famílias disfuncionais sempre existiram, mas agora parece ser uma espécie de cultura que se entende como "natural", quando de natural nada tem, nunca teve e nunca terá.

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá ver... é óbvio que o pai não deveria nunca ter sujado o nome da mãe em frente à criança... mas há miúdos para lá de irritantes, mimados e mal educados. Como diz a minha mãe... "se choras sem razão, dou-te uma razão para chorar".

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente filhos de pais separados sofrem muito se não houver bom senso da parte dos pais... O meu irmão sofre muito devido à falta de cérebro da ex mulher dele :S

    ResponderEliminar
  4. A atitude do pai não foi a mais correcta, não.

    O facto de dizer que estava farto daquilo e dizer mal da mãe da menina não ajudava em nada.

    Talvez uma sapatada no rabo ajudasse para a criança parar de chorar.

    Se a criança aparentava ter 10anos já era grandinha e devia ter a noção de que estava aos altos berros a chorar no meio da zona da restauração.

    Eu acho que devia ser mais birra que outra coisa.

    ResponderEliminar
  5. É óbvio que uma boa maneira de não se ficar farto, é saber parar antes de comer demais. O problema é que nós, quando estamos a "comer", não nos lembramos de que temos que digerir aquela "comida" toda e isso vai dar-nos momentos de má disposição enquanto os outros continuam a divertir-se. É irritante, para além de incómodo, mas fomos nós os culpados. "Comemos" demais, só temos que nos culpar e sofrer as consequências, sem vomitar a nossa bílis em cima de quem está na festa porque fomos nós que "convidámos".
    Continuo a perguntar:
    - Se é necessário tirar uma licença para ter cão, porque é que qualquer pessoa pode ter filhos?

    ResponderEliminar
  6. Eu subscrevo, na íntegra, as palavras do L'Enfante Terrible.

    Nota - É óbvio que ninguém nasce com um livro de instruções para ser pai e/ou mãe. Aprendemos a ser com as lições que que levámos com os erros que praticámos.

    ResponderEliminar
  7. Caramba... agora fiquei de coração apertadinho!! Como é que alguém consegue ser tão cruel nas palavras para uma criança... É uma falta de tudo... :/


    P.S.: Olha... arranjar lugar para estacionar à primeira não é para todos... :D

    ResponderEliminar
  8. É apenas uma criança...é incrível cmo cada vez mais há situações dessas...

    ResponderEliminar
  9. Desafio no meu Cantinho para ti. Espero que aceites
    Bj

    ResponderEliminar
  10. As pessoas têm em si a capacidade para aprender tudo...
    ...menos a serem humanos!

    Se o dito pai se desse ao trabalho de descer do alto do seu ego talvez pudesse considerar o tempo com a filha como algo de bom...
    ...em vez de um empecilho da treta para a queca que gostaria de dar...

    :)

    ResponderEliminar
  11. O pai "apenas" descarrega na filha, as frustações e sentimento de falhanço que o casamento terminado lhe provoca... Infelizmente existe uma grande quantidade de pessoas que não conseguem descortinar...que o tempo que passamos...como PAIS ou como FILHOS...com os pais ou filhos é o melhor tempo que existe...Ainda só falo como filho que sou...e sei que é enorme o orgulho que tenho nos meus pais...pelo amor incondicional...educação...e respeito que me "ofereceram"...
    Descarregar numa criança que nada têm a ver...as nossas frustações...os nossos erros...e falhanços como seres humanos...é indecente... aliás, digo-te ainda bem que foste tu a ver...porque se fosse eu...o PAIZINHO DEPOIS NÃO PUXAVA A FILHA PELO BRAÇO...COM AGRESSIVIDADE...AI NÃO NÃO!!!

    ResponderEliminar
  12. olá! Eu tenho olhos azuis e só uso óculos para conduzir. Eu aconselhava-te a ir comprar os óculos, ao Adão Oculista, em Santa Catarina. Gosto do atendimento naquela casa, e já servem a minha família há muitos anos. Quanto á discussão que ouviste, provavelmente seria alguém que estava a passar por um divórcio ou situação parecida, mas escusava de se comportar assim... beijos e boa semana..bom trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Os filhos são a bola de ping-pong dos pais. Lamentável. Provavelmente, a criança queria algo tão simples como um gelado, como o qye tu comias e o pai, com a preguiça de se levantar para o comprar, preferiu deixá-la chorar.
    Ou quem sabe, queria a mãe, porque o pai )re)age rebeldemente com a filha?
    Os pais, antes de serem pais, deviam aprender a ser filhos.
    :)

    ResponderEliminar
  14. acho lamentável os pais envolveram os filhos nas suas questões mal resolvidas.
    As crianças nunca deveriam participar nestes assuntos. Acho que pais assim não querem o bem dos seus filhos. É lamentável e há tantas pessoas que o fazem. Espero nunca, nunca fazer isto ao meu.
    Bj**

    ResponderEliminar
  15. Não desvies a conversa por causa da menina que estava a chorar e o seu pai labrego! Confessa lá: "Não consigo andar na rua sem óculos! Não consigo conduzir sem os óculos! O sol faz-me imensa confusão aos olhos." TU ÉS UMA VAMPIRA!!!! APANHEI-TE!!! Eu sabia... aquele olhar a el matador diz tudo! AHhahaahahaa
    Ainda bem que não fui ao café no outro dia! ;)~

    ResponderEliminar
  16. O pai mete é horrivel e a namorada é uma mete nojo. Bem entregue está essa menina. Porque se tem filhos e não há vocação?

    ResponderEliminar
  17. Apetecia-me escrever um palavrao.
    Mas pronto.
    Independentemente da miuda fazer birra ou nao, nao sao modos de falar com ninguém. Humilhacao pública é um acto vil. Esse pai é um palerma que nao sabe gerir os seus problemas. A gaja ao lado, podia só dar um toque ao gajo. A miuda tem idade para saber comportar-se, mas ninguém sabe o que lá vai dentro nem o que se passa em casa.
    Acomodados, pais e maes que entendem os filhos que fizeram como um fardo. Gostam muito e tal, mas se nao interferirem com os seus novos planos, namorados e recuperacao de vida social. Um grande mau-haja a gente assim.

    Beijinhos Essencia

    ResponderEliminar
  18. é triste assistir a uma coisa destas, é triste ver que existem pais capazes de dizerem uma coisa destas aos seus próprios filhos :/

    ResponderEliminar
  19. Só tenho uma coisa a dizer: Há pais que não o deviam ser! : s

    ResponderEliminar
  20. Esse homem merecia um murro.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  21. Enfant,

    Sabes, o mal é ter virado moda ser pai ou mãe. :D

    S* e Isabel,

    Entendo o que querem dizer, mas muitas vezes as crianças sãoo fumentadas exactamente pelas reacções dos adultos. Agora pergunto: se uma criança de 10 anos tem que ter noção da birra, então o adulto não tem que ter noção das suas acções perante tal cenário? ;)

    Sonhadora,

    Sinto pelo teu irmão. :S

    A moca que faltava(Fofinho),

    A tua pergunta vai de encontro com a resposta que dei ao Enfant. :)

    NI,

    Quando ao teu (PS), sem dúvida! :)

    Sutra,

    Falta de tudo mesmo! ;)

    Nokas,

    De facto, é apenas uma criança... :S

    Verniz,

    Obrigada! :)

    Ulisses,

    Clap, clap, clap :)

    Eu sou eu,

    Sabes, às tantas ficas tão parva com certas e determinadas situações que ficas sem reacção! :S

    Nuno,

    Obrigada pela dica, mas sou de Sintra. Tenho que fazer a compra por aqui mesmo... ;)

    Desejo,

    O teu reamate foi "perfeito"! :)

    Tanita,

    É só teres isso em mente! :)

    Luz (tua),

    Risos... tola! É isso tudo! :P

    Pipoca Crua,

    Pois... tem que se fazer um apanhado nas ruas com essa questão. :S

    Pusinko,

    Sem dúvida!

    Beijinhos também para ti ;)

    Palco do tempo,

    É triste mesmo... :-o

    Sloguótica,

    Parcas palavras mas sábias! :)

    Vasco,

    Violência gera violência :S

    Kiss

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...