quinta-feira, 22 de julho de 2010

Falta de hábito


De facto os tempos são outros, não haja dúvida alguma.
Tinha uns apontamentos para passar e optei por fazê-lo à mão e não é que estranhei tanto que nem queiram saber. O contacto com o papel,  a caneta nos dedos, o ter que desenvolver as palavras, enfim, uma série de factores, que no final, fiquei a pensar que só podia estar tontinha de todo. Parecia que já nem sabia escrever à mão e a letra inicialmente foi um desastre.  E é algo que sempre fiz! Bolas, só há meia dúzia de anos é que o computador está em força com a mobilidade das teclas e todas as suas funções em plena acção que nos habituou, e parece que nos viciou de tal maneira que a magia da escrita, como a beleza da letra se foi. Hoje em dia, já quase ninguém sabe a letra de quem se troca correspondência porque é tudo por e-mail´s e mesmo em cartas, hoje em dia também passa tudo por ser escrito no computador, e com isso, a escrita à mão caiu em desuso e provavelmente, quando o fiz tive a reacção que tive. Porém, o facto é, que aconteceu o factor estranheza. No entanto, dei-me conta que se está a perder um hábito maravilhoso, que é a escrita à mão!

21 comentários:

  1. com a caligrafia que tenho, escrever á mão é um grande problema............voltei a sentir isso nos exames, é que estou habituado a escrever depressa e depois como tenho 1 raciocinio muito rápido escrevo ainda mais depressa e nos exames tive que fazer tudo em slow motion para a letra ficar legivel, o que me custou por causa da rapidez de raciocinio

    ResponderEliminar
  2. A mim acontece-me isso com tanta frequência...

    :)

    ResponderEliminar
  3. Hello...
    Tens uma prendinha lá na minha tasca.

    Robin K

    ResponderEliminar
  4. E as mãos a tremer? Hahaha
    Parece que estamos a começar a aprender a escrever. É verdade. Está-se a perder um uso tão bonito, tudo pelas tecnologias.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Eu continuo a escrever muito à mão. Seja nas aulas, seja no meu moleskine... Não consigo ser daquelas pessoas que tira os apontamentos no computador, que estuda no computador... Para mim, não dá!
    kiss

    ResponderEliminar
  6. É verdade; Actualmente também uso pouco a caneta e o papel, basicamente é para fazer a lista do supermercado:)e eu que tenho uma tara por canetas, tenho uma vasta colecção, e agora quase nem lhe toco, mas quando posso e encontro alguma diferente continuo a comprar...
    Enfim...as novas tecnologias...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Podes crer! até o acto de escrever cartas ou até mesmo um simples postal se tem vindo a perder... é pena...

    ResponderEliminar
  8. Nem sei como escrever à mão. Nem me lembro da minha letra. É verdade, que estranho.
    O meu trabalho passa muito pelo computador. Não tenho como fugir. É pena é.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre escrevi os meus apontamentos à mão, porque simplesmente não consigo estudar por outra letra, sem ser a minha (deve ser uma perturbação mental nova):P Também se tiver que escrever uma carta informal, é sempre à mão...porque adoro...e quando me pferecem flores a primeira coisa que tento ver é se há uma nota ou postal, porque essas coisas guardo religiosamente:) beijo

    ResponderEliminar
  10. Pois eu escrevo muito, devido a uma das minhas ocupações profissionais mas envio postais, tenho daquele papela de carta vertical, ando sempre com selos e envelopes no carro. Gosto de canetas (olha, mais uma pancada) e faço questão de manter isso e uma agenda escrita à mão...
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Felizmente escrever à mão a mim não me causa estranheza. Eu gosto de escrever rascunhos, apontamentos, frases que li, títulos de músicas e cantores que não conhecia, poemas. Escrevo muitas e muitas vezes à mão. E gosto, muito. Mas é um facto que escrevo muito mais no computador e que trato o teclado por tu.

    Agora lembrei-me da minha adolescência, quando recebia ou escrevia uma carta de amor. Que saudades.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Bah, eu que tenho que escrever mtu no cursinho, e já que a minha mão direito essa sem uso (nesto momento) optei por um netbook. Minha mão esquerde é um espet´culo em digitar. hhheehehhel. Mas sem dúvidas, queria mtu voltar a escrever. com a direita.

    =]

    bjo

    ResponderEliminar
  13. Estou a ver o que dizes. Basta ficar um tempo sem escrever à mão que quando pegamos na caneta parece que desaprendemos. Também acontece-me.
    A nossa letra é a nossa identidade. Por isso a nossa assinatura é tão importante. A caligrafia era uma identificação. Agora nos computadores só identificas a pessoa pela maneira de escrever e mesmo assim é às cegas.

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro escrever à mão, mas também já o faço pouco porque demora mais...

    ResponderEliminar
  15. Pois eu continuo a escrever e muito... e adoro escrever por cima da mesma coisa... Escrever algo e enquanto não escrevo mais nada ... vou passando a caneta repetidamente sobre a mesma palavra ou frase!!!
    Além disso não é muito pratico, encostar o carro (as vezes em movimento), e pelo tm dizer: Só um momentinho que estou aqui a ligar o pc para tomar nota!!!

    ResponderEliminar
  16. Aí está um vício que espero nunca perder! Sempre que posso escrevo à mão (inclusivé escrevo alguns textos do meu blog à mão). Adoro! ;)

    beijinhos***

    ResponderEliminar
  17. Eu não estranho muito porque escrevo muito na escola. Mas concordo contigo pois é um bom hábito que estámos a perder.
    Eu cá tenho uma letra mesmo feia mas é minha.
    O computador foi uma coisa que veio melhorar a nossa qualidade de vida, mas no entanto também trouxe desvantagens, uma delas foi essa.
    E ainda que falas nisso não escrevo à mão desde o meu ultimo dia de aulas. (1 mês) Em Setembro parece que vou entender do que falas.

    ResponderEliminar
  18. Riga,

    Tipo letra de médico. Estou a ver... :D

    Ulisses,

    Junta-te ao clube. LOL

    Robin K,

    Obrigado! ;)

    Kika,

    Mãos a tremer, parece que estamos fracos. LOL

    Mi,

    Pois... eu sou dessas! Tudo no pc, mas quero contrariar isso mesmo. :D

    Baldocas,

    É de ter pena de facto... ;)

    Belinha,

    Acredita que sim... :(

    Vasco,

    Não deixes chegar ao ponto de esqueceres a tua letra! Isso é o extremo! LOL

    Mona Lisa,

    Compreendo... métodos diferentes. Achei piada de ires ver os cartões nas flores. É algo que também caiu no esquecimento... enfim.

    Pink poison,

    Também tenho uma agenda do Paulo Coelho, mas raramente lá escrevo, pois fixo tudo.

    Vera,

    Saudades... :D

    Com ou Sem conclusões,

    Irás conseguir voltar a ser o que eras... dá tempo ao tempo e com muita força e persistência nos tratamentos. ;)

    Pipoca Crua,

    Nem mais! ;)

    Incógnita,

    E tu amiga, mais que ninguém deves te aperceber disso. :D

    Bs of life,

    Também por isso. É estranho, mas parece que com o teclado as letras voam. LOL

    Velho do Restelo,

    Risos... não deve não, dar muito jeito, mas deve haver muito boa gente que o faça. LOL
    E o conselho da amiga foi seguido à letra! Bloco de notas e uma caneta. Muito bem! ;)

    Só Avulso,

    Ainda bem. Essa de escrever os textos à mão é uma boa. Já parece a dica que dei a alguém... ;)

    CaarlaR,

    Ok, depois diz-me em Setembro como foi a sensação. ;)

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. É verdade que passamos muito tempo no computador, mas há coisas que só consigo fazer em papel, até para memorizar melhor!

    Eu compreendo-te e bem

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...