quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Surreal!

Tive uma situação bastante caricata, absurda, surreal. São estas as palavras que se adequam a esta situação.

Ontem a responsável do meu departamento, veio ter comigo e teve o seguinte discurso:

«Das situações que tenho visto e comentários que ouvi, cheguei à conclusão que o melhor era vir ter consigo para lhe pedir que mudasse um pouco a sua forma de estar, de ser: cabelo, maquilhagem, os saltos altos e o perfume, que quando passa fica o aroma. Você chama muito a atenção (não quero dizer com isto que o faça de propósito). Tente não andar com os cabelos assim... não se maquilhe... o perfume, se possível, ponha pouco. Tenho reparado que quando passa as pessoas olham! E nós não queremos que chame a atenção!»

Eu a ouvir estas barbaridades todas, não queria acreditar. Quer dizer, se andasse ramelosa, despenteada, mal trapilhas, mal cheirosa, etc, etc, aí caía o Carmo e a Trindade. Agora, por ter cuidado com a minha aparência, sentir-me bem comigo mesma, ter a minha auto-estima lá em cima, quer dizer... nem sei o que pensar do absurdo (acho que a senhora nem teve a noção do que estava para ali a dizer.)

Deixei a senhora despejar as barbaridades todas e depois disse-lhe calmamente:

«Deixe que lhe diga que estou bastante surpreendida com a sua abordagem, sinceramente.
Quanto ao chamar a atenção, pode ter a certeza que nada faço para que isso aconteça.
Quanto ao meu cabelo, não posso fazer nada! O tenho encaracolado e nada posso fazer para mudar isso (não quer que ande com ele preso, pois não?!)
Em relação à maquilhagem, gosto de estar maquilhada e não estou exageradamente pintada!
Sobre o perfume, gosto de cheirar bem, se as pessoas notam o aroma quando passo, não deviam ficar incomodadas! Pior seria se cheirasse mal (tive que brincar com a situação para não mandar a senhora à merda)!
Os saltos: só tenho saltos altos e havaianas. Com certeza não quer que vá trabalhar com chinelos, certo?
Por fim disse-lhe que daqui a pouco tinha que pedir licença por existir... quer dizer, só comigo!»

Não acho normal, sinceramente não acho! Como a senhora viu que não gostei nada daquela conversa disse no fim para não a levar a mal, que não era nada pessoal, muito pelo contrário, que simpatiza bastante comigo (imagino como seria se não), mas que estava a seguir as normas da empresa. Depois rematou que se possível, não comentar com mais ninguém a conversa que tínhamos tido (estranha esta atitude).

Agora pergunto: Se as normas são chamar a atenção a quem anda cuidada, então infelizmente estou numa empresa onde as pessoas têm que andar descuidadas (para não chamarem a atenção).
«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!»

Continuo a não acreditar que a dita senhora tenha tido esta abordagem comigo. Mas não vou mudar nem uma vírgula, nada! Isso seria mudar a minha maneira de estar, de ser, a minha essência, e isso nunca!

12 comentários:

  1. acho que fazas muito bem,nao mudes nada se gostas de estar como estas,ela teve ter è inveja deve ser isso para ela so te pedir a ti e nâo as outras.nao cabe de cabeça de ninguem para nao andares como gostas se cheirasses mal è que elas gostavam.enfim.acho que fazes bem.beijos claudia botelho

    ResponderEliminar
  2. Bem, não acho que ela tenha ido falar consigo por questões pessoais... Acho que ela deve ter ouvido comentários de outras pessoas pelas suas costas e decidiu ir falar consigo...

    Tenho a dizer que tive de mudar para trabalhar na clínica... Eu gosto de me sentir bem, não gosto de andar toda produzida, o que não quer dizer que não me goste de ver maquilhada, gosto, mas não todos os dias. Lá tinha de andar maquilhada, tudo bem, gosto de ter as unhas arranjadas, de escuro, de preferência... Nunca me disseram nada, mas sei que já tinha dito à minha colega... Tive de ouvir bocas por causa dos brincos que tinha. Não os tirei, é verdade, mas andava com eles escondidos...

    Não me importei de mudar o meu estilo para ter um trabalho, até porque chegava a casa e era eu própria! Estava com os meu amigos e era eu própria...

    Não entendo essa "chamada de atenção" como uma crítica pejorativa. Entendo como a crítica de uma responsável de departamento que deve ter ouvido comentários de outras pessoas que não tiveram coragem de dizer a si...

    E deve saber o que é isso, porque já esteve à frente de uma equipa e sabe bem o que isso é...

    Pessoalmente, e conhecendo a Daniela, não entendo o porquê dessa conversa... Não me parece que vá trabalhar como quem vai para uma festa...

    Há pessoas muito mesquinhas e só querem o mal dos outros... É triste.

    Um dia feliz para si!

    ResponderEliminar
  3. Tânia, é um tema de facto que dá muito para pensar, falar, etc...

    Essa chamada de atenção para mim não faz algum sentido, porque não tem nenhuma razão de o ser. Como disse e muito bem, não ando vestida para quem vá a uma festa! Sei perfeitamente ter a noção da realidade... Como também disse e bem, você conhece-me!
    O estranho é ser chamada a atenção por andar cuidada.(Independentemente se ponho perfume ou não, se uso maquilhagem ou não, se tenho o cabelo encaracolado, se uso salto alto). Coisas super normais, nas mulheres... É ridiculo!!!... Deveria ser ao contrário, não!?

    Referiu também o facto de já ter gerido uma equida. Sim é verdade e como tal e sabendo o outro lado é que tive a reacção que tive. (Por saber o pensamento de quem tem a faca e o queijo na mão). Temos que ver os dois lados da medalha e acima de tudo temos que respeitar o outro lado também. Tem que haver um meio termo. (Não podemos simplesmente virar para a outra pessoa e dizer: deixe de ser quem é!) Mesmo que seja nas 8 horas de trabalho. È complicado, de facto lidar com pessoas, mas temos que ter a capacidade de as avaliar e ter as atitudes certas!
    Não nos podemos anular, nunca!
    Seria engraçado ficar desempregada por andar cuidada...

    Tenho a minha consciência tranquila que nada fiz para causar este frenesim...
    As acções ficam para quem as pratica...

    Um beijinho também para si

    ResponderEliminar
  4. A tua voz, os teus gestos, a tua maneira de andar, o teu sorriso, o teu cheiro, a tua forma de estar... Tudo em ti é divinal... Ès extremanente atraente, bonita... Transpiras sensualidade... Esta em ti, na tua maneira de ser, no sangue...
    Não tenhas vergonha de ser assim... Te é natural...

    De alguém que te obeserva sempre!

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que não deves ver as coisas como uma anulação de ti, mas antes como uma adaptação ao meio em que estás inserida. O facto de alterares um ou outro pormenor não te faz perder a tua essência, essa existe sempre.
    O trabalho é um "mal-necessário" e temos, muitas vezes, que "saber dançar consoante a música". Eu não posso ir de alças para o trabalho, porque segundo as "Big Boss" os ombros são uma parte muito sensual e que não deve ser exposta. OK, lá não uso alças, mas chego ao carro e se for preciso dispo o casaquinho, ou tiro o lenço, ou seja o que for que coloquei para tapar os ombros e lá venho eu como eu quero. Não é por umas horas que vou deixar de ser eu.

    No teu caso o problema é que mesmo "ramelosa" vais continuar a transpirar sensualidade...

    ResponderEliminar
  6. Lol... Doidinha...
    Consigo perceber e até entender os vossos pontos de vista, mas... vou continuar com o meu!

    Cada um é como cada qual...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. os teus pes sao liiindos minha bebe...mas olha que comment e esse ai em baixo?? de alguem que te observa a mto tempo..que transpiras sensualidade?' mauuu....saudades paixao...beijos nos teus pezinhos...ahahah.. vasco

    ResponderEliminar
  8. Risos!!! Fartei-me de rir com isto tudo...
    Mas a uma coisa que tenho a dizer... Realmente isto é um assunto que dá pano para manga...
    Por acaso lembra-se de uma conversa que tivemos na clinica??? A cerca da unhas? Pois é... A mim parece-me um pouco a mesma coisa, não?
    Tb nunca vi qual o problema de ter a unhas pintada e no entanto também não queria que andassemos com as unhas pintadas de escuro.
    ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois é... Estou a ver os panos que este post está a dar... Lol...

    Lili, sabe perfeitamente que a conversa que tive consigo na clinica naquela altura foi no contexto apropriado e se bem se recorda, fui-lhe lembrar o que já tinha sido dito "noutros tempos"... Amadora...
    Também sabe que quando fui para a clinica já foi na segunda "era", e já tinha tudo implatado! Sei que parece estranho quem ler, mas sei que a Lili não!!!
    E a minha situaçõa é bem diferente, contexto diferente, motivos diferentes, local diferente. Ou seja: não há comparação! Apesar de parecer que não... Muitas vezes o que parece não é!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  10. Hum... Não sei não... Claro q nem sempre o que parece é... E até compreendo a sua situação... Claro q cada caso é um caso... Mas realmente esta situação só me fez lembrar a tal situação que referi anteriormente.
    Não sei qual a informação que lhe foi passada, mas na Amadora nunca nos foi proibido pintar as unhas de cor, até havia quem tinha um piercing nas unhas de gel.
    Quanto a sua situação não posso comentar pq realmente o contexto faz toda a diferença.
    Apenas lhe vou dizer uma coisa que sempre me disse. " Quando tiver na minha situação (de chefia) vai compreender que não é fácil gerir as coisas..."
    Não estou a querer desculpar a atitude da sua chefe, apenas pense que ela está na tal posição... que não é fácil.

    Este post dá mesmo muito pano para manga... hehe
    Que saudades que tenho das nossas longas "dicussões".

    Beijokas

    ResponderEliminar
  11. Sobre o que foi-me dito, foi exactamente o que lhe disse na altura.(Se deve lembrar com certeza)! Quanto a posição da outra senhora,(chefe): Por saber como as coisas funcionam, é que tive o discurso que tive no post e vou continuar a ter, sem sombra de dúvida! Mas de facto ser "chefe" não é fácil... Mas a cima de tudo, temos que saber dar a volta às situações...

    Quanto as nossas "discussões" também tenho muitas saudades... do café depois do almoço, clinica, do cheiro dos tratamentos, de vocês todas, (as minhas meninas), das clientes, de tudo... Apesar de tudo...guardo boas recordações...

    Bjokas com saudades...

    P.S.- Sempre que arranjo as unhas ou as sobramcelhas, etc, lembro-me sempre da minha Lili, que tratava de mim, sempre com o mesmo carinho e dedicação. Linda!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...