sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Lésbicas e Gays

Após conversa fora e, saltitar de tema em tema, o mesmo, digo, tema, estagnou nas relações lésbicas e gays. A pessoa que estava a conversar comigo dizia que nunca, nunca iria ter uma relação ou envolvimento com outro homem, e eu dizia-lhe que, nunca se diz nunca... 
Pois bem, após passar esta parte, pensei: um homem quando se envolve com outro homem, quero acreditar que, o que lhe chame a atenção, entre outras coisas, claro, é, a virilidade de um outro homem. Então, porque raio, normalmente, quando formam um casal, existe sempre o macho é a "fêmea" na relação?! O mesmo acontece numa relação lésbica. Acredito também que uma mulher que se "interesse" por outra mulher, o que lhe salte à vista, entre outras coisitas mais, claro, é o lado feminino da outra mulher. Se assim é, lá está, porquê que numa relação, há a mulher feminina, delicada e coisa e tal, e a máscula, a Maria machadão?!
Ficamos neste impasse. Ficamos no sentido que ele dizia que nunca tinha pensado nesta perspectiva, e eu respondi-lhe que já me tinha passado tais questões pela mente, até porque tenho amigos gays e, por vezes salta-me tais questões... Ora que com isto, em jeito de desfecho do post, deixo as questões no ar para quem as quiser apanhar e continuar a dissertar o tema. E só para terminar, é que vendo bem as coisas, quero dizer, assim, como as coloquei, fica até contraditório. Contraditório no sentido de que se procuram a essência no mesmo sexo, porquê que depois têm tendência para buscar, rebuscar o oposto do que "fogem" (se é que me faço entender, claro)?

4 comentários:

  1. Nós amamos pessoas. As motivações que levam alguém a preferir alguém do mesmo sexo não são lineares, tais como entre heterosexuais, gosta-se e pronto. Por isso acho redutora essa ideia de casais homossexuais se organizarem entre macho e fêmea como referes.

    Vivi com uma lésbica que o era desde sempre. Super feminina no vestir e estar, tinha uma namorada bissexual (o ex-namorado partiu-lhe o coração de maneira mto baixa e a pessoa seguinte por quem se apaixonou foi esta que morava comigo) que era claramente o elemento mais forte - fisica e emocionalmente - entre as duas. Não obstante uma graciosidade intrínseca, o modo de vestir e mover era mais "masculino" e agressivo que o da minha roomie. Era artista plástica e desportista, é natural que tenha gostos diferentes de uma menina que parecia uma boneca e pouco dada a artes marciais.
    Não sei se me faço entender. Em resumo, quero dizer que esse contraste visual entre elas era aparência, dado que são ambas mui femininas na realidade. Não há Maria Machadão, apenas gostos diferentes.

    Sou amiga de 2 casais gay que moram em Portugal e, também com eles nunca notei essa dualidade. São homens em relacionamentos sérios que se vestem, e agem como homens. São ternos entre si como qualquer par de namorados, sem nenhum deles exibir comportamentos que sugiram um deles coma a menina.

    Enfim, são apenas opiniões de alguém que observa de fora e posso estar equivocada, mas achei o tema interessante. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Nem tudo se resume ao "X" e ao "Y": ele há (como nas equações mais complexas) o "X" linha, "X" duas linhas, "Y" linha, "Y" duas linhas, e por aí fora.
    Tal como perspectivas e pontos de vista. Entre as extremidades dum segmento, existem infinitos pontos, considerando que num extremo temos um hetero e no outro um homo. Contudo... faço um brinde ao amor. Sabendo, no entanto, que nem todas as relações são tão profundas, sejam elas hetero, homo ou bi: e aqui emerge a sexualidade e a tesão.

    ResponderEliminar
  3. (apaguei e refiz porque eu e os touch screens não compatibilizamos de modo algum e acima de tudo, sei escrever de preferência sem erros)

    Já privei com uma colega lésbica e no decorrer de um dia normal de trabalho, alguém também colega a questionou sobre a intimidade entre ela e a namorada, perguntando directamente quem é que fazia o papel de "homem".
    A resposta dela surpreendeu-nos a todos porque, sendo ela a mais "masculina" na aparência física, era dado esse personagem à companheira, muito feminina e graciosa.
    São questões do foro pessoal, íntimo e cada casal, hetero, gay ou lésbico é livre de ceder ou arcar com a personagem que se sente confortável.
    Mimos de bom fim de semana :)

    (agora sim, corrigido) Sorry!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...