sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam (faziam) a ti. É certo, mas...

Tem estado um frio de bradar, como se tem sentido por este Portugal a fora. Como adulta consciente, quando estou para sair agasalho-me até mais não. Passar frio, sentir-me desconfortável é que não. Se comigo é assim, mais depressa é com a Zunfinha. Pois. Ao vesti-la apercebi-me (após resmungos da própria) que tinha-lhe posto quatro camisolas, duas meias e dois casacos. Ela toda parecia um chouricinho (tive consciência), mas como depressa tive tal consciência, depressa também me veio à mente que seria impensável que ela passasse frio na escola por alguma razão. Até porque sigo aquela velha máxima: "mais vale a mais que a menos". Mas ela estava inconsolável. Só dizia: "mamã, assim não consigo brincar". Assim que ouvi aquelas palavras recuei no tempo em que era criança e tinha a mesma reacção. Aliás, enquanto ela diz o que pensa e depois, mesmo contrariada acata (mesmo que na escola leve a sua avante, porque sei que isso também se passa), eu, resmungava, às vezes levava a minha avante pelo cansaço, outras levava na escola (lá está). Depois de voltar dos meus pensamentos, fiz-lhe ver que estava de facto muito frio, e que era importante ela estar agasalhada, até porque já estava a começar a dar sinais de constipação. Assim sendo, nada como estar um passo à frente. Linda como é (eu era feia), acenou afirmativamente, mas perguntou se depois dentro da sala podia tirar o casaco grande, mas realçou que o de malha deixava, e se podia tirar as luvas, gorro e o cachecol. Ri-me e expliquei-lhe que o gorro, luvas e o cachecol é sempre para tirar, salvo algumas excepções. O que eu queria, é que quando ela fosse para o pátio brincar, que fosse agasalhada, somente isso. Senti-a mais aliviada e eu mais aliviada fiquei por perceber que ela tinha entendido definitivamente o porquê de a pôr assim, um chouricinho. Porque de facto também tento ter em mente outra velha máxima: "não faças aos outros aquilo que não queiras que te façam a ti". De facto tento sempre no meu dia-a-dia. No entanto, aqui, nesta situação específica, o sentido é levado para aquilo que sei hoje em dia, e mesmo assim, fazer o mesmo. E por isso que também sei que hoje em dia (porque é sempre assim) a minha mãe e a minha avó, só queriam o meu bem estar. Na altura não entendia (teimosa!) e ficava furiosa com elas (talvez foi o que se passou com a Zunfinha). Hoje sei que num amanhã ela terá estes flashback´s todos como eu tive/tenho. Ao fim ao cabo, o que importa, é o propósito. E sobre isso, está à vista, parece-me.

7 comentários:


  1. Minha doida... isso é roupa a mais! :D

    Eu também penei por a minha mãe me vestir roupa a mais... mas garanto-te que não repeti a dose com o meu filho. As crianças não têm o mesmo frio que nós... porque estão sempre a mexericar... e então nas horas do recreio é impensável elas terem roupa a mais!... porque transpiram... e assim é que se constipam!

    Se calhar com as meninas é diferente, mas o meu filho estava sempre com uma bola nos pés... e quando era mais velhinho e mais autónomo, levava para a escola uma camisola para trocar caso se sentisse transpirado. E eu sei que ele a mudava, porque ao fim do dia lá vinha a molhada na mochila. :))

    Ai estes filhos... (suspiro)... ai estas mães!! (sorriso!)


    Beijocas sorridentes e bom fim de semana!
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Realmente é uma máxima que sigo mas não fazer o mesmo do que tu com a minha Txuguinha, sai ao Pai, tem muitos calores e nem gorros (ainda ontem me disse ao telefone que os gorros que eu comprei para ela não lhe servem e porque não gosta e refila imenso), nem luvas, nem camisolas interiores (quando veste uma camisola interior diz que já não quer mais nenhuma, que já tem), de note idem, dorme descalça com este frio, destapa-se toda e ainda assim nem se tem constipado, chego à conclusão que é verdade o que a Afrodite comentou: os pequenos têm menos frio do que nós e a minha tem mesmo.
    Mas compreendo a tua preocupação, a tendência é agasalhar na mesma medida que nos agasalhamos e nisso estou como tu, quanto mais, melhor.
    Beijocas nossas ;)

    P.S. - A tua Zunfinha é uma menina, de certeza, tão querida, beijocas para ela!

    ResponderEliminar
  3. Não sei se isso não será o instinto maternal a falar, mas parece-me que há aí uma ponta de exagero. Está frio, mas não está assim tanto frio e agasalho a mais pode levar igualmente a uma bela constipação ou simplesmente a puro desconforto!

    ResponderEliminar
  4. Essência, apesar de não ter tido filhos, criei um grande número de sobrinhos e verificava que os pais não "enchiam" os filhos de roupa.
    É que, depois, na escola, a tendência era para tirar, daí ser pior.
    Ano passado tive um aluno que ia de manga curta para a escola, Um casaco finíssimo.
    Logo de manhã, 8.20h, eu ralhava com ele. Por vezes, obtigava-o a vestir o casaco que levava.
    Fazia-me aflição.
    Mas o miúdos tinha um rpoblema qualquer de pele e sentia calor, pelo que tirava o casaco, ficando em T-shirt de manga curta.
    As crianças brincam muito, transpiram e, quando entram para a sala de aula, após o intervalo, se o professor for consciente, obriga-os a vestir um agasalho, até porque arrefecem quando a ula (re)começa.
    Penso que a Zunfinha quer cumprir o que dizes e acho bem o que fazes, de certo modo, mas evita muitas camisolas.
    Um beijinho para ti e um abraço para ela.


    ResponderEliminar
  5. Quando era pequena também detestava que me "enchouriçassem" e olhando para trás até acho que tinha menos frio que agora. Talvez fosse das correrias e brincadeiras, muitas vezes (quase todas) deixava o casaco na sala e ia brincar assim de camisola, hoje dá-me arrepios mas naquela altura o frio não me metia medo.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas. ;)

    Sei que por vezes pode ser "exagero", mas a preocupação de mãe depois, acaba por falar mais alto. ;)

    Abracinhos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...