quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Constatação blogosférica


Em 3 anos e tal de blogosfera, tenho constatado que, nos meses de Janeiro e Agosto, tem sido por norma os mais propícios para o encerramento de blogues. Tanto é, que além do pouco que me vou apercebendo, as estatísticas também escrevem por si. Os factos também escrevem por si. Posto isto, continuo a desenvolver.

Em Janeiro, será que é porque as pessoas ao fazerem as análises todas e mais algumas das suas vidas, porque o ano novo assim exige - mesmo os que teimam em contrariar tal postura -, é que aí, só aí é que se dão conta que afinal não vale a pena continuar neste mundo virtual? Porque o mundo real já lhes consome demasiado tempo e energia?

Não muito longe do raciocínio segue-se o outro mês...

Em Agosto, será porque se está no auge do Verão, nos momentos típicos desta estação, e aí, também só aí é que se chega à conclusão que a vida real e concreta é aquela que temos efectivamente de focarmo-nos e não no mundo ilusório, nada palpável, cheio de corredores escuros e sombrios que no percorrer do caminho, lá encontramos uma porta com luz, mas muito esporadicamente? No entanto, não será assim nos dois mundos?

Confesso, já tive alturas que ponderei em fechar o blog. Não por estar farta de escrever. Não por estar desmotivada com a escrita ou porque simplesmente a inspiração se foi, não. Mas antes por estar descrente do mundo virtual e das pessoas que andavam por estes corredores a fora. Pessoas que caíam aqui de para-quedas - ou não -
No entanto, como sou torcida como tudo, depois da estupidez momentânea passar - entenda-se os pensamentos negativos -, depressa veio o abanão. Sim, aquele abanão que grita-te assim, bem alto "não faças nada em função dos outros. Não primeiramente pelos outros, mas por ti. Somente por ti, sempre! É que no final, quando se cede com esse propósito, fica-se com um gostinho amargo. E depois, pode já ser tarde. Tarde no sentido de sentir a frustração que algo ficou pelo caminho. Algo com um propósito desejado e que foi por terra, por fraqueza ou por comodidade. Posto isto, a blogosfera, também tem Luas. E que Luas...

18 comentários:

  1. Oh se tem...e acho que essa fase passa por todos nós :)
    E espero que não feches aqui o estamine Miss Essência... iria sentir a tua falta :D

    ResponderEliminar
  2. Concordo, tem fases bem estranhas. Nunca pensei em acabar com o meu blog, espero que esse pensamento não me chegue senão faço-o mesmo. E ainda bem que esses momentos teus não se dão mitas vezes, gosto de vir cá ler-te, já sabes!
    Mas não entendo aonde de desistências que se abateu por aqui neste mês, juro que não. Estive a fazer uma visitaa todos os blogs que seguia e não é que tive de elimnar cerca de 40!!!!! É verdade. Fiquei parvalhética...
    Deve ser da crise, já que é culpada de tudo, quase que aposto que existem pessoas que tiveram de abdicar de ter internet e vai daí decidiram acabar com o blog por não terem como postar, quem saberá?! E em Janeiro ainda que se compreende por ser um mês frio, cinszento e tal, agora Agosto? O mês mais lindo de todos....opá, amuei!
    Beijocas nossas e claro, espero que continues sempre a escrever, por ti primeiro, como afirmas...

    ResponderEliminar
  3. A onda* - erro no comentário anterior (detesto este teclado, faz-me uns nervos dar erros quando sei escrever)!

    ResponderEliminar
  4. Concordo. E, sim, mais do que uma vez pensei fechar o blogue mas até houve sempre algo que me impediu quando estava prestes a clicar naquela tecla.

    E a brincar, já ando nisto desde 2007.

    Mas tenho luas...se tenho!

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Eu já pensei fechar o blog duas ou três vezes, e exactamente por estar descrente do mundo virtual... Mas depois pensei: o problema é delas, não meu! E continuei. E continuo.

    Eu gosto de escrever e o blog é um meio de dar 'asas' à escrita e de, ao mesmo tempo, manter um certa sanidade mental. E sempre aprendo algo com alguém e conheço outras gentes e outras vidas (ainda que virtualmente... mas parto do princípio que detrás de um blog está uma pessoa e não um android!)

    ResponderEliminar
  6. Sou homem. Não posso admitir que esses pensamentos já me passaram pela cabeça.

    ResponderEliminar
  7. Eu nunca fiz essa análise noutros anos, mas tenho notado que, no último mês, são sempre as mesmas pessoas a comentar, logo a coisa deve andar mal parada... Já cheguei a fechar o meu durante um mês, por causa de um "stalker", mas depois reactivei. O blog acaba por me tomar pouco tempo e dá algumas alegrias, por ténues e light que sejam ;)
    Beijinhos, boa quinta!
    Madalena

    ResponderEliminar
  8. Nunca pensei em fechar os meus blogs... mas já pensei em deixar de escrever!
    Não me interessa o que os outros pensam. Nem escrevo pelos outros. Escrevo o que me vai na alma, e utilizo a blogosfera como bloco de notas.
    Escrevo até um dia... porque também sou de luas!

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  9. como gostei de saber que essa lua também passou por aqui.

    ResponderEliminar
  10. O verão já tinha reparado, agora o Janeiro nunca tinha pensado nisso!
    Por falar neste assunto sabes o que é feito do bloguótico????

    PS: tu por favor não nos deixes tá?

    ResponderEliminar
  11. A pergunta também já surgiu por aqui, e é algo que reparo com muito mais atenção.
    Já pensei em encerrar o meu ou por em modo privado, sinto que as vezes sou invadida por pessoas que nao as conheço mas continua por aqui por outras pessoas que falamos praticamente todos os dias e por haver uma cumplicidade
    tenho pena de muito já fecharam as portas e outros estão a abrir pela 1º vez

    Beijocas
    Espero encontrar te por aqui durante muito tempo.
    Fazes parte da minha lista há muito tempo

    ResponderEliminar
  12. A blogosfera tem mesmo fases!
    Acho que muitos de nós já tivemos esse pensamento um dia de encerrar o blog, mas depois são tantas as coisas boas que o mundo virtual nos proporciona e tantas boas pessoas que conhecemos, que acabamos por mudar de ideias.
    :-))

    ResponderEliminar
  13. A blogosfera tem mesmo fases!
    Acho que muitos de nós já tivemos esse pensamento um dia de encerrar o blog, mas depois são tantas as coisas boas que o mundo virtual nos proporciona e tantas boas pessoas que conhecemos, que acabamos por mudar de ideias.
    :-))

    ResponderEliminar
  14. Também já ponderei fechar o meu blog um montão de vezes e por um montão de motivos. Mas acabo sempre por sentir falta de escrever e de viver este mundo virtual mesmo que seja um mundo de luas.

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Tem luas sim. E por vezes necessitamos de fazer uma pausa.
    Mas se pausares volta!!

    ResponderEliminar
  16. Para quem questionou se eu ponderasse a fechar o blog novamente ou a fazer uma pausa, desde já fica registado que uma hipótese ou outra se acontecer serão avisados. Só não acontecerá caso me dê a travadinha e não tenha como fazê-lo.

    Sónica,

    Não sei nada do Bloguótico, com muita pena minha, porque de facto - não desfazendo os demais - era um blogger que gostava imenso e tínhamos uma empatia mútua. Enfim, é a vida...

    Beijos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...