terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tin-tim por tin-tim


A poucos dias do Natal contem-me, como vai ser? Onde vai ser? Os preparativos? Quero saber tudo, tudo!

14 comentários:

  1. Pela primeira vez que me lembro, vou passar a véspera de Natal sem os meus pais. Para eles, a moeda de 5 cêntimos decidiu o dia de Natal. Vamos levar para a noite de consoada na casa dos meus sogros, um bolo de cenoura, um bolo de banana e uma tarte de maçã merengada e idem para a casa dos meus pais, tenho de fazer tudo a dobrar. Depois, vamos ver filmes, não vão haver prendas para os adultos, mais uma vez e ainda bem e pedi que não exagerassem na dose de presentes para a Txuguinha porque o principal é ela associar o Natal à família e não a presentes e ao Pai Natal.
    E esperemos que o mundo não acabe porque quero mesmo vir aqui ao teu blog na 6ª feira, faço questão, eheh!
    Beijocas nossas e conta como vai ser o teu também!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de continuar a ser em minha casa, pela primeira vez em 47 anos, o Natal vai ser passado com 3 "gatos pingados", sem a filhota mais velha (mas que estará com bons amigos, sem o resto da família (quando a "fonte" seca é vê-los a fugir) e sem amigos (porque este ano todos tinham compromissos assumidos).

    E eu que era a grande defensora do Natal, que vivia intensamente a data, que passava horas a decorar a casa (minha nossa, o tempo que eu passava a decorar a mesa de natal)só quero que a data passe rápido.

    Pelo menos nos Reis irei ter a casa cheia de amigos.

    Mas espero que todos vocês tenham um grande Natal. É a comemoração dos afectos e devem partilhar com quem mais amam.

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Não celebro ;)
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. O primeiro ano que passo só com o marido e o meu filhote... sem a minha filha... está a engolir um sapo grande para não chorar, mas vamos fazer o melhor para que seja fabulástico!

    Um beijo bom xxxx

    ResponderEliminar
  5. Este ano quero estar na minha casa, em paz e tranquilidade com o meu marido e piolho e a pulgita cá dentro.
    Vamos ter a visita do Irmão do meu marido e da Namorada e estamos só nós.
    Preparativos fazer os sonhos, a mousse, rechear a mesa com muitas iguarias, lareira acesa para dar um toque perfeito, Bacalhau e as couves.
    No dia seguinte não faço ideia como será, mas o cabrito já esta encomendado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. O Nosso Natal vai ser como sempre em casa da avó do meu marido, apesar de ela já ter partido há cerca de dois anos, mantemos esta tradição de família, primeiro jantamos em familia,um jantar/ ceia que se prolonga sempre muito, depois jogamos bingo ou loto e à meia noite começamos a abrir as prendas, todos têm prenda desde os mais novos até ao mais velho e depois lá pelas quatro da manhã vamos para casa. O dia 25 é para a minha família.
    Gosto muito desta noite de casa cheia e de ambiente familiar. :))

    bjs

    ResponderEliminar
  7. O meu natal estava para ser passado no Alentejo, mas vou passá-lo nos meus lados.Mas ia saber-me tão bem um Natal Alentejano...
    Como sabes, não dou grande importância a esta época,até porque para a minha família materna e para mim é uma caixinha de "surpresas"...

    ResponderEliminar
  8. Na casa de família, com a família do meu amor e a minha unidas.

    ResponderEliminar
  9. O Natal, e desde há 4anos, quando fiquei sem a minha irmã, é aqui em minha casa.
    As minhas sobrinhas fzem questão que seja sempre aqui.
    Então, e do Rio de Janeiro a caminho de Portugal, vem a minha sobrinha mais velha, com o filho de 4 meses (que não conhecemos) e o marido.
    Passa aqui a noite de Ceia, que ela adora, e segue, no dia 25 para a Guarda.
    Bom, tentamos viver o Natal com alegria e a saudade/recordação deles.
    A família é grande, há sempre alegria, comida, jogos, prendas.
    Já preparei (pobrezita, porque ainda não tive tempo para a decoração) a árvore de Natal.
    O Natal, aqui em casa, é sempre de muita conversa e animação (por vezes há algum silêncio...).

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eu vou para casa, no quentinho da lareira, mimos do pai e da mãe e companhia do irmão. Vinho do Porto, bacalhau, ma ou outra doçaria caseira, bolo rei e pao de ló e queijinho. Vinho maduro bom a acompanhar o do pai, piadas, historietas e peripécias relembradas, abraços e votos de repetir este dia assim muitas vezes e a família cresça, mas que a disposição e sorrisos se mantenha.

    E desej que sintas o memso no teu, com os teus :)

    Beijoo

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela vossa partilha. :)

    Sim Karochinha, claro que partilho também como vai ser o meu.

    Bom, este ano vai ser na casa dos meus pais - para variar um pouco, porque também só varia da minha casa para a dos meus pais. É para não enjoar -
    Confesso que adoro fazer lá, por tudo. Porque existe muita nostalgia da meninice...
    Assim sendo, e como sempre, tudo o que se come naquela mesa, desde os doces, à comida, é tudo confeccionado por nós, as mulheres da família. É a parte que também aprecio bastante. O convívio, as recordações que vêem à baila só porque sim. Basta uma puxar qualquer coisa e pronto, fica-se horas e horas a divagar...
    As "confusões", também fazem parte. Que é como quem diz, implicar-mos umas com as outras. Porque às tantas de tanta mulherada junta, a querer fazer tudo, obviamente que dá raia. E depois, a minha querida mãe, gosta muito de mandar e que seja depressa. Não contente, quando vê que as pessoas não estão a fazer exactamente como ela quer, vai, tira, e faz. Irrita-me pois claro. Mas no fundo, já sei que ela é assim. E confesso que só saiu do sério quando já me sinto cansada depois de horas e horas na labuta. Tirando este senão, tudo corre às mil maravilhas. E até com este senão, muitas vezes até nos rimos da minha mãe ser assim, e antes mesmo de começarmos a fazer as coisas, já nos lembramos que vai acontecer essa situação e nos rimos. O que fazer mais senão rir das tontarias e teimosias alheias?
    Depois, na véspera, é juntar todos os irmãos e sobrinhos para saborear o que nos deu tanto trabalho. E claro, cantar os parabéns à minha mãe que faz anos nesse dia. Depois, é o convívio natural de uma casa cheia de irmãos e criançada. Apesar de tudo acaba por existir muita alegria, cumplicidade, e só isso já vale a pena. Abrimos os presentes sempre antes da meia-noite. Porque são muitas crianças e muitas pequeninas e, a ansiedade deles torna-se extrema. Por isso optamos por ser assim.
    No dia seguinte, não sei ainda. Mas o mais certo, é almoçar novamente com os meus pais. Logo vejo. No entanto, confesso também que só faço Natal pela minha Zunfinha. O esforço que faço é por ela. O espírito natalício anda lá longe...

    Abracinhos

    ResponderEliminar
  12. Onde? em casa. Como? 24/12: jantarei com a mãe, depois - tal qual centenária - adormecerei no sofá a ver televisão... à meia-noite estarei, certamente, na cama; 25/12: cama-sofá, mais um sonho, mais um chá, sesta, mais um sonho, mais um chá, sofá-cama. Ah, e a neura!

    ResponderEliminar
  13. ADENDA: não cozinho, compro tudo feito!

    ResponderEliminar

  14. Essência, o Natal é o (re)encontro da família, e quando esta está longe, é bom vê-los e lembrar tudo o que faz parte da nossa vida.
    Os meus irmãos metem-se e gozam comigo, mas já faz parte da nossa convivência.
    Por vezes digo "mais um Natal tanto trabalho, tanta confusão", mas depois fica o sabor de que estamos todos bem que a há vida dentro de nós e que devemos continuar as tradições que os nossos pais nos incumbiram de continuar.
    É pela Zunfinha, mas também deve ser por ti, que mereces.
    Feliz Natal.

    Beijinho

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...