segunda-feira, 9 de abril de 2012

Enfim, só posso concluir que são invenções toscas.


Faz-me espécie quando oiço esta expressão "inveja da boa". Ora, inveja segundo consta faz parte dos não-sei-quantos pecados capitais, certo? Então, logo, tem uma conotação assim, para o negativo e afins. Agora, por carga-de-água é que alguém foi inventar de tentar, sim, tentar aligeirar a palavra? Inveja é inveja, ponto! Não tem cá boa ou má. Ela só por si faz-se apresentar. E não é por se enfiar a palavra boa que ameniza. Aliás, muito pelo contrário na minha óptica. Isto porquê? Porque assim que oiço "inveja da boa", automaticamente soa-me a falsidade! Matemático! E quando assim é, o melhor, é distância dos "bons fluidos". Porque desses, o inferno está cheio! 

Contudo, não há-de faltar muito, e vamos começar a ouvir "gula da boa", "avareza da boa", "raiva da boa", ódio da boa", e por aí fora. E isto, é tudo, mas tudo no bom sentido, pois claro está!

22 comentários:

  1. Realmente não deixa de ser verdade...eu costuma andar com inveja da boa...nas unhas :D :D é um verniz :P

    ResponderEliminar
  2. Está muito interessante este teu apontamento. Mas eu acho que entendo a expressão "inveja da boa" e até aceito que por vezes não nos devemos centrar demais no significado literal das palavras mas antes no significado que queremos com elas transmitir.

    Como tento colocar positivismo em tudo que faço e ver sempre as coisas pelo "bright sight", acho que consigo sentir "inveja da boa" quando me congratulo com a felicidade de um amigo por ter alcançado algo de bom que pretendo um dia também alcançar, consigo praticar "avareza da boa" quando consigo poupar dinheiro ao invés de o o gastar com futilidades, consigo destilar "raiva da boa" quando me empenho em fazer exercício físico chamando nomes à inércia e à preguiça... ahahahahaha

    Como vês é tudo uma questão de perspectiva!

    Beijinhos otimistas e bem dispostos!


    NOTA:
    A propósito de pecados capitais, tentei aqui à atrasado falar deles através de fotografias... mas não foi nada fácil.

    http://orquideasselvagem.blogspot.pt/search?q=os+sete+pecados+capitais&max-results=20&by-date=true

    ResponderEliminar
  3. kkkk é isso que aqui no Brasil chamamos de "tapar o sol com a peneira".

    ResponderEliminar
  4. tudo o que seja fácil de deixar passar o pecado ao lado, infelizmente...

    ResponderEliminar
  5. Isto das palavras e das conotações são tão subjectivos. Há muitos sentimentos como a preguiça, até a inveja que nem sempre são negativos. tudo depende da situação, da pessoa, da forma como as palvras são empregues.
    a inveja nunca deveria ser boa, concordo. Por vezes é empregue para expressar o quanto estamos contentes por essa pessoa e como gostariamos de estar no lugar dela naquela situação específica nada lhe desejando de mal. penso que é esta a inveja 'boa' a que se referem.
    Gostei da tua seleção de palavras.
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Pois, inveja da boa é um bocado estranho! Mas os pecados já não são o que eram: por exemplo, já li em vários blogs indicarem a vaidade como uma qualidade! Não era um pecado mortal?
    Beijinhos virtuosos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Bem exposto....já tinha ouvido essa expresão e achei que não era assim tão mau...mas agora vendo por este teu lado, concordo!
    :) Essência é uma mulher prática, ou é ou não é!!!
    má nada!!

    ResponderEliminar
  8. Não imaginas o que já me ri com este post e acho que tens toda a razão!

    (obrigada pelas palavras de apoio e carinho)

    Boa semana. Bj**

    ResponderEliminar
  9. A perspectiva da Orquídea não deixa de ser interessante. Faz-me lembrar a frase que digo sempre quando como qualquer coisa que sei que não devia comer "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe", ahahahahah


    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Inveja boa será aquela em que não se deseja mal ao próxima por sua conta, ou aquela com a qual se consegue viver sem destruir tudo ao redor! Digo eu...

    ResponderEliminar
  11. Ora nem mais! É igual a rematar frases com "Sem ofensa", não me cheira nada bem.

    ResponderEliminar
  12. Depende. Eu pessoalmente, até uso a expressão às vezes, sem qualquer tipo de maldade. Muitas vezes é algo que digo quando fico genuinamente contente por alguém e fico a pensar para mim que até gostava de estar no seu lugar, naquele momento. A expressão em si é algo estúpida, concordo, mas nem tudo o que as pessoas dizem tem necessariamente uma conotação negativa. O facto de querer algo para nós, não quer dizer de todo que não nos alegramos verdadeiramente pelo outro, e acho que é isso mesmo que a expressão transmite. beijo

    ResponderEliminar
  13. Acho que tens toda a razão. Também já ouvi e li isso por aí e mete-me mais impressão.

    ResponderEliminar
  14. A inveja nunca é boa mas se a pessoa tiver noção dela, pode sempre usá-la para se picar a si mesma, de forma a ter mais vontade de mudar e ser como gostaria.

    Beijoca e espero q tenhas tido uma Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  15. Inveja pode ser boa... não é bem inveja, nesse caso, é olhar para alguém como um exemplo a seguir em qualquer ponto.

    ResponderEliminar
  16. Vejo... "inveja da boa"="desdenhar"="querer ser/ter igual a..." e também acho que nas entrelinhas do sentimento, não agoira nada de bom!

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  17. inveja da boa ou da má é sempre inveja, ou não?
    kis .=)

    ResponderEliminar
  18. Agradeço as vossas explicações/perspectivas mas, continuo na minha. Isto porque para mim, inveja é inveja por tudo que expliquei no post. Não é pelo facto de se acrescentar a palavra boa que altera verdadeiramente a essência da palavra.

    Kiss ;)

    ResponderEliminar
  19. É uma daquelas expressões que se nos debruçarmos um pouco sobre ela, veremos que não tem nenhuma razão de ser.

    ResponderEliminar
  20. ahahahah..
    Claro! se é um sentimento negativo, nunca pode ser bom..

    ResponderEliminar
  21. E "saudinha da boa"?? óó o que eu gozo com isso!!!!!

    ResponderEliminar
  22. Opá ao tempo que não vinha aqui a tua 'casita' e quando venho fico sempre pregada a ler até onde me perdi ... mas este post, deixou-me aqui a rir baixinho, mas plenamente de acordo com tudo o que aqui citas-te ... :)

    'gula da boa', 'raiva da boa' ...... olha ri até me doer a barriga ...

    Um beijinhoo

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...