sábado, 10 de setembro de 2011

Decepção!


Daquelas...

Li o livro que tanto andei a evitar. Amei simplesmente por tudo existente em mim...
Estava doida por ver o filme. Sim, muito! Como também, andava doida por ver se as imagens assim como os lugares e tudo mais que tinha criado na minha mente. Pensava eu que, seriam fidedignos com aquele filme que finalmente tinha encontrado após andar de Fnac em Fnac a procurar algo que mais parecia um oásis. No entanto, quando dava por perdido, eis que se dá o encontro imediato. E, mal via a hora de pôr os meus olhinhos e os sentidos todos naquela história que iria passar de palavras e mais palavras, imaginação e mais imaginação, para acção concreta daquelas personagens que já moravam na minha mente.
Numa tarde de domingo, o tempo estava murcho como só. Convidada gritantemente por sofá, manta e tv. Não sendo tarde nem cedo, opto por ser naquele dia. Vi o filme com toda a atenção do mundo. Lembrei-me de cada deixa que estava igual ao livro. Cada momento mas, ao longo do filme fui-me apercebendo que não era igual. (Sei que nunca é), Mas bolas! Aqui foi flagrante as evidências constatadas! Desde o início ao fim. O fim então, foi qualquer coisa de surreal. Como mudam a história drasticamente do filme para o livro?! É que foi exactamente isso que aconteceu aqui! Fiquei decepcionada. Isto porque, gostei do livro. Mesmo não estando à espera do final do livro, consegui perceber a mensagem que a autora quis passar. Achei pertinente. O filme... pois, foi completamente o oposto. E quem não vê ambos (livro/filme), engole. Mas, quem vê os dois... deixa a desejar. Não pela história, mas sim pela incoerência de um para o outro. Contudo, é "aquele" livro. Tanto é que, durante algum tempo, irei textualizar pequenos apontamentos do mesmo. No entanto, não podia deixar passar em branco esta nódoa.

14 comentários:

  1. Só vi o filme mas agora deixaste-me curiosa para ler o livro...
    Chorei, MUITO, durante o filme. Talvez dos filmes em que chorei mais visto que tinha, já faleceu entretanto, um tio, (a melhor pessoa que tive na vida), com cancro...
    Marcou-me bastante!

    ResponderEliminar
  2. As adaptações das grandes obras literárias para filme deixam sempre a desejar. Um facto que já constatei há mais de 20 anos. E me parece que não existe uma única excepção à regra.

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos leste o livro, criaste as tuas expectativas, fizeste o teu filme.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. é um erro enorme ler um livro e depois pensar que o filme nos vai levar aos mesmo lugares que imaginamos no livro...é simplesmente diferente...não que os filmes sejam maus...mas são é incompletos perantes os nossos sonhos..!!!
    EU_SOU_EU...não sei porquê nao me consigo identificar...!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto sempre muito mais dos livros, os filmes geralmente são uma decepção...mas enfim...

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei bastante de ver o filme. Uma história muito emocionante! Faz-me lembrar os tempos em que eu lidava com as crianças de leucemia quando também tinha a idade deles.

    ResponderEliminar
  7. eu li o livro e adorei :) agora a o filme não vi e parece-me que nem va ver :)

    ResponderEliminar
  8. Sonhadora,

    Sinto muito.

    Quanto ao livro, vais adorar, concerteza!

    L.O.L.,

    E não avisaste?! LOOL

    Avon,

    Está confirmado que sim. :S

    Desejo,

    Sim. Pelo menos isso.

    Boa semana! :)

    Jota,

    Eu fiquei à toa! Mas, nada como tirares as tuas conclusões! :D

    Eu sou eu,

    Não diria que é um erro, até porque tens a noção que nunca é fidedigno. Isso eu tinha noção. Mas, o que me chocou foi que, transformaram alteraram e muito um do outro. Isso nota-se claramente. :)

    Supersónica,

    Eu gosto de ver os dois, pelos motivos que mencionei. :D

    Guida,

    Lê o livro. :)

    Palco,

    Se conseguires, vê. :D

    Kiss

    ResponderEliminar
  9. Também gosto que um filme seja fiel ao livro... ou vise versa! :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  10. Caso contrário... são duas histórias diferentes!! :)

    beijo
    Sutra
    P.S.: Esqueci-me de escreve isto no comentários anterior! :P

    ResponderEliminar
  11. Chorei horrores... ainda por cima no cinema.

    ResponderEliminar
  12. Não li o livro... Nem sei se vou ler.. Mas normalmente é assim, tal como já disseste, nunca é igual... E mesmo que fosse tudo quase igual as imagens que cada um cria ao ler um livro varia muito e dificilmente agradaria todos. :)

    Vi o filme hoje à tarde... E chorei muito... Pelo filme em si e sua historia mas também por tudo o que me faz(re)lembrar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...