sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vá, vá, vá!


Temos que (tentar), ver tudo pelo lado positivo.

Os transportes vão aumentar uma média de 15% a 25% (quando li a notícia, na minha ingenuidade, pensei que fossem aumentar os lugares dos autocarros ou coisa que o valha). Quando me caiu a ficha é que pensei: "Uma roubalheira!" Sim, um valente assalto aos nossos bolsos! Claro que sim!! Por ventura não me consta que temos subidas de ordenados (salvo os gestores públicos que continuam a ganhar mais que o Presidente da República), assim sem mais nem menos. Porém, quando há é assim tudo a conta gotas. Dão-nos 25€, descontam 20€ e quando por milagre apregoam que os ordenados vão aumentar, por exemplo, 1,5% ficamos todos contentes! Mas quando descobrimos que a taxa de inflação é sempre superior a isso ficamos outra vez na fossa porque o aumento que nos deram não serve para nada!! Mas... mas eu tento ver tudo sempre pelos dois lados e de como posso tirar partido das situações! Mesmo que o cenário seja negro, assustador, quiçá uma tragédia grega, mas não baixar os braços e muito menos ficar a lamentar-me. Ao contrário é que é de temer.

Os preços dos transportes aumentaram não foi? Assim como, logo, logo a gasolina, gasóleo e afins, não tardarão a dar o ar da sua graça com um novo e redondo aumento, certo? Que voltarão a fazer aumentar os transportes! Sem stress. Assim sendo, nada como voltar aos tempos da tranquilidade. Sim, andar mais a pé. Andar de bicicleta.
Agora pensam: "Pronto, a Essência endoidou de vez!!" (Risos)
E eu respondo: Não, não e não! Então, o sistema está um caos! Não dão condições às pessoas! Tudo ao nosso redor sobe, menos o ordenado para estarmos em pé de igualdade e fazer face aos contratempos. Posto tudo isto há que contornar com mestria. Atrevo-me (não me batam, por favor!), de incluir o humor porque para o sério e grave já nos basta o que temos em mãos. (Continuando a saga): Não temos dinheiro para pagar os transportes nem para andar de carro para nos movermos de um lado para o outro. Sim meus caros, hoje em dia não é um luxo. (Principalmente para quem tenha filhos ou viva longe de seus empregos)
Ora, quando tivermos que ir trabalhar e formos a pé ou de bicicleta (os que puderem comprar ou tiverem), e chegarem MUITO depois da hora, suados, descabelados e tudo mais, a picarem o ponto e dizerem "Olá boa tarde e até amanhã!" pode ser que as entidades patronais assim como o estado, (depois de começarem a sentir na pele os danos colaterais dos seus actos), abram a pestana e pensem no que andam efectivamente a fazer. É que de certa forma é um protesto que se faz, mas mais inteligente, digo eu!

Custa, claro que sim! Mas quem disse que seria fácil?

20 comentários:

  1. Aumento de 1/5% nos ordenados? Eu já me contento se não cortarem o meu, uma vez mais.

    É uma medida inteligente a tua. Então eu que moro a 22 Kms do meu local de trabalho deve ser um must...

    :)

    ResponderEliminar
  2. Vivemos numa sociedade que está acente sobre um colosso de consumo energético! Esta sociedade tem-se alimentado de forma insaciável de energia seja energia de origem fossil ou outra! Fomos crescendo enquanto sociedade à medida que o acesso à energia se vais disponibilizando devido ao avanço da tecnologia! Mas virá o dia em que será a insustentabilidade do sistema energético vigente, nos irá consumir! Este consumo energético é incomportável! Apenas começa a fazer alguns estragos...

    beijo
    Sutra
    P.S.: Quando li a notícia pensei que iriam passar mais 25% de autocarros à minha porta! :D

    ResponderEliminar
  3. É uma boa lógica sem dúvida. e eu tenho a sorte de trabalhar a 10mins a pé de casa. Poupo gasolina, gasto sola dos sapatos.
    Kiss *

    ResponderEliminar
  4. Ora bom, acho que é desta que vou mudar de ramo e dedicar-me à venda de bicicletas e calçado desportivo, na ânsia da tua perspectiva convencer muita gente e, com isso, render uns trocos para o meu lado! :p

    ResponderEliminar
  5. É um país ao contrário. Os remediados andam de carro e os ricos de transportes públicos.
    Bj** e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  6. Eu vejo cada vez mais o meu futuro por um canudo. Por vezes ponho-me a pensar que mal fiz eu para ter de viver isto tudo, pelo que vejo isto vai ser a minha vida. Tenho 17, quase a fazer 18 e desde aproximadamente os meus 10 anos que ouço que isto está difícil. E mesmo antes dos meus 10 a minha vida não era fácil.
    Não sei onde isto vai parar e o que me está a parecer é que isto tudo tem de cair, para haver um recomeço, do nada, ou seja, isto ainda vai ficar pior.
    Gosto muito do meu país e da minha cidade, e se há alguns anos estava fora de questão tornar-me emigrante, cada vez mais me parece a decisão a tomar. Não nado em dinheiro, mas se ficar aqui, bem morro de secura!
    Por outro lado, vejo que nos outros países a situação também não está famosa. Oxalá descubram um planeta com vida quando eu sair da universidade, para arranjar logo trabalho e ver se me sucedo melhor que aqui!

    ResponderEliminar
  7. Uma óptima ideia, mas se eu for de bicicleta para o trabalho, tenho de me levantar às 5:30, e sair de casa ás 6 e tal para chegar às 8:15 ao trabalho, a 16 km da cidade.
    Depois, há os dias de Inverno.
    Essência, se pudesse, trocava as rodas do carro pelas minhas pernas.~Gosto de andar a pé , faço tudo o que é possível caminhando.
    Mas já pensei fazer as contas e, se compensar, começar a ir para o trabalho de autocarro.
    Vamos ver como vão funcionar a troca de carros/boleias depois das férias.
    Isto não está fácil. E os compromissos estão em 1ºlugar.
    :)

    ResponderEliminar
  8. A expressão "tragédia grega" teve aqui uma aplicação perfeita lolol

    **

    ResponderEliminar
  9. E porque em vez de se aumentar preços não se cortam nos ordenados dos chefes, administradores ou coisa que valha? Ou mesmo porque não despedir os chefes? Eles pouco sabem fazer para além de ganhar dinheiro e distribuí-lo mal!

    ResponderEliminar
  10. Deviam começar com a tua ideia os grandes. Além de darem o exemplo sentiam o próprio veneno.

    ResponderEliminar
  11. Encontrei uma excelente solução depois de ler uma notícia no site do Governo. E se formos pedir ao Senhor Primeiro-Ministro que nos empreste alguns dos seus 14 motoristas a fazer serviço de táxi gratuíto? Ele não deve precisar de todos, todos os dias, ao mesmo tempo. E os carros são bem mais confortáveis.

    :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei a tua ideia e andar de bicicleta é não poluidor e queima calorias!!!
    Mas...Acho que a revolução assim também tem os seus contras porque, quanto ao chegar atrasado iria haver imensos despedimentos...e com a nova lei, está bem fácil despedir...

    ResponderEliminar
  13. resumindo tudo...estamos fodidxx e de borla

    ResponderEliminar
  14. Adorei conhecer seu blog e ler um pouco dos textos, Vou estar voltando sempre. Convido a conhecer meu blog. Gostei muito do texto atual. Acho que as coisas vão piorando a cada dia. Perdi a esperança em melhoras no nosso País. Deixo um abraço e desejo de um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. É um absurdo. So vai piorar :/
    Beijokas

    ResponderEliminar
  16. Sim, concordo quando dizes que temos que ver o lado positivo... por mais difícil situação que estamos a passar. Sem esperança não há nada a fazer, e tudo o que precisamos é isso e ideias! Esta situação também serve para abrirmos os olhos para empenharmos em saber contornar situações como esta. Se conseguimos? Claro que sim. ;)

    ResponderEliminar
  17. Não é pelo voto que, em democracia, se muda para melhor?
    Não houve eleições há dois meses?
    Então? Não vejo onde é que está o problema...
    Calma, o governo vai criar um título de transporte para os mais pobres.

    ResponderEliminar
  18. NI,

    Risos... 22 kms a pé ou de bicicleta, ficavas fina em três tempos.

    A tua ideia, quanto a mim parece bem, mas acho que o egoísmo anda ao rubro.

    Sutra,

    Eh lecas! Mas temos aqui um comentário do Sutra muito profundo sobre o assunto. Eu li bem?!
    Já o PS... :p

    Palavra,

    O que custa mais? A manutenção do carro, ou um passe ou uns sapatos de quantos em quantos meses? ;)

    Bloguótico,

    E não fosses tu um sacaninha e não vias onde tirar partido das situações! :P

    Tanita,

    Isso acontece no meio de Lisboa. Porque de resto, não vejo isso acontecer. :)

    ME,

    Parece que durante muitos anos, ou seja, os nossos filhos e netos irão continuar a pagar esta factura. :(

    Desejo,

    Risos... foste ao oposto do que escrevi, mas entendo a tua perspectiva. Claro que sim! ;)

    Lyn,

    :)

    Enfant,

    Isso era o certo, mas sabemos que está longe de acontecer... :-o

    Popoca,

    Não teriam sede ao menos. LOOL

    Supersónica,

    Teriam que ser todos em massa em fazer isto. Pois a união faz a força! Porém, não passa de uma ideia... ;)

    mythic,

    É isso mesmo! :)

    Smareis,

    Sem dúvida! :(

    bem-vinda ao Roupa Prática! :)

    Pusinko,

    Achas mesmo que sim? Opiniões! ;)

    Isto não passa de uma ideia doida da Essência, mas levado a cabo TODOS não sei não se não resultava. Afinal, seria mais um protesto como tantos outros que há por aí vira e mexe.

    Guida,

    :D

    Fofinho,

    Risos... acreditas no Pai Natal. :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. As pessoas da minha idade são forçadas a pensar no seu futuro e a reflectir, mesmo que não queiram :S.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...