terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Resumidamente...



Digam-me, que significado tem para vocês a época natalícia? Como vêem a troca de presentes e qual o vosso doce da época favorito?

A minha opinião sairá no post a seguir. Porém, posso-vos adiantar que as rabanadas são a perdição da Essência.

28 comentários:

  1. Para mim não tem qualquer significado especial, não ligo nenhuma ao Natal. Até há uns tempos atrás era sinal de férias e descanso, agora é apenas um dia em que saio mais cedo do trabalho.
    No fundo, acaba por ser mais uma noite como tantas outras em que me reuno com pai e irmãos.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente já gostei mais no Natal do que gosto agora! São momentos em que me faz muita falta quem já não está entre nós. De qualquer maneira adoro ter a família reunida, cozinhar e fazer doces para todos, sendo o Natal um dia para isso, adoro:)
    Sou perdido por coscurões:)

    ResponderEliminar
  3. A época natalicia para mim representa a familia essencialmente, e as pessoas que nos são mais queridas. Representa também luz, cor e alegria.
    A troca de presentes é, nada mais, do que podermos ver a alegria das pessoas que amamos - eu não costumo oferecer presentes a pessoas que não me são verdadeiramente próximas.

    Os doces... ui ... as fatias douradas, mas umas especiais, o bolo rei, os sonhos de abóbora com calda, os fios de ovos, etc, etc e tal...

    ResponderEliminar
  4. Não ligo muito a prendas no valor material que têm, mas sinceramente, gosto de as receber, no sentido de que é uma forma de mostrar que as pessoas gostam umas das outras, quando as palavras falham. A preocupação em comprar algo que a pessoa goste, etc. :)
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  5. Eu pessoalmente nunca gostei muito da época natalícia, comecei a dar mais importância depois do nascimento dos meus filhos, o que não quer dizer tenha começado a achar todo este reboliço interessante, não, pelo contrário!
    Cá por casa quem organiza sempre é a minha sogra, porque estou sempre a refilar pela quantidade de coisas que se compra para a mesa, sem contar com as que fazemos.
    O que eu gosto é o bolo rei, de resto tudo o que for muito doce não é comigo.

    Beijocas

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Já vivi muito mais o Natal, já o senti muito mais. Hoje em dia, acho que as pessoas tornaram esta época basicamente no consumismo. Mas penso que quando tiver um Joãozinho a correr lá por casa, a coisa muda para mim.


    O doce... pão de ló molhado. Ai... não posso.

    ResponderEliminar
  7. ...é melhor eu não dizer...

    LOL

    :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto da gastronomia de Natal (na verdade gosto da comida de todas as épocas, uma vez que sou o que normalmente se chama um bom garfo), mas especialemente da roupa-velha, do bolo-rei, das rabanadas e dos formigos.
    Quanto aos presentes, dizem-me muito pouco. Na minha família não há tradição de grandes gastos com presentes. A família reúne-se à volta da mesa no dia 25, mas algo simples.

    ResponderEliminar
  9. Sempre fui muito apegado a esta época. à magia, às luzes, ao espírito... Abomino a troca de prendas apenas porque sim! abomino! Detesto os jantares de natal em que temos que levar uma prendinha simbolica, para a pessoa k a recebe ter kk coisa para deitar fora kd chegar a casa...
    È puro consumismo, e serve apenas para satisfazer os desejos insaciáveis de alguns...

    Sejam amigos... e façam alguém feliz! Eu ontem fiz alguém feliz:)

    ResponderEliminar
  10. Natal??? Ui... vai sair daqui BOMBA!! AHahha

    Hummm... pois... cá vou deixar a minha opinião!
    Se partir do principio que Natal corresponde ao nascimento de Jesus, não vale a pena festejar porque ele nem sequer nasceu nessa altura! Se eu considerar que Natal é para passar um BOM momento com a familia, dar presentes, etc... também não festejo porque não preciso DUM DIA para isso! Faço-o frequentemente e com mais qualidade/sinceridade durante o ano quando me apetece!!
    Conclusão... respeito todas as crenças, respeito quem goste e o festeje mas eu NÃO FESTEJO O NATAL... porque para mim não faz sentido! ;)~

    E esta hei? Desta secalhar não estavas na espera... Ajhahaah

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro o Natal!! Acho que é uma época de união familiar e eu dou muito valor a isso, embora hoje em dia se torne numa época de consumismo.
    Adoro oferecer prendas, pareço uma criança :)
    E sem dúvida que as rabanadas são as minhas eleitas...

    ResponderEliminar
  12. Para mim o Natal é sinónimo de estar em família. É a única coisa que realmente tem valor para mim. Obviamente gosto de presentes, mas gosto ainda mais de dar...e mais ainda de os escolher em função da pessoa. Contudo não vejo nos presentes um fim, para mim são absolutamente dispensáveis, desde que esteja rodeada das pessoas que quero. Quanto aos doces...no meu país o Natal é um pouco diferente e não há assim tantos doces típicos da época como aqui...por não dizer que ninguém na minha família faz doces...por isso de certa forma saltamos esta parte.:)
    beijo e felizes festas!

    ResponderEliminar
  13. Em tempos o Natal era uma altura muito especial, diria mesmo que era mágico, quando era criança o Natal era passado com toda a familia que estava próxima, eramos muitas crianças e a brincadeira reinava, acho que nessa altura ainda acreditava no Pai Natal.
    A partir do momento em que vim morar em Portugal toda essa magia do Natal desapareceu... Talvez porque tenha crescido também mas, principalmente porque sentia saudades e falta de todo aquele ambiente alegre e descontraído que era o Natal com os meus primos.

    Hoje em dia não ligo nada ao Natal... De tal forma que nesta altura do compeonato ainda não tenho prendas compradas e nem sequer a árvore de Natal montada...
    Acho que não é preciso ser Natal para nos lembramos dos outros... Não gosto da hipocrisia e do consumismo que está ligado ao Natal.

    Doces da época de Natal??? Gosto muito de cuscurões (acho que é assim que se escreve).

    Bem, para quem não comentava à muito tempo hoje escrevi demais... ah ah ah

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Qualquer presente arranca um sorriso a uma criança... qualquer sorriso de uma criança é um presente para mim!! :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  15. Eu ADORO a comida da minha mãe e os doces que ela faz! Este Natal vai ser estranho para mim...mas depois contarei..

    ResponderEliminar
  16. curiosamente no meu estamine as 2 proximas ediçoes do debates serão siobre o natal.

    bem quanto a doces eu não ligo muito a doces, de resto é com já disseram o estar com a familia

    ResponderEliminar
  17. O natal é para as crianças. O meu doce é os sonhos. Bjs

    ResponderEliminar
  18. olá! Eu gosto da época Natalícia, mas não por causa dos presentes, porque presentes não significam nada para mim. O que eu gosto é de ver os mais pequenos admirados com os embrulhos, de ver os meus 6 anões a desembrulharem os presentes, de estar com os mais pequenos, já que os vejo pouco, durante o ano ( por não viverem na mesma cidade do que eu ), de estar com a família. O meu doce preferido são os formigos. Na minha família, a doçaria é muita, porque os meus primos não apreciam a doçaria tradicional. Para além dos sonhos, das rabanadas, dos formigos, do bolo rei, existe sempre uma mousse de chocolate, gelatina, um cheese cake, bolo de chocolate, e muitas mais sobremesas. beijos

    ResponderEliminar
  19. Natal é para estar junto da familia. As prendas são para as crianças. Os adultos é exagerado. Não é preciso chegar ao natal para oferecer prendas as pessoas que gostamos. O natal hoje é vivido como uma obrigação. O doce que gosto é cuscurões. Beijo linda.

    ResponderEliminar
  20. Gosto do Natal mas posso dizer que já gostei muito mais. Em criança era tudo tão mais engraçado e tinha tudo tão mais sentido... Enfim actualmente continua a fazer sentido mas já não é vivido tão intensamente.
    Quanto aos doces, eu que sou tão gulosa, adoro-os a todos (ou quase todos). Não me ocorre o nome de nenhum em particular mas digo-te que não sei dizer que não a um belo de um docinho. :D

    beijinhos***

    ResponderEliminar
  21. O natal na minha familia é vivido como uma tradição. O perú. Os tipicos doces. As prendas são abertas na manhã de 25 de dezembro. Um familiar por ano que se veste de pai natal para de manhã dar os presntes as crianças. É vivido esta época com muita emoção.
    O meu doce favorito é o tronco de natal.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  22. Obrigado :)

    Bem: eu não gosto do natal mas... feliz passagem de ano :)

    ResponderEliminar
  23. Gosto, pelas crianças. Pelas noites frias, pelas iluminações, pelos doces, pela família.
    Já tive Natais belos. Agora são mais serenos. As crianças cresceram.
    :) desejo

    ResponderEliminar
  24. Acho o natal uma chulice.

    ResponderEliminar
  25. Família, família, família alargada...
    Quanto a doces: Rabanadas always!
    beijinhod

    ResponderEliminar
  26. O meu doce favorito são as azevias. Em relação à troca de prendas já não ligo muito. Actualmente delicio-me a apreciar, o ar de encantamento e alegria do meu filho, enquanto abre as dele. Mas o Natal para mim é uma época fantástica que sempre adorei e continuo a adorar.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  27. Eu adoro o Natal! Adoro comemorá-lo em família juntinho à lareira, adoro o facto de as crianças se extasiarem com as prendas, das luzes, dos doces, enfim de tudo! Eu adoro pão-de-ló, apesar de não ser um doce lá muito típico do natal, mas lá está é intemporal. Mas também aprecio umas boas filhozes e rabanadas.

    ResponderEliminar
  28. Obrigada a todos pelos vossos comentários. As vossas perspectivas! :)

    A minha resposta segue-se no post a seguir.

    Beijos ;)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...