sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mesa posta


Ao pôr a mesa veio-me uma questão parva mas que ao mesmo tempo tem a sua lógica ou não. Porque raio existem talheres, pratos e copos para tudo e mais alguma coisa? É talher de carne e peixe. É prato raso, sopa, massa e sobremesa. É copo de água, vinho tinto, branco, champanhe. Caramba, um só não faz o mesmo serviço?! A comida e a bebida ficam com um sabor especial com a mudança de talheres e copos?! Não me parece de todo. Ou será puro marketing para vender e nada mais?

20 comentários:

  1. o que vale é que issso so existe em cenas mais formais, no dia a dia não é tao necessario.

    acho que é tudo uma questao de etiqueta.lol

    ResponderEliminar
  2. É mesmo, querida. Até porque sinceramente aquelas facas do peixe não dão jeito nenhum a cortar, ou pelo menos assim me parece a mim. :p
    Tenho essas tretas todas, mas arrumadas, que no dia-a-dia é talher normal e pronto.
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está uma bela questão....só mostra que és práctica, simples......e económica!

    Eu tenho um faqueiro enorme e completo e está guardado na...arrecadação!!! deve ser porque nunca percebio muito bem o propósito de colocar tanto apetrecho e utensilio nma mesa onde é suposto estar tudo descontraído e a conviver, sem stresses e etiquetas!

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que isto é como a questão de: Porque servimos coisas diferentes em pratos diferentes, se ao fim e ao cabo vai-se misturar tudo dentro do nosso estómago?ahaha Ou então...Porque existem guardanapos de papel brancos, outros estampados e outros de tecido? Se servem para a mesma coisa, porque não usar sempre os de papel em vez de dar-nos ao trabalho de lavar os outros e tê-los sempre impecáveis? Ou então...porque usar pratos de porcelana, se podemos comer nos de papel que depois se deitam fora em 3 tempos e até nos poupam trabalho? Ou então...porque há pessoas que insistem em acender velas, se se podem limitar a ligar a luz?lol
    Lá está...os mil talheres e copos têm a mesma função - criar um certo ambiente ou clima...diferente, dar um estilo diferente ou desfrutar mais da comida. Tudo depende da ocasião. Eu pessoalmente sou das pessoas que gostam de comer em pratos giros e ter uma mesma posta como deve ser, quer seja de uma forma mais despretenciosa ou de uma fforma mais formal. A sensação é completamente diferente. Mas pronto, é uma opinião pessoal:)
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Ahahaha Já ri-me tanto com este post que não queiras imaginar. Logo tu que és toda não me toques com as etiquetas, com tudo direitinho. Gostas de combinar tudo e é velas, incensos e a mesa posta ao pormenor. Quando vamos a tua casa parece que estamos num restaurante. Hahaha Queres é saber se existem mais pessoas como tu isso é que é. És tramada.Hahaha

    Eu é que não ligo a nada disso. Como disse uma ai em cima, se fosse tudo de plástico era o melhor.

    Como vês, tens mais como tu! Hahaha

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Pois,estão aí umas perguntas bastante pertinentes...mas vamos supor assim do nada,que chegas a um restaurante bastante conceituado e pedes um vinho tinto,delicias-te com ele e logo a seguir dá-te uma enorme sede,pedes uma água que supostamente vais beber na outra taça limpa que se encontra ao lado da taça do vinho,porque ao olhares pensarás rapidamente..humm sabores totalmente diferentes e sem possibilidade de misturas..os conjuntos de taças,talheres,copos,etc fazem muito sentido..até no paladar da comida.ou então andariamos constantemente a limpá-los em pleno restaurante ao mudar de prato..risos..o que não convinha...bjs

    Iva

    ResponderEliminar
  7. Kika, a Essência gosta de receber bem as pessoas e naquelas situações especiais. E isso ela faz bem. O que parece é que ela fala no dia a dia. Acho eu. E isso ela é prática. Eu é sempre. Kakaka
    Que grande confusão. Kakaka
    Estou certa Essência?

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso de uma mesa assim...é muito elegante.E em certas ocasiões é necessário..
    ps.adorei este post

    bjs,Iva

    ResponderEliminar
  9. Isto já está a dar molho! Hehehehe
    Ninguém já se entende.

    Essência como ficamos afinal, gostas ou não das etiquetas? É que a Kika e A rapariga não se entendem. Hehehehe.

    Eu num restaurante ligo. Em casa não. No dia a dia muito menos. Quanto mais prático melhor. Para complicar já basta a vida.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  10. Não sou entendida no assunto, mas penso que os copos dão outro paladar ás bebidas... a taça do champanhe tem de ser estreita provavelmente pela espuma, tal como os finos... talvez... lol

    ResponderEliminar
  11. Ai, ai. Que a menina não é nada chique. Então a essência não sabe que é tudo uma questão de etiqueta? ;)
    Mas eu confesso, que os copos a mim fazem-me diferença, quando bebo vinho tem de ser no copo certo.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  12. Eu sinceramente no dia a dia não ligo nenhuma, mas em algumas ocasiões lá vou ao armário, quanto ao talher é igual, mas o faqueiro "xpto" está na arrecadação...lol, o que vale é que não o tenho que ir buscar muitas vezes...

    Mas gosto de ver tudo aprumadinho!

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. O que eu gosto da faca do peixe... para passar a manteiga no pão!!!

    ResponderEliminar
  14. Tive um colega (daqueles colegas que fazem sempre de bobos da corte) que um dia fomos almoçar e ele assim que se sentou à mesa e viu tantos talheres, saiu-se logo com esta:
    Ena pá, pa comer um bitoque é preciso tanta "farramenta?" :PPP

    ResponderEliminar
  15. Eu cá quando como tenho sempre o hábito de limpar a faca com a boca. Seja em casa ou no restaurante. Por isso etiquetas não é comigo. Hahaha

    ResponderEliminar
  16. Concordo. Tanta coisa não sei para quê.
    *

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho os talheres de peixe e outros para a carne; e na verdade os de peixe até fazem um certo sentido, porque eu não preciso de uma faca para cortar mas sim para separar, e é por isso que tem a forma de espátula.

    Em relação aos copos de vinho tinto, sempre me disseram, que utilizam um copo mais largo para que haja uma melhor libertação no aroma e também é uma forma de apreciação visual; e o copo para vinho branco é servido em copos estreitos para preservar o aroma "leve".

    ;)

    beijo

    ResponderEliminar
  18. Sabes que agora que perguntas dou por mim a interrogar-me também! De facto é uma grande palermice... o que a evolução dos tempos nos obriga! ;)

    ResponderEliminar
  19. Acho que de vez em quando todos temos destas interrogações assim... um bocado sem porquê! Mas de facto, embora eu não saiba explicar, parece-me que faz um certo sentido haver tamanhos e formatos específicos para as coisas. Por exemplo, se usássemos apenas pratos rasos, como era com a sopa? Se fosse ao contrario, como seria para utilizar os talheres de forma adequado num prato de sopa? Comer sobremesa num prato de refeição acaba por ser um desperdicio... das duas uma, ou comemos em demasia ou estamos a sujar um prato grande que temos de lavar todo, quando na realidade só 15% do mesmo fora usado...
    Os talheres e nos copos acaba por ser a mesma coisa... digo eu!
    beijos e boas divagações

    ResponderEliminar
  20. Meninos/as,

    As questões foram colocadas para o nosso dia-a-dia. Alguns de vocês não foram às entrelinhas do post. :P

    Riga,

    Ora nem mais! ;)

    Bs of life,

    Risos... somos duas! :D

    Karocinha,

    No dia-a-dia sou muito. Ou seja: quanto mais prático melhor. Em ocasiões especiais... ai o caso muda de figura. ;)

    Mona Lisa,

    Risos... és das que não leu nas entrelinhas! :P
    No entando, obrigada por partilhares a tua visão pela decoração/arranjo de mesa. Gostei do que li! :D

    Kika,

    E tu nem imaginas o que me ri com o teu comentário. LOOL

    Bom, vamos por partes!

    O teu "não me toques" a mim soou a um elogio. :P

    Sim, gosto de tudo ao pormenor, mas como disse à Karochinha e como sabes, regra geral, gosto de ser prática, pois facilita e muito o dia-a-dia. :D

    Iva,

    Mais uma que não leu nas entrelinhas...

    Compreendo o teu comentário e dele só posso responder que nós temos que nos moldar consoante as situações e ambientes! Matemático! ;)

    A rapariga,

    Risos... a que foi exactamente nas entrelinhas do post! :P

    Certíssima cara Rapariga! ;)

    Vasco,

    Moldo-me as situações e ambientes, como respondi à Iva.

    Sim tens razão! Para complicações já nos basta a vida... :D

    Caia,

    Presumo que sim! ;)

    Belladonna,

    Risos... e mais uma que não leu nas entrelinhas! :P

    Sem dúvida que sim! ;)

    Baldocas,

    Exactamente! :P

    Velho do Restelo,

    Mesmo do contra! LOOL

    Fresco e Fofo,

    Presumo que tinham ido a um restaurante todo xpto. Se sim, espanto terem bitoques! :P
    Bom, pensando melhor, hoje em dia com a crise já muitos restaurantes mais "in" têm a ementa do dia. Ora não... LOOL

    Pipoca Crua,

    Risos... agora fizeste lembrar alguém que conheço que tem esse hábito que deixa-me doida quando o faz ao pé de mim... :P

    nuvem.de.algodão doce,

    Risos... ;)

    Guida,

    E mais uma... :P
    No entando, também gostei do teu comentário! :)

    Só Avulso,

    LOOL ;)

    Su,

    E mais uma...
    Concordo com o teu comentário. Obrigada por partilhares comigo. :D

    Beijos tolinhos/as

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...