sábado, 19 de junho de 2010

Traição

Por norma, uma mulher tem mais facilidade em perdoar uma traição. Porquê? Por ser mais sensível? Por ser mais lamechas? Por não ter amor-próprio?
Um homem quando perdoa, automaticamente se ouve: "corno manso! Otário e afins..."
Porquê?! Qual a diferença?
E quando não se perdoa é porquê? Porque é de macho ou de mulher convicta?! O que está por de trás destes conflitos?

São várias questões que quanto a mim me fazem espécie, admito. Por isso deixo-as no ar, e se alguém as quiser agarrar, ora, pois então.

22 comentários:

  1. Eu agarro para dizer que não perdoava! Quem ama não traí, não mente. Quem ama, não sente necessidade de procurar fora. E se faz é porque não gosta e não respeita a outra pessoa e assim não merece o perdão. Quem trai, tem consciência do que faz, para o que vai e as consequências que irá ter, por isso não se pode queixar.
    Acho uma falta de respeito esses comportamentos.
    E sobre o corno manso, lamechas, acho que é da praxe dizerem. já sai da boca sem pensar muito o porquê. acho eu...

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu às vezes pergunto - me se perdoava uma traição.Nunca consigo ter uma resposta clara... Espero é nunca ter de me confrontar realmente com a situação...
    bj

    ResponderEliminar
  3. Quando se gosta, tudo supera. Mas o ressentimento deve ficar, digo eu. Dificil questão.

    ResponderEliminar
  4. Essa ideia realmente existe, que os homens perdoam com mais facilidade, mas olha que eu tenho visto precisamente o oposto. Tenho alguns amigos que depois do que aconteceu já nem fisicamente conseguiam estar com a namorada e criaram uma aversão enorme, quanto mais pensar em manter pelo menos uma amizade ou algo do género. Até hoje não conheci nenhum homem que tivesse sido traído e tivesse ficado na mesma com a namorada. E ainda bem, significa que têm amor próprio...que é mais importante que qualquer outro tipo de amor que possamos sentir. beijo

    ResponderEliminar
  5. Ora bem... encarando a traição amorosa... O perdão, é uma questão cultural. Era usual as mulheres perdoarem as traições dos maridos... até pela outra questão cultural: "Porrada nos cornos!!!" enquanto ao homem ficava a vergonha... e o embaraço! Eram outros tempos, era o tempo em que as mulheres ficavam em casa (a maioria não trabalhava)e como tal "perdoava" o DONO da casa... e logicamente se o HOMEM mandava na casa, na mulher e nos filhos, nunca seria bem visto um Homem que perdoasse uma traição, pela restante comunidade "machista"! Basicamente era isto que acontecia... e ao longo do tempo... a coisa que mais mudou, é a mulher ter saído de casa e trabalhar e o Homem ter deixado de ser o DONO da Casa, mas... continuamos a viver numa sociedade desigual! Um HOMEM "come" muitas mulheres e é visto como um engatatão, um playboy... Uma mulher "come" vários homens e é uma puta uma vadia!!!
    Finalizando... é tudo uma questão de cada cabeça... sua sentença!!!

    Fugindo um pouco à questão, mas continuando na Traição Amorosa, a minha experiencia diz-me que a maioria das mulheres que trai, é motivada, simplesmente por "responsabilidade" do companheiro... a maioria dos homens trai simplesmente porque a oportunidade surge!!!

    Mais grave que uma traição amorosa... é uma traição entre amigos!!!

    ResponderEliminar
  6. Nunca me vi nessa situação mas já vi muitas perdoarem... Não sei explicar, depende de muito factores, digo eu

    ResponderEliminar
  7. A gremlin,

    Compreendo o teu ponto de vista, mas aqui quero ver no geral e não num caso pontual e sendo assim, não se pode ser tão linear...
    Obviamente que a traição é algo feio, cruel no sentido de se estar a enganar outra pessoa, mas o porquê que a pessoa chegou a esse ponto? Porquê que sentiu necessidade de procurar fora? São questões pertinentes e que há que levar em conta em cada caso específico.

    Sofia,

    É uma realidade que ninguém gostaria de passar... e acredito que nenhum dos papéis é confortavel...

    Vasco,

    Não percebi o teu raciocínio :S
    "Quando se gosta, tudo se supera. Mas o ressentimento deve ficar, digo eu."
    Vamos por partes: se superaste como é que o ressentimento fica?! Isso quer dizer que te estás a enganar a ti próprio e estás a passar por cima do teu amor-próprio em prol de um amor/relação que já não tem solução porque já foi minada com o ressentimento, mas que não queres-consegues-admites sequer que seja o contrário! Será esta leitura a mais correcta da tua citação?...

    Mona Lisa,

    Não! O que escrevi no post é o oposto! Que as mulheres perdoam com mais facilidade.
    Seguindo o teu raciocínio, na minha óptica, se deve aplicar para os dois lados! Claro que cada caso é um caso e estou a generalizar...
    Como diz um velho ditado muito sábio pelos vistos: só quem está no convento, sabe o que lá vai dentro...

    Velho do Restelo,

    Bom, vamos por partes:
    Quanto aos antepassados, ainda bem que as mentalidades mudaram! Antigamente a lei da força e da censura prevalecia. Hoje se grita aos quatro ventos as injustiças que antes eram normais e usuais...
    Outro ponto que citaste: que o homem é o macho e a mulher a puta quando há engate! Bom, isso nos dias de hoje até é ridículo! Quando já foi tanta atrocidade dismistificada e só esses adjectivos é que prevalecem na ideia das pessoas tacanhas que provavelmente lhes convém manter esse estereótipo entre os sexos...
    E para finalizar! Não percebi de todo esta frase: "Mais grave que uma traição amorosa... é uma traição entre amigos!!!"
    Qual a diferença?! Independentemente do amigo/companheiro e relação/amizade a traição é que prevalece! :S

    ResponderEliminar
  8. Pink poison,

    Sem dúvida! Mas essas pessoas que viste a perdoar e até as que trairam, qual o teu pensamento para tal atitude de ambos os casos?

    ResponderEliminar
  9. Acho que as mulheres perdoam mais facilmente uma traição do que os homens, porque são mais ingénuas e muitas sonham sempre em "viver um conto de fadas com o seu príncipe encantado", nem que para isso tenham de perdoar inúmeras traições.

    Na minha opinião, os homens têm muito medo de perdoar uma traição, porque eles pensam sempre que se as mulheres os trairam foi única e simplesmente por questões sexuais e isso afecta em muito o seu ego.

    Mil pétalas...

    ResponderEliminar
  10. Ahaha Sim essência. Troquei-me todo. Nunca me vi numa situação dessas e por isso baralhei-me todo com a explicação. Concordo com a Irina. Nós homens não suportamos a troca quando o assunto é sexo, mexe com a nossa virilidade. E isso para um homem está acima de qualquer outra coisa. Certeiro.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  11. Também compreendo o que dizes e respondendo as tuas perguntas, uma pessoa que procura outra fora de uma relação é porque não tem em casa, porque há falta de dialogo e de contacto fisico. Procurar fora em vez de ser uma solução é um problema.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Essência: penso que perdoava, se fosse uma relação estável, com filhos e amor. Pois, porque, na minha opinião, trair, não será falta de amor... Um homem sai com os amigos, é engatado, está com os copos e manda a "queca mágica", são coisas que pura e simplesmente acontecem. Ele não havia saído a pensar: "Vou pôr os cornos à minha companheira". Aqui, perdoava e não daria muita importância ao assunto no meio de uma relação sólida.
    Um caso: sms escondidos, mails apagados, horas para ligar, reuniões que não existem... Isto é trair à força toda e aí, atava os dois a uma cadeira, regava-os com gasolina e dizia: "Vamos ver se o vosso fogo agora não vos lixa!"

    ResponderEliminar
  13. Faço minhas.. as palavras do Vasco. Quando se ama, ama-se mesmo, e por vezes essa pessoas pode ser muito "cruel", mas o amor é cego (como se costuma dizer) em maior parte dos aspectos.
    Mas claro tudo depende da maneira de ser da pessoa que é traída, depende do seu sentimento, depende se pensa "mas como vou viver sem ele(a)?" ou "agora tenho é que seguir em frente, não consigo estar mais com ele(a)", depende do que a pessoa terá a perder, e depende da situação.

    ResponderEliminar
  14. Irina,

    Concordo! Algumas mulheres andam com os olhos vendados... quando os abrem, dão de caras com um sapo!
    Os homens, quem lhes fere o ego lhes fere tudo!

    Vasco,

    Bem me parecia...

    A gremlin,

    E que problema que fica em mãos... Oh, oh...

    Pink poison,

    Compreendo... mas na minha óptica só faria sentido "perdoar" pela pessoa, tal como o sentimento existente e não pelos filhos/relação sólida e afins... porque quando abrimos uma janela na relação para uma situação dessas é porque a relação não está assim tão sólida... (digo em traços gerais)

    Megan,

    Depende... depende... sem dúvida! ;)

    ResponderEliminar
  15. Sim, é contraditório, eu tenho uma ideia da traição um pouco diferente do standart...
    Jufas

    ResponderEliminar
  16. Ora bem, cá temos nós mais uma difícil questão!

    Sinceramente não sei se seria inteligente o suficiente para perdoar uma traição amorosa; nunca me vi numa situação destas.
    Quanto a uma traição entre amigos, não, essa não perdoei; não perdoo, e não perdoarei!

    Estou de acordo com o Velho do Restelo, a traição entre amigos, é pior que a amorosa; talvez porque nós temos o hábito de considerar os amigos "como familia" e por vezes até se tornam mais importantes que certos elementos familiares, pelo menos comigo é assim!

    Beijo e boa seman

    ResponderEliminar
  17. Pink poison,

    Ok, já percebi isso e há que respeitar...

    Baldocas,

    Aqui não se trata de ser inteligente ou não para se perdoar uma traição uma vez que estamos a falar de sentimentos... :S
    Em relação ao tema de amigos, continuo com a mesma questão que pus ao Velho do Restelo...

    Beijos :D

    ResponderEliminar
  18. Tantas perguntas para um só post...

    É sem dúvida um tema muito complexo!!!
    Penso que a maioria das pessoas não assume a traição... Quer tenha traído quer tenha sido atraiçoado...

    Eu já fui traída e descobri... E também perdoei.
    Não sei se se trata de inteligência ou não, se fiz o correcto ou não, fiz o que achei e o que senti na altura... Claro que perdoar não é esquecer e há todo um processo de recuperação da confiança.
    A traição torna-nos mais desconfiados mas isso é uma consequência que a outra parte tem que perceber devido à falha que cometeu...

    Concordo com o Velho do Restelo quando diz que os homens só precisam de uma oportunidade... Claro que também não podes generalizar, isto porque tb há por aí muita gaja sonsa... Mas isso fica para outras conversas...

    Eu nunca traí, embora já tenha pensado nisso em determinadas alturas... Porque não o fiz? Porque não gostei de passar por essa situação de ser traída e não acho que alguns momentos de prazer valham a pena a traição.

    Muito sinceramente acho que grande maioria das pessoas trairia se tivesse a CERTEZA ABSOLUTA de que nunca iria ser descoberto.

    Se concordo com traição?? NÃO!!!
    Se voltava a perdoar?? Não sei... Isso é daquelas coisas que só na altura, só estando na situação e dentro das circunstâncias é que saberia... Mas uma coisa é certa, a traição "destrói" uma boa parte da nossa auto-estima e é dificil voltar a te-la... Mas não impossível.

    Se prefiro saber ou ficar na ignorância?? Saber... sempre... Por muito que custo prefiro sempre saber.

    Saberias como reagir perante uma doença?
    Saberias como reagir se te dissessem que tens x meses de vida??
    Acho que com a traição é a mesma coisa... Só se sabe quando acontece, porque os sentimento são muito complexos.

    E muito mais haveria para dizer...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Assunto bem complicado, eu nunca passei por isso e não sei se perdoava ou não, nem gosto de falar por antecipação, porque só quando estamos nas situações é que podemos tomar decisões.

    ResponderEliminar
  20. Liliane,

    Foste ao cerne da questão... as pessoas não assumem uma traição!
    Quando se perdoa é porque esse amor está acima de qualquer coisa, mesmo que depois fique a dúvida, as cobranças e será uma dura batalha, diária até para com a outra pessoa... mas o querer aquela pessoa próximo de nós fala mais alto que tudo...
    Não concordo quando dizes que se ouvesse oportunidades mais pessoas traiam :S
    Acredito que quando isso acontece é porque de facto a relação não está bem! Qaundo estás bem com a outra pessoa, quando estão felizes e tudo mais, não existe espaço para mais ninguém. Não consegues ver mais nada à frente, porque és completa pela outra pessoa e pelo que ela te dá! Quando isso deixa de existir, ai abres a janela aos poucos e deixas um rasto para que a outra pessoa possa entrar na tua vida...
    Acredito que a traição deixa marcas profundas...
    Concordo quando dizes que os sentimentos são muito complexos... basta dizer: que cada um é como cada qual...
    Fiquei sem fôlego com o teu comentário de tão intenso que é... Obrigada por parilhares a tua experiência ;)

    Vera,

    Também... mas sempre temos uma opinião formada sobre estes temas que são tão tabus na nossa vida, diria até no nosso imaginário...

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Olá Minha Essência, vim cá ter pela Baldocas e pelo tema me ter despertado imenso o meu passado, o distante e um bastante breve!

    Traí e não fui perdoada depois de ter contado tudo e foi essa a causa do meu divórcio, não poderia viver com aquele peso na minha consciência e eu nunca procurei nada fora, simplesmente apareceu-me e lutei comigo mesma durante muitos meses até não conseguir resistir e abandonar todas as minhas crenças e verdades absolutas.
    Desiludi-me bastante e acima de tudo considero que me traí a mim mesma antes de trair o meu companheiro.

    Fui traída e só descobri meses mais tarde, ainda hoje tento perdoar e se aceitei ficar foi com a certeza e a coragem de enfrentar um outro desafio, o de conseguir ultrapassar uma fase bem negra (é como sentir que tudo o que se viveu foi uma ilusão) e acreditar que posso ser capaz de dar a tal segunda oportunidade. Não fiquei mais desconfiada nem mais ciumenta, nem tão pouco falo no assunto. Se é dificil? Sim, é!
    A maioria das pessoas, homens e mulheres não perdoa, julgo eu! É bem mais fácil partir para outra do que investir na relação e em construir de novo o amor! Eu e o meu companheiro, em conjunto, decidimos que ficaríamos a tentar até

    Um desabafo: acredito que não tenho força interior para perdoar outra traição e sairei da relação sem pestanejar.

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  22. karocinha,

    O importante nesta história de vida onde narras uma vivência com os dois reversos da medalha é de uma coragem fora do normal...
    O importante é que tenhas superado e encontrado o teu caminho... :)
    Obrigada por partilhares a tua história!
    Vem sempre que sentires vontade :D

    Beijocas

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...