sexta-feira, 25 de junho de 2010

Afinal de contas, como ficamos?!

Bom, das duas uma: ou não estou a raciocinar com os meus neurónios todos, ou então eles deram um nó.

Ao falar com uma conhecida - ela muito contente por sinal - relata-me que pôs a filha numa agência de casting, e que tem ido com ela aos dito casting, e que até alterou a sua vida em função disso, e com muita persistência da parte da própria a filha entra numa novela...
Ela a contar isto tudo a minha mente começa logo a trabalhar... e questionei-a!

Eu- Então a tua filha com 8 anos já trabalha?!
Ela- Não!! Achas!
Eu- Não, não, Sim!! Se ela entra numa novela, com certeza que faz horas, que devem ser algumas e com isso terá um contrato e tudo inerente aos termos laborais, digo eu...
Ela- Sim! Quer dizer, não se pode dizer que trabalha. Ela entra numa novela, mas por ser criança, tem algumas regalias...

Vendo que a senhora não estava a encaixar a minha mensagem, deixei-a estar com a sua ideia, mas obviamente que todo este tema ficou aqui a fervilhar e várias questões empolaram na minha mente.
Na minha óptica, o que me faz espécie é o contra-senso das pessoas, quando criticam e até recriminam quando:

- Pôr um filho a trabalhar num mercado/feira ou a ajudar num café ou restaurante (quando se é proprietário) é exploração! Se se pôr numa agência e a criancinha é chamada para anúncios, sessões fotográficas, novelas e afins já não é bem assim. O que muda? Alguém consegue explicar-me, já que são "roubadas" horas a essa criança em prol de uma função. Função essa que tem carga horária, que tem remuneração, onde nessas mesmas horas a criança podia estar a fazer algo apropriado para a sua idade.
Será que a explicação não passa porque a função que tem, é com mais visibilidade e o caché até, só por acaso, é o dobro ou triplo em comparação com o trabalho do anonimato, no qual os valores nem por perto fazem concorrência, ou muitas vezes nem recebem se forem ajudar os pais? Será?
- O ordenado, é para quem? Para os pais ou para a criancinha? É por estas e por outras que, de tempos em tempos, surgem casos como os do Saúl, que veio a público dizer que os pais lhe tiraram mais de um milhão de euros! Não bastaram as horas intermináveis de concertos ao vivo, aparições em programas de TV e outras promoções do seu trabalho no auge do seus 10 anos de idade, como ainda ficar sem um tostão quando atinge a maioridade e legitimidade para mexer no dinheiro! Posto isto, só consigo concluir que são uns ricos pais, sim.

17 comentários:

  1. Esse é um assunto que pode gerar alguma polémica pelos diversos pontos de vista (como já tiveste o exemplo), eu sou da tua opinião, os pais têem de apoiar os filhos em tudo desde sempre, mas sem ultrapassar os limites do razoável. Há crianças a fazer horas e horas por dia de filmagens e ninguém vê isso.

    O caso do Saúl chocou-me quando vi a reportagem.


    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Há pais que gostam do protagonismo e dinheiro fácil ... isso faz.me lembrar as mães alucinadas ... que metem as filhas em concursos de beleza ... eu fico parvo quando vejo isso na tv (creio que existe um programa especifico na tv, não sei é o canal)

    conclusão, é exploração... e não venham dizer que é a criança que quer, mas muitas vezes, noutros assunto, também quer e a resposta é ... é criança, ela não pensa.

    ResponderEliminar
  3. Sim... pois... a minha cabeça também ficou às voltas. Tema complicado. Acho que depende dos pais. Das oportunidades que aparecem. E o deslumbramento para as crianças e para os pais deve ser muita e perdem-se pelo caminho. Sinceramente não sei se ponha os meus filhos nisso. Estou confusa com este post. Fui!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Sou da opinião que cada um faz o que quer com o filho que tem. Mas que eu acho um absurdo colocar um filho pra trabalhar só pra satisfazer desejos pessoais, aahhh... Por favor!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. O problema é haver pais que não têm vergonha na cara e usam e abusam dos filhos que têm e das oportunidades. Esses que não tem vergonha, se aproveitam do talento ou sorte do filho para tirarem partido. E há os que têm boas intenções e pensam no futuro dos filhos e investem tudo o que vêm com o trabalho da criança. Esquisito escrever " trabalho da criança". O estado devia era rever esta situação das crianças trabalharem em televisão, isso sim. Evitavam muita ganância e chatices. Faz muita confusão e não sou pai!
    Mais um bom tema da nossa essência.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente. É trabalho e não é fácil, por vezes os horários e a pressão são exaustivos. Mas para a maioria das pessoas o importante é a fama, o dinheiro e um lugar de destaque na sociedade, coisa que não se consegue a servir cafés.
    Bjocas e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me da filha mais nova da Cinha Jardim, com 14 anos, andar em discotecas e festas de Verão onde nenum menor devia entrar.
    Pais inconscienets:
    Se não sabem ter uma vida satisfatória, não pensem os vossos filhos vão preencher as vossas lacunas...

    Beijoca

    ResponderEliminar
  8. Sabes que ter um filho/a "estrela" é outra coisa e claro que não se trata de trabalho-exploração infantil... agora se o menino trabalhar a cultivar batatas já é exploração infantil da pior escala!

    Ai, ai...

    ResponderEliminar
  9. Lendo o teu post é que ponho-me a pensar que se fala tanto nos direitos da criança e existe associações disto e daquilo e nenhum governante ainda se debroçou sobre este assunto. De pais e entidades que se aproveitam das crianças? Estou aqui a lembrar que na altura que saiu os morangos com açúcar que tem sido a febre dos jovens. Houve uma altura que veio para fora o escândalo das crianças que ficavam decepcionadas e frustradas com a rapidez que ia a fama embora. Falaram até em terem ajuda psicológica porque muitos não sabiam lidar. E a função dos pais, onde fica neste circo todo? São uns tristes estes pais que querem a força qyue as suas crianças sejam aquilo que eles um dia não conseguiram ser. E mais grave, tirarem partido dos próprios filhos. Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  10. è sempre que vejo um programa na tv dos concursos de beleza para crianças fico muito indignada!!!
    A maioria das crianças que la estao sao forçadas pelos pais a usar perucas, maquiagem agressiva, brozeamento artificial, proteses dentarias!!!! um absurdo!!!!
    muitas vezes observo as mães com caras de doente e loucas e as crianças apavoradas ou numa crise de nervos!!
    Isso acontece nao por vontade das crianças e sim por traumas das maes que queriam ser modelos e famosas e nao conseguiram!!
    E sim de certa forma e exploração de crianças!!

    ResponderEliminar
  11. Bem e falta referir, o concerto dos Tokyo Hotel... Acampadas miudas menores 2 semanas antes do concerto?
    Por causa do "senhor" Bill?
    Bolas, essência, sei que gostas desta palavra, era um par de estaladões e ia ao concerto no dia e com o dinheiro ganho nas férias.
    O resultado é aquela míuda Carolina não sei das quantas que, aos 17 anos, ficou mandatária para a juventude de Sócrates, disse que não comia istou ou aquilo sem a empregada tirar graínhas, depois diz que o GPS a permite chegar exactamente onde quer... 17 anos, já tem carta?
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Vera,

    É um facto! Um tema que pode gerar muita polémica! Contudo pergunto: é assim tão dificil as pessoas, na generalidade, verem o óbvio?! Pois... por norma só vêem o que lhes convém... :)

    Hvp,

    Risos... não sei que concurso é esse... :S
    Bom, essas mães (pais) que relatas aqui, deviam tratar das cabecinhas! Ganhavam todos com isso. Eles próprios e os filhos. :D

    A gremlin,

    Bem, parece-me que ficaste um pouco balançada com o tema... :S

    GIGI,

    Esta frase que escreveste-"Sou da opinião que cada um faz o que quer com o filho que tem"- não a poria com este sentido que na qual podemos tirar várias ilações negativas com ela, mas sim poria desta forma: "Os pais têm por amor e obrigação moral em cuidar dos filhos até eles terem autonomia suficiente para seguirem com as suas vidas". Neste período cabe aos pais encaminharem e incutirem valores.
    Como se diz e bem: as acções ficam para quem as pratica! :D

    Vasco,

    Olha que pegaste num bom ponto! Porquê que o estado nunca se debruçou sobre o tema?! Fica no ar... :)

    Belladonna,

    Isto é a m*** de sociedade que temos que ligam mais para a aparência. Uma tristeza esta hipocrisia! :D

    Pink poison,

    Eh pá! As ricas filhas!! É chique a mãe e filhas terem os mesmos andamentos! Tratarem-se por amigas e não como mãe e filha, porque inconscientemente a mãe não vê o envelhecer chegar... é tudo psicológico!

    Bom, esta notícia das miúdas irem dormir ao relento por causa da banda, quer dizer... esses pais deviam ser processados no minímo! Uma falta de responsabilidade de tudo!

    Risos... os estaladões não se davam aos miúdos mas sim aos paizinhos que deixam estas atitudes dos filhos chegarem ao extremo! As crianças/adolescentes só esticam a corda até onde os adultos deixam! É matemático!!

    Essas histórias da Carolina Patrocínio, a primeira nem merece comentário porque só demonstra a educação que tem... a da carta de condução, para mim é novidade! Se de facto for verdade, só prova que as cunhas estão em alta neste país... ;)

    Incógnita,

    Só acrescento ao teu comment que são falsos moralismos... flagrantes! ;)

    Pipoca Crua e Lane Ferreira,

    Infelizmente existem pais que querem "obrigar" os filhos a inveredar por uma profissão, um sonho que eles pelas vississitudes da vida e não só não conseguiram alcançar um dia... com isso põem um fardo demasiado pesado em quem não tem culpa dos seus fracassos... :D

    ResponderEliminar
  13. Pois é Essência mais uma obra prima tua este post.
    Sabes que por causa deste tema, eu já discuti muito com uma familiar minha (mto próxima por sinal) porque ela fez o mesmo ao filho, o miúdo tem 9 anos, e faz passagens de modelo para roupa de criança, então no verão é uma loucura, faz foto para catálogos de roupa, e é um rapaz, imagina só com seria se fosse uma menina. Este menino não vem para minha casa passar férias e fins de semana, porque a vida dele é gerida á volta de uma agenda, isto para mim põe-me doida, mas não posso fazer nada, não é meu filho!

    Beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  14. Eu não poderia estar mais de acordo! Entrar numa novela como personagem principal e secundário têm um contrato e recebem o ordenado. Logo, vão entrando no mundo de trabalho muito cedo! Já que os pais gostam de meter os filhos "nestas andanças" então que façam uso do dinheiro para o futuro deles. Se esses miúdos trabalham que se farta, sem dúvida! E isso sim já considero exploração! É que são mais de 8 horas! E tempo livre para serem crianças?!?!

    ResponderEliminar
  15. Baldocas,

    Já sabes que aqui por estes lados temas polémicos estão sempre em alta! ;)

    Sobre os teus familiares: espero que um dia essa criança não venha a cobrar a essa mãe os anos que lhe foram "roubados"... :D

    Guida,

    Tempos livres?! Parece-me que não existe... Visto que o dia tem 24 horas e essas crianças trabalham e estudam. O tempo é mesmo para ajustar às duas funções e dormir, digo eu... :S
    O resto, ou seja: o mais importante nessas idades, fica para daqui a alguns anos... :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. São escolhas...ps:estive com a minha net em standbay..não consegui postar nem coment+arios e nem meus posts,vi que havia lá um comment teu...;) boa semana

    ResponderEliminar
  17. Be beauty,

    Sim, são escolhas das quais as pessoas tem que estar preparadas para arcar com as consequências!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...