sexta-feira, 21 de maio de 2010

Teoria vs Prática

Ao ver a entrevista do treinador Jorge Jesus, ouve uma frase dele que me ficou na retina...

"A ideia que as pessoas têm de mim, é a de que tenho pouca formação, de que não digo certos termos da forma mais correcta, que fujo aos padrões de um treinador moderno. Mas as pessoas esquecem-se que um treinador tem que, acima de tudo, saber o que faz nos treinos, saber orientar a equipa. E essas qualidades eu tenho!"

Jorge Jesus só tem o 9º ano. Pode não ser bem versado, eloquente, fluente no seu discurso, mas que é bom treinador ninguém duvida. E isto aplica-se aos muitos ilustres desconhecidos que há por aí. A educação mais precária, as origens mais humildes e os poucos estudos não retiram a capacidade, nem são sinal de menos inteligência, para se desempenhar determinadas funções. Existe o estigma de que alguém com estas características não servirá para desempenhar cargos com maior responsabilidade ou que exijam maiores conhecimentos. Por outro lado conheço pessoas licenciadas, muito bem falantes, muito confiantes nas suas capacidades e conhecimentos adquiridos na faculdade e que depois se revelam uns verdadeiros incompetentes!! A verdadeira fonte de sabedoria é a prática e há por aí muitos que não têm teoria e prática, outros que têm muita teoria e prática nem vê-la e ainda há os que não estudaram os calhamaços mas que têm a sabedoria que a prática lhes proporcionou.
Que ilação poderemos tirar daqui?

14 comentários:

  1. O que tiro do teu post é que não precisamos de canudos para sermos competentes! O mal são os rotulos da sociedade!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Podemos tirar a ilação há muito tirada pelo povo sábio:
    Um burro carregado de livros é um doutor.
    É evidente que os estudos são necessários mas hoje aposta-se muito no ensino superior e esquece-se o ensino intermédio direccionado para o trabalho.
    Não quero parecer saudosista, mas o Salazar fundou as escolas comercial e industrial de onde saiu muito bom profissional, com algum nível de escolaridade que hoje mete no bolso muitos cursos ditos superiores, tirados a martelo nas muitas universidades"Independentes" que nasceram há alguns anos.
    Hoje um jovem sai da faculdade com 23/24 anos (quando não aos 30), sem saber fazer nada e a julgar que tem direito a um salário de adulto, para andar a coçar o cu pelos cantos da secretária...
    Os nossos cursos de engenharia preparam uns fulanos todos "pipis" para andarem nas fábricas ou nas obras, de fato e gravata, a olhar para as máquinas ou obras, como bois a olhar para palácios.
    Depois há quem ache que a baixa produtividade do país se deve aos trabalhadores. Os mesmos trabalhadores que são dos melhores do Mundo, a trabalharem na França e na Alemanha.
    Resumindo, que isto já parece um testamento:
    O Jorge Jesus não diz uma para a caixa, mas há muito (muito antes de vir para o Benfica) que deu mostras de saber muito de futebol.

    ResponderEliminar
  3. Que a vida nos ensina muito mais que os livros. Como a experiência adquirida ao longo dos anos em determinada profissão. É engraçado se ver esses licenciados que só sabem do determinado curso o resto é batatas! Perguntas básicas e eles não se amanham! Isso é que é bonito de se ver! Parecem avestruzes. Concordo com a Kika quando diz que o mal são os rotulos da sociedade. O Jorge Jesus é um bom exemplo! Sem dúvida! É umretrato vivo à mensagem que queres passar.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa é conhecimento - que se adquire com estudo, universidade, livros, professores, etc.

    Outra coisa (e mais importante) é a sabedoria - essa adquire-se com a vida, e não há escola alguma que ensine.

    Infelizmente, temos uma sociedade que preza o CONHECIMENTO em vez da SABEDORIA.
    E por esse motivo temos os engenheiros que temos; temos os políticos que temos; etc., etc.

    ResponderEliminar
  5. Conclusão:
    Que ambos, o conhecimento e a experiência, são necessários, e que não devemos subvalorizar nenhum deles.
    Beijo*

    ResponderEliminar
  6. Como pode ser possivel, uma pessoa ser reconhecida pelos estudos do diploma e não pelos estudos da vida! Quantos não pagam para ter uma licenciatura? Quantos não estão em determinados cargos por cunhas?
    O mais incrivel é que as pessoas que têm a escolaridade do antigamente, sabe mais que os senhores dotôres de hoje!

    Uma vergonha, há uns tempos a trás deu uma reportagem sobre os licenciados e uma jornalista foi a uma faculdade fazer umas perguntas aos senhores e às senhoras sobre cultura geral e a tabuada e por incrivel que possa parecer, a maioria NÃO SABIA! Uma vergonha!
    O buraco, onde fica?

    ResponderEliminar
  7. Então vocês acham que quem não tem estudos está mais preparado do que os que tem? Muito bem! Das duasd uma; ou nenhum de vocês tem uma licenciatura, ou não sabem do que estão a escrever. Desde quando quem se prepara para uma profissão, quem ganha conecimento com os livros e se expressa adquadamente como escrita, não tem hipóteses, que dirá uma analfabeto ou quem tem poucos conhecimentos. Isto anda tudo trocado, relamente...
    Se ouve e se lê cada uma!

    ResponderEliminar
  8. Ah grande Jesus!!

    A sabedoria nao vem com um canudo!!

    biju*

    ResponderEliminar
  9. Realmente, como o eu é que sei disse, realmente não sei o que se passa. Então não se aprende nada nas faculdades e universidades deste país? Então porque não vão tomar umas mezinhas em vez de encherem hospitais e centros de saúde quando têm uma doença? É precisamente a mesma coisa e quem sabe esses médicos e enfermeiros também não sabem as estações e apeadeiros da linha de comboio de Angola.

    As coisas deve ser cada vez mais especializadas e deve ser o próprio a desenvolver a sua cultura geral

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que a sociedade vive única e simplesmente de estereótipos.

    Um canudo não determina as competências das pessoas, eu tenho um canudo da mão, mas isso não faz de mim mais ou menos que ninguém.

    Mil pétalas...

    ResponderEliminar
  11. A competência, que é algo que nasce do brio, não se aprende na escola. Ou tens, ou não tens!

    É um pouco como o bom carácter (porque carácter todos temos, obviamente!): ou tens, ou ninguém te ensina...

    Mas que ouvi-lo a falar arranha os ouvidos, desculpa lá mas arranha... E não lhe custava nada aprender a falar melhor que, dada a competência dele, só lhe dicava bem... No minimo deitava fora aquela pastilha...

    ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu é que sei e Essaagora,

    Vamos ver se nos entendemos quer sejamos licenciados ou não...;)

    O que eu quis enfantizar foi o lado daqueles que normalmente são rotulados de incompetentes ou de menos capazes só por terem menos estudos no que diz respeito ao desempenho de determinadas funções. Dei o exemplo do Jorge Jesus por ser um caso bastante mediático e flagrante daquilo que quis demonstrar. Só tem o 9º ano, não fala bem o Português (aliás, dá umas calinadas daquelas...) tem um ar meio bronco e por isso foge ao estereótipo de um treinador que tem que falar fluentemente e ser licenciado em qualquer coisa para parecer inteligente e capaz. Foi por aí que o quiseram atacar para o descridibilizarem perante a opinião pública. Esta situação passada com ele é mais flagrante por ser alguém conhecido mas isto acontece todos os dias, silenciosamente, com milhares de ilustres desconhecidos.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. A todos os outros, obrigada pelos comentários!

    Beijos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...