segunda-feira, 5 de abril de 2010

E eis que uma Zunfinha veio ao mundo!

Era uma vez um casal que decidiram serem pais...

Janeiro de 2006 começavam os treinos...
Veio a ansiedade de ficar em estado de graça, como tudo o que uma gravidez desejada trás.

A 5 Junho, ou seja, 6 meses depois descubro a boa-nova, mas não da melhor maneira.
No dia que faço o teste da farmácia vou parar ao hospital com fortes dores abdominais. Estive 5 dias no hospital que foram os mais longos e penosos dias da minha vida!

Tudo porque quando fiquei hospitalizada e fiz a ecografia, a Zunfinha era uma feijoquinha tão pequenina que mal se via. Como tal, os médicos pensaram logo que estaria com uma gravidez éctopica.
Nunca tinha ouvido falar de tal nome, muito menos sabia o que isso queria dizer.
Depois do médico explicar que uma gravidez éctopica consiste em o bebé crescer fora do útero, ou seja, crescer nas trompas da mãe, e como tal, isso é inconcebível, e por isso mesmo a gravidez tem que ser interrompida, e tem que se retirar a trompa. Contudo, após a interrupção e depois de um longo período de recuperação, a mãe pode voltar a engravidar! Mesmo só com uma trompa! Porém, se não for logo detectado, o bebé vai crescendo ali nas trompas o que vai causar danos irreversíveis para a mãe podendo mesmo causar a sua morte! Como a sentença do bebé é só uma: gravidez interrompida.

Como podem imaginar, vivi dias de imensas emoções. A alegria de estar grávida, o medo de perder o meu bebé. As notícias, essas, vinham quando as procurava nos dias que fiquei internada.
O longo processo começava, o de esperar que os valores hormonais subissem ou diminuíssem, ou seja: como só estava de 5 semanas e o bebé eram uma minúscula feijoquinha, tive que deixar crescer um pouco para os médicos perceberem onde o embrião estava instalado. E os valores iriam decretar isso mesmo. Se os valores diminuíssem, seria uma gravidez éctopica. Se aumentassem, seria uma gravidez normal.

Enquanto esperava dia após dia pelos resultados, os nervos, o medo e a angústia apoderavam-se de mim. Para ajudar, vi nos dias que ali permaneci dezenas de mulheres por dia a interromperem a sua gravidez desejada ou não, mas ficavam desoladas com tal acto. E eu, ali, impotente. Só tinha que esperar, esperar...

Passados os 5 dias tive a melhor noticia da minha vida! Os valores estavam normalizados e isso queria dizer que tinha uma gravidez normal!! Senti um misto de emoções, mas com a certeza que ela crescia ali, no meu ventre, como sempre tinha sido desejada.

Foram meses de muitas descobertas. Comecei logo para abrir a pestana com muitos enjoos e náuseas até ao final. Comecei a senti-la aos 5 meses de gestação. É assim qualquer coisa...
Parece um ratinho a mexerinhar dentro de nós. Também lá tive um ou outro "desejo". Engordei 14 kg!!!
Com isto tudo se põe à mistura com a evolução dos meses, a ânsia de chegar o dia, mas o medo da hora "H", essa, ninguém tira a uma grávida!

Depois de uma consulta de rotina e longe de pensar que era o grande dia, uma vez que faltavam 15 dias a médica não vai de modos e rebenta-me as águas ali mesmo no consultório (nem me tinha apercebido) até que ela se vira para mim e diz: "Pronto, agora a Essência pode ir calmamente para o hospital!"
Comecei-me a rir e a dizer à medica que não era hora para brincadeiras. Pois ela respondeu: "Não me diga que ainda não viu que está com as águas rebentadas! Eu acabei de as rebentar!"
Entrei em estado de choque! Eu, que tinha ido a uma consulta normalíssima, e eis que me via prestes a dar à luz. Isto foi no dia 4 de Abril às 14 Hs. Dei entrada no hospital às 15 Hs. Não me esqueço dessa hora porque quando se entra há um enorme relógio de parede, e assim que entrei e olhei em frente, dei de caras com o relógio no qual fixei a hora. Talvez por ser uma hora certa, talvez...
Comecei com as dores a sério por volta das 23 Hs, só com 3 dedos de dilatação. Tinha um longo caminho pela frente...
Às 3 Hs da manhã já estava com 7 dedos de dilatação e segundo as previsões seriam num instante. Pois, tudo ilusão.
O N sempre esteve ao meu lado. Engraçado lembrar que ele imitava tudo o que eu fazia (as respirações).
Não levei a bela da injecção, foi tudo sentido ao mais alto nível. Na madrugada, ainda tive tempo de vomitar. Uma boa ceia, portanto.
Às 9 Hs muda o turno. Só ai me fazem uma eco na qual vêem que a bebé não tinha descido. Ela tinha ficado atravessada. Segundo a médica, assim que me viu e fez o toque, viu que já tinha os 10 dedos, mas estranhou ainda não estar na sala de partos. Claro, não tinham me feito a eco antes! Não me deram a merda da injecção (eu tanto pedi...).
Foi uma madrugada para esquecer (nunca se esquece, mas enfim...).
Resumindo: eu estava de rastos depois de 10 Hs de sofrimento constante! A bebé já estava a entrar em sofrimento e o resultado final foi uma cesariana de anestesia geral..
As 9 H23 m, nasce a minha Zunfinha com 3,250 kg e 50 cm. Só a vi a partir das 15 Hs quando subo para o quarto, já o pai estava fartinho de estar com ela ao colo.

Depois desta azáfama toda, foram constantes as descobertas boas, muito boas e gratificantes.
Dei de mamar até aos 8 meses. Ela cresceu até então só com o meu leitinho. A introdução dos alimentos veio posteriormente, e porque tomei essa opção, senão acho que ainda hoje tinha leite (risos).
E eis a história de uma Zunfinha...

Os 4 anos de cada 5 de Abril são marcados pela decisão tomada de sermos pais! Por tudo vivido até então, e acima de tudo, pelo seu nascimento, com muitas tontarias de uma Zunfinha.

Parabéns meu bebé, pelos teus 4 anos de vida!!

14 comentários:

  1. Parabéns a vocês!

    Tudo de bom!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida! Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas, para a menina Joice, uma salva de palmas!!! Hehehehehehehehehehehehehehehehehe

    Muitos PARABÉNS, MINHA SOBRINHA LINDA!!

    Parabéns à mamã!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns à Zunfinha e aos papás, e principalmente à mamã, que está irremediavelmente apaixonada pela sua filha!
    A vida é feita destes momentos especiais. Eu também espero que no futuro tenha uma história tão linda e inspiradora como a tua para contar!

    beijinhos***

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à Zunfinha!!!!
    E que grande e linda que ela está!

    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas por se terem lembrado da minha Zunfinha :D

    Muitas beijokas :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!!! BláBláBlá!!!

    Eu não vim aqui propriamente dar os parabéns...

    E conheço a historia e o sofrimento...

    Agora...

    Não sabia que só tinham começado a "treinar" nessa altura!!!

    Já tinha ouvido em casar virgem... mas em esperar tanto tempo??? risos

    ResponderEliminar
  8. Risos... risos...

    Tu pá! Tu! Tu!!
    És um sacaninha de primeira!

    Quando falo "treinos" falo com um propósito... não queres que faça um desenho pois não?!

    Estava admirada de não teres vindo opinar... :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Só Avulso!

    Amor de mãe é incondicional!

    Claro que irás ter a tua história para contar!!... Tão linda e inspiradora... :D
    ... A seu tempo... :)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  10. bom dia...ups!!! parabéns atrasados...beijinhos á joyce do priminho fred...

    ResponderEliminar
  11. By Beauty!

    Obrigada!

    O Fred não foi esquecido... Vê se apareces no msn para combinarmos como irei buscá-lo no Sábado para a festinha.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Que vergonha, que ainda não tinha comentado o post dedicado a minha zunfinha....Mtos parabens e que para o ano seja igual a este ou melhor...PARABENS..Bjs
    :P

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...