domingo, 1 de novembro de 2009

Tóc-tóc-tóc... Pão por Deus!!!

Não podia deixar passar em branco. Tantas e boas recordações que tenho do dia 1 de Novembro, dia do pão por Deus. Nostalgia, é a primeira palavra que me vem à mente.

Já se passaram mais de 20 anos e ainda consigo sentir como se fosse hoje a adrenalina de véspera. A excitação de nem conseguir dormir, de tão ansiosa que ficava para viver aquele dia. Começava logo às 7 da manhã onde nos juntávamos todos no ponto de encontro que era no ringue. Ora, não fazíamos a coisa por menos! Eu e o meu irmão éramos uns pestinhas apesar dos nossos 6 anos de diferença. Eu era a mais pequena do grupo, e como tal, andava sempre atrelada ao meu irmão e aos amigos dele. Ele ficava furioso, mas era gramar comigo ou ficar em casa.Temos pena.
Era a reinação total. A alegria estampada nos nossos  olhos. A competição de ver quem enchia mais os saquinhos com guloseimas, quem recebia mais dinheiro. Levávamos muitos nãos, mas também muitos miminhos. Por ser a mais pequena, as pessoas engraçavam-se com as minhas sardas, os carrapitos e acabava sempre por  levar a dobrar. Oh, que chatice! Ao meio dia acabava a nossa ronda com os sacos e bolsos cheios, e vínhamos contentes para casa. Nem almoçávamos de tanto doce na barriga.
Depois em casa, o sacana do meu irmão, sempre queria passar-me a perna a tentar tirar-me as minhas guloseimas e o dinheiro. Um sacaninha, portanto.

Ao lembrar-me destas passagens da minha infância, fico triste por saber que a minha Zunfinha não vai ter o que eu tive: liberdade de poder andar sem medo. É impensável nos dias de hoje deixar uma criança andar sozinha por ai, é triste mas é a realidade. Eu tive essa liberdade! Sei e recordo com muita saudade desses e outros tempos que estão aqui, na caixa de pandora.

9 comentários:

  1. Isso è verdade...Tambem me lembro tâo bem do pao por deus e no hawollin...
    Tenho saudades desses tempo.
    Agora è a minha filhota que vai com as amiguinhas dela,por sozinha nâo deixo ir porque è muito ariscado.
    Podias deixar a joice ir com os primos la na mae.
    Assim ela tambem ia ao pao por deus.
    Beijos Claudia Botelho

    ResponderEliminar
  2. Humm... Não me parece de todo, por tudo o que já referi no post! Por mais tranquilo que seja a zona dos pais... O receio fala mais alto...

    O que mais gostei neste post, foi entrar na máquina do tempo...

    :D

    ResponderEliminar
  3. Que saudades! Lembro-me que uma vez até fui a um talho pedir o Pão-por-Deus e o senhor deu-me uma salsicha fresca!!! Claro que esse foi o meu almoço!

    Acredita que ainda hoje há crianças que vão ao Pão-por-Deus, pelo menos aqui na minha zona é só ver os miúdos a correr pela rua de saquinhos na mão e a tocar às campainhas.

    ResponderEliminar
  4. Risos... Acredito minha querida! Aqui na minha zona também se passa os mesmo, e é com bastante agrado que lhes dou os miminhos que tenho...
    Se pudesse voltar a ser criança...

    :D

    ResponderEliminar
  5. lololl..daniela ja me ri bastante desde o inicio ao fim..imagino!! vcs dois,personalidades fortes..eu tambem nao posso deixar de recordar..foi no dia 1 de novembro de 1999 que conheci as gemeas e a restante familia...pois ja te conheci a e ao nuno tb...foi mto giro..pk o teu irmao apresentou me as gemeas...que logo de caras acheia as super fofinhas...disse me entao:estas sao as minhas gremlins..risos..risos..
    na altura ate virei me para ele e disse:nao lhes chames isso!! elas sao tao lindas e simpaticas...recordar e viver!!
    hoje o teu sobrinho la foi todo alegre..pao por deus pao por deus!!!..ainda mais agora tem uma amiguinha nova que ele adora a "Maria"..uma princesinha linda de olhinhos azuis e loirinha..ahahaha..foi com ele e a mae da menina..eu fiquei em casa a receber os meus meninos...lolol
    muita saudade de ir ao pao por deus..lol iva

    ResponderEliminar
  6. Risos... Estás a ver o aparato: eu e o senhor Tony... Lol... Só rir mesmo. É verdade, aos anos que nos conhecemos... Foi o que teve de ser... Ficou o Fred... Ainda bem que ele gosta e pratica, é saudável. Se for com os amigos, melhor ainda!
    Recordar é reviver...

    :D

    ResponderEliminar
  7. Belos tempos... os de pedir!!! Agora... quando estou em casa... não me agrada minimamente... ser acordado... pelo som da campainha!!! Hoje escapei... Quanto à segurança da Zunfinha... sem duvida que as coisas agora "apresentam-se" diferentes!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ohhhhhhh!!! Agora fiquei desapontada contigo!!! Pensei que irias recordar ao pormenor e afinal saíste-te com o básico!!! Senhor Nogas, Senhor Nogas, és sempre a mesma coisa: a lei do menor esforço...

    ;(

    ResponderEliminar
  9. Saudades, é essa palavra da ordem para este post... Penso que todos nós, cada um à sua maneira gostávamos deste tão rico dia das crianças! São eles, fomos nós que vivemos esse dia... Também gostava de voltar a ser criança, mas o caminho é para a frente!

    Gostei da tua discrição ao dia. Os pormenores... Consegues passar emoção nas palavras. Por isso voltei aqui!

    Rita Roberto

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...