domingo, 8 de novembro de 2009

Amor obessesivo

O amor tem vários contornos. A obsessão também. Juntos são explosivos!
Quando penso que determinadas situações só podem acontecer nos filmes ou novelas, só estou-me a enganar redondamente.

Conheço um casal  que está a viver um amor doentio/obsessivo da parte dela. Inclusive já falamos as duas sobre isso. Fiquei perplexa com os argumentos dela e a reacção que teve.
Desde chorar compulsivamente a dizer que não consegue viver sem a outra pessoa! Morre se o parceiro a deixar! Não consegue ficar longe dele mesmo estando no mesmo espaço! Ela não consegue partilhar a atenção do companheiro com terceiros, por isso vivem isolados. Ela não têm amigos! Quer dizer, é demais! Ninguém aguenta! Eu não aguentaria. Só de presenciar dá-me nervos. Dá vontade de abanar a pessoa e dizer: acorda!!! Ninguém é de ninguém! Não somos propriedade! O dever moral de respeitar o companheiro é uma coisa, o ser prensada, manipulada é outra!

Quando essa pessoa me procurou para falar, tive a oportunidade de lhe dizer o que achava da situação. Sem rodeios disse-lhe que não era saudável manter um relacionamento assim, doentio! Não fazia bem a ambas as partes e que mais tarde ou mais cedo a outra parte irá saturar, e querer pôr um ponto final. Sugeri que procurasse ajuda médica, porque de facto, não acho normal um comportamento destes! Uma pessoa que deixa de trabalhar, para viver em função da vida da outra pessoa, que vive só para essa pessoa, só vê essa pessoa à frente, não é normal!

Agora devem estar a pensar: Porque estou a escrever tudo isto?! Porque estou a contar esta história!?
Eu respondo! Porque poderia acontecer com qualquer um de nós, e aí, o que faríamos  Ser a vitima ou o predador? Dois papéis bastantes complexos, enigmáticos. É um tema que suscita muitas perguntas, como por exemplo: o que leva  o dominador a julgar ser proprietário de uma pessoa?! Pensar que a sua vida depende de outra?! Pôr a sua vida nas mãos de outra? Pressão psicológica!
E o que leva o passivo a deixar-se levar? Gosta desse "amar" sem limites? Sente-se único pela outra pessoa só o ver a ele, viver para ele!? Oh céus! Ficaria aqui o dia todo.
A única certeza que tenho, é que uma relação assim nunca acaba bem! Já por si é frágil e quando assim é torna-se uma bomba relógio.

3 comentários:

  1. Sem palavras para tamanha discrição!
    Uma história destas só pensamos que existe em filmes e novelas, é verdade... Essa rapariga deve se ir tratar para bem dela e dele, dos dois! O teu conselho foi o mais correcto de facto!
    Estou de boca aberta.

    Rita Roberto

    ResponderEliminar
  2. Isso è um amor obesisivo(è uma doença).
    Acho que essa tua amiga devia era de acabar tudo,e fazer a vida dela novamente,porque assim ela nâo vai ser feliz e a vida continua.
    Beijos claudia botelho

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...