quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As malditas ESCARAS!

Ontem senti que algo estava errado com a minha avó e telefonei por instinto para saber dela. Tinha razão! Quando falei com a minha tia, percebi logo na sua voz desmotivada e cansada que as coisas não estavam bem... (a minha tia já tem 73 anos).
Além da agitação dela habitual, por regra não reconhece ninguém salvo raras excepções, agora apareceu o "amigo" das pessoas acamadas: ESCARAS!
O mais surreal desta situação é que o médico não quer tratar a minha avó no hospital. Segundo o próprio médico, como a minha avó não tem febre e as dores estão a ser controladas com a medicação, não acha que seja necessário estar a ocupar uma cama, se ela pode ser tratada em casa. Ao ouvir isto fiquei com o estômago embrulhado. Tratam as pessoas como se fossem "coisas"! É por este tipo de atitudes que os nossos velhinhos se sentem excluídos, abandonados e mal tratados. O respeito pelo ser humano onde fica?Estou cansada de reclamar! O que me deixa mais assustada, é que o tratamento que a enfermeira está a fazer não está a surtir efeito, muito pelo contrário, estão cada vez a aparecer mais feridas pelo corpo. Por mais cuidado que se tenha em virar a minha avó, em pô-la sentada, não chega, pelos vistos (a enfermeira vai de dois em dois dias a casa da minha avó). Sinto tanto por ela. Olho para trás e lembro-me da minha avó, lúcida, altiva, senhora do seu nariz. Agora, está dependente de terceiros, uma bebé autêntica. Recordações boas e nostálgicas que tenho. O meu desejo neste momento é que a minha avó recupere e que viva o resto da velhice em paz e tranquilidade.

3 comentários:

  1. tadinha da avo fogo os medicos sao mesmo umas bestas podiam ficar com ela la no hospital para a verem assim ficava muito melhor porque a tia tem que trabalhar nao pode ficar com ela o dia todo...tadinha parece mesmo uma criança a depender dos outros.beijos claudia botelho

    ResponderEliminar
  2. Tens que lá ir ver a avó! Ela não conhece os gémeos... Seria tão bom para ela...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Sinto muito pela avó... Tenho muito respeito pelas pessoas idosas.

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...