terça-feira, 1 de abril de 2014

Uns dos quês da escola...

- Habituares a tua filha a beber leite sem açúcar e sem chocolate, e assim que ela vai para a escola, começarem a dar leite com chocolate, é muito estimulante. 

- Habituares a tua filha a comer fruta ao natural, morangos ao natural, pêssegos ao natural, e assim que ela vai para a escola, começarem a dar morangos com açúcar, pêssego em lata de calda, é qualquer coisa...

Com isto, vês o teu trabalho ir pôr terra assim, em dois tempos. Porque se as crianças se adaptam às situações e até conseguem gostar daquilo que dás porque enfim, não conhecem outra opção, também depressa passam a gostar do docinho, que só é aquilo que deveriam evitar. Porque logo as crianças, que parecem que nascem já com o sabor do doce incutido nelas. É bastante desmotivador. E aqui, a escola, peca e muito! Eu fico doida!

12 comentários:

  1. (ainda) Não tenho esse problema, nem da parte da escola, nem da parte da Txuguinha.
    Por um lado, envio sempre o leite para a escola (bebe leite de soja, logo, diferente dos outros) mas ela não se sente em nada diminuída (por enquanto) nem diferente com isso, acha-se especial. Depois porque a Txuguinha não gosta dessas coisas "acrescentadas", e aí tenho sorte. Ela diz-me que o leite com chocolate (apesar de adorar chocolate puro) está "sujo", uma expressão deliciosa e como nunca lho compro ou dei, simplesmente não aprecia. Assim como o açúcar processado. Só compro açúcar amarelo e como nunca lhe adoçei nada, aprendeu a recusar o que já vem adoçado. Tenho sorte, repito, por enquanto e espero continuar a ter. Até já escrevi que a minha Txuguinha tem já definidas muitas referências na comida e todas muito saudáveis.
    Aquilo que desejo é que não se sinta excluída por não partilhar dessas mesmas referências quando frequentar a escolinha.
    Por isso é que insisti tanto na educação alimentar.

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  2. Reclama. E que loucura é essa? Se derem fruta bem madura já é super doce! Continua a educar a Zunfi longe desses produtos. Tanto empenho e depois descarrila num ápice.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia amiga
    Uma linda semana para você, coberta de muita paz e amor!
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  4. Compreendo-te, mas será que conversando, ou até em reunião de pais, não haverá maneira de alterarem?
    Eu nunca gostei de leite com chocolate, muito menos doce e lembro-me que na escola era um sacrifício, até que depois de muito suplicar a minha mãe deu autorização para me darem leite com café...

    PS: E os fritos?

    ResponderEliminar
  5. O maridão trabalha numa IPSS e lá é um pouco ao contrário, isto é, recebe queixas de alguns "paizinhos" pelo facto dos seus "meninos" comerem comida com pouco sal e pouco açucar.

    Como se trata de uma instituição que tem crianças dos 4 meses aos 12 anos, a ementa é supervisionada por uma nutricionista. Principalmente até aos dois anos de idade a comida é feita sem sal e sem açúcar e nas restantes idades a fruta e os legumes fazem parte da ementa diária. Mas há pais que se queixam e que pedem para não se dar legumes ou fruta porque os "meninos não gostam".

    Enfim...

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Educação alimentar jeitosa que se dá nas escolas...

    ResponderEliminar
  7. Pois, infelizmente nas escolas, relativamente à alimentação, não se aprende nada !

    ResponderEliminar
  8. Sem desculpas. Antes de o fazerem deviam ter o consentimento dos pais. Mas infelizmente acontece em muitas escolas.

    ResponderEliminar
  9. Já no "meu tempo" a ementa das escolas era uma bela _ _ _ _ _. Acho óbvio que deveriam pedir o consentimento para dar certo tipo de produtos mas não parece haver uma preocupação com a boa formação das crianças no que toca à nutrição.
    Por acaso nunca gostei (e não gosto) de deitar açucar na fruta nem no leite. O leite com chocolate da escola metia-me nojo, não sei porquê já que em casa bebia leite com chocolate.

    ResponderEliminar
  10. Karochinha,

    Esperemos que sim, que continue. Também era assim e quando ela foi para a escola muita coisa saiu do sítio. Mesmo que tenha sido por momentos, saiu e isso altera eles e nós. ;)

    Pusinko,

    Eu tento, mas não está fácil. ;)

    Maria Alice,

    Obrigada e igualmente.

    Sónica,

    Já falei com quem é de direito. Disseram-me que foi uma situação pontual (fruta em calda). Mas situação pontual ou não, deixa lá o bichinho. Os fritos, é uma chatice. Apesar que batatas fritas ela nem as toca. Não gosta mesmo. Quanto ao resto, peixe frito e afins, come o que vier na ementa, já que isto se passa no almoço.

    NI,

    Infelizmente os maus exemplos começam de casa, pelos pais. :S

    Enfant,

    Nem sabemos a missa à metade... :s

    Miss Purple,

    Essencialmente tem haver com quem trabalha nas escolas. As directrizes são dadas, muitas vezes não são é acatadas. :S

    Yellow,

    Infelizmente sim. :S

    Vee,

    Como escrevi em cima, tem haver com quem trabalha. Há quem faça comida para porcos. Há quem tenha sensibilidade para ver que está a confeccionar para crianças. O leite da escola, também nunca fui à bola com ele, engraçado. ;)

    ResponderEliminar
  11. Essência, penso que tem a ver com a gestão/administração da própria escola.
    Na minha escola, uma EB, sempre vi fruta ao natural (maçãs, pêras, bananas, laranjas...)
    Quando não havia fruta, punham gelatina.
    Quanto ao leite com chocolate, já houve, há muitos anos, sim, depois, o estado cortou.
    Quanto à comida, não há muito a criticar, pois é confeccionada lá e igual para todos: professores e alunos.

    ResponderEliminar
  12. Não podes mandar-lhe comida em vez de comer na escola? Eu também acho detestável encherem as crianças de açucar e químicos logo em tenra idade, também me passava!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...