segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Hoje, escreve-se coisas sérias!

Para quem convive e lida com crianças (é mais fácil assim), se, por acaso, um dia a criança tiver uma dor de ouvidos é ter atenção a uma situação que pode ser fatal, e que francamente desconhecia, só soube ontem em conversa com uma amiga. Quando uma criança tem uma dor de ouvidos, o adulto deve olhar com muita atenção para a parte de trás da orelha e verificar se esta está vermelha e inchada, mesmo que seja ligeiramente, e se isso acontecer, deve ir imediatamente para o médico, pois pode ser uma otite interna que se rebentar pode ser fatal. Numa otite normal, a infecção sai pelo "buraco" do  ouvido, tal como a cera, mas numa otite deste género a infecção espalha-se interiormente. O caso desta menina da minha amiga, começou com febres que teimavam em não baixar, e num dado momento a filha disse-lhe que lhe doía o ouvido atrás, a minha amiga detectou uma fissura que pensou não ser nada demais, achando que provavelmente não andava a limpar bem a parte trás da orelha da filha após o banho e que isso teria provocado aquela "greta", mas quando chegou à médica e a mesma a viu, explicou-lhe a gravidade da situação (a fissura deve ter sido a menina a coçar a orelha, mas a vermelhidão e o ligeiro inchaço eram sintomas da tal otite interna). Obviamente que esta informação quem a sabe é os médicos e, porventura pais que passam por situações destas. Resolvi fazer este post, pois é algo grave e que merece todo o destaque de modo a abranger o máximo de pessoas possível para que tenham conhecimento desta informação. Espero sinceramente que antecipe uma situação que, sem conhecimento, pode vir a ser fatal.

14 comentários:

  1. nao tenho crianças, mas é sempre bom saber...

    Paulinha

    ResponderEliminar
  2. Não tem nada a ver, ainda que tenha, mas quando uma criança ou um adulto tem fortes febres que muitas vezes são confundidas com gripe, pode ser febre da carraça e nesse caso, mais nas crianças é sempre bom verificar o umbigo ou ouvidos não vá ter lá alguma carraça agarrada, ainda mais depois de andarem a brincar no campo e afins. Tal febre é fatal e nem sempre os médicos se "lembram" de tal hipótese.

    ResponderEliminar
  3. Olá. é sempre bom saber disso, apesar de ainda não ser Pai ( bem gostaria ). As melhoras para a filha da tua amiga. beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Essência, nem de propósito este post vai servir-me para alertar a minha irmã.
    Quanto a mim, sou sempre demasiado preocupada e nem sempre recorro ao hospital mas o meu instinto diz-me sempre quando não devo ignorar um aviso da parte da Txuguinha.
    Obrigada mais uma vez!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, mesmo naõ tendo filhos. Mas já criei sobrinhos e as preocupações também me atingiram.
    Aquele comentário da L'Enfant Terrible tambérm me preocupa poirs sei que a carraça é por demais grave.
    Nas minhas aulas, sempre que uma criança tinha febre e /ou queixava-se de alguma dor, mandava ao gabinete de primeiros socorros e para casa, se não estivesse bem (infelizmente, muitos pais mandam as crianças, doente, para a escola porque não têm quem ficque com elas (isto é só uma achega).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Meu deus, que agonia. Uma pessoa desleixa-se e pode ser perigoso...

    ResponderEliminar
  7. desconhecia tal coisa... uma bela partilha.
    Tem uma boa semana ♥

    ResponderEliminar
  8. E porque no Rouprática também se faz "serviço público": é sempre bom saber destes avisos. Como diz a sabedoria popular, "o seguro morreu de velho" e "Mais vale prevenir do que remediar". Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Não fazia ideia!
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  10. As duas na letra,

    ;)

    Enfant,

    Tem tudo haver! É mais um alerta. Por acaso dessa sabia, mas nunca é demais para os que por aqui passam. Obrigada. ;)

    Apenas umas letras,

    Obrigada. :)

    Karochinha,

    Fazes bem em estar atenta. Ainda bem que esta informação pode ajudar a tua irmã. Não foi em vão o post. :)

    Palavra,

    ;)

    Cantinho,

    É um achega importante. O que aqui neste caso não se coloca. Mas entendo perfeitamente. Infelizmente há quem seja assim. ;)

    S.,

    Não se pode dizer que seja desleixo mas sim falta de informação. Como escrevi no post, quem tem essa informação são os médicos e porventura alguns pais que, infelizmente, passaram por esta situação. Daí eu achar importante as pessoas (pelo menos quem visita este espaço) terem acesso a esta informação tão preciosa que pode evitar um desfecho fatal.

    Helena,

    :D

    Maria,

    ;)

    Boa semana.

    Yellow,

    Risos... gostei dessa! ;)

    Miss S.,

    ;)

    ResponderEliminar
  11. O nome desta otite especial é otomastoidite! Nome simples, portanto!
    Beijos e obrigada.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...