quinta-feira, 28 de novembro de 2013

É impressão minha, ou os homens andam todos na mesma escola (engate)?


[Engatar mal e porcamente, diga-se de passagem...]

É impressão, ou então, sou eu que ando a ter déjà-vus a mais. É que não há pachorra para o mais do mesmo, que é:

- Trava-se conhecimento por força maior com uma pessoa. Até se acha a pessoa afável e tudo mais (até provar algo contrário). Por força maior também trocam-se contactos. Faz-se o que se tem a fazer e pronto, cada um segue a sua vida. O tempo passa e passa (meses, muitos)... um belo dia recebe-se uma mensagem com um tímido "olá!". O olá é retribuído mas não se dá aso para mais. Talvez por não ver sinal do outro lado as mensagens que se seguem são sempre tímidas e parcas. Um dia (deve encher-se de coragem, digo eu) um convite para um café acontece. Depois de alguns desvios e tal, chega -se o dia. E não é que uma saída simples para um café torna-se um verdadeiro desastre. Ao trocar impressões sobre gostos e afins, percebe-se claramente que é um engodo. Ora vejamos: gostas de ler? Sim, gosto. Ai sim? Então, que tipo de leitura? (Após muito pensar...) Paulo Coelho, conheces? Sim. Qual livro? Não me lembro. (!) Teatro, gostas, aprecias, ou preferes antes cinema? Sim, teatro (após ouvir dizer que o gosto era mais recaído para teatro). E qual a última peça que viste? Não me lembro. (!) Depois, são aquelas conversas filosóficas que às tantas, ele próprio perde-se no enredo. Muito bom! Sai-se do dito café com a certeza que nem para lavar as vistas serve (e é giro que se farta), isto porque fica-se com as vistas lavadas (é certo), mas em contrapartida, os neurónios ficam atrofiados. Ora, não compensa (não para mim), de todo.

Após saída, salta-lhe a boneca, só pode. É que as mensagens para o telemóvel passam a ser com aquelas frases feitas que assim que se lê chega-se logo à conclusão que aquilo é tudo menos verdadeiro. Porque é tudo tão poético, tão perfeito, tão sentido que, a mensagem em si não corresponde com a pessoa que a está a enviar, assim como o tipo de relação (que é zero!) que se tem com a tal pessoa. Ou seja: não bate a porca com a perdigota. Mas mesmo assim, tenta-se a sorte ao enviar as tais pérolas. Porém, cai-se na esparrela. Na esparrela da estupidez.

- Qualquer tema de conversa que se puxe, concorda com tudo. Parece que são almas gémeas. Sempre em sintonia. Os mesmos gostos. Os mesmos ideais. Tudo perfeito. Tudo lindo lindo que só. Parece um animal mestrado. Isto tudo para no final das contas, quando não conseguir enganar-se mais, mostrar-se verdadeiramente.

- Nota-se o nervoso miudinho. Nota-se o corar. O desviar de olhar é constante (não são os sinais que as mulheres deixam transparecer quando estão nervosas e tudo mais? Troca-se de papéis. Está certo. Nos dias que correm é isso mesmo). Há uns anitos atrás teria o seu charme. Hoje em dia, não. Até é patético. Parece copy past. Muda só o ADN. A cartilha, é que é sempre a mesma. Homens, mudem de escola (generalizado, é certo, mas 80% deles, lê da mesma cartilha). E por aqui me fico.

16 comentários:

  1. Pois, o manual é igual para todos...
    Espera-se, por ventura, encontrar algum que desafie a regra e leia um manual em condições.
    Aiai .. crise? Pois. Cada vez mais.

    ResponderEliminar
  2. XIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!

    Antigamente um "bute?" chegava!
    Agora anda assim tão complicado! LOL

    LOOOOOOOOOOOOL

    Estou a brincar, obviamente (embora a história do simples "Bute?" tenha funcionado algumas vezes, mas eram os loucos eighties), mas não me daria a tanto trabalho...
    ...além disso, só estaria a contribuir para o acular de riqueza de um dono de uma operadora móvel...

    LOL

    ...isto, realmente, já nada é cum'intigamente, páh!

    :)

    ResponderEliminar
  3. Parece que tiveram todos o mesmo professor :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho 'cromos' na minha caderneta, dos quais ainda hoje, quando penso neles, rio-me.

    1. Cromo A, sabendo que eu fazia teatro, pergunta-me: "Queres ser ACTORA?"
    2. Cromo B, sabendo que eu gostava de gatos: "Ah, no Natal ofereço-te uma boneca da Hello Kit Kat!" - era suposto ser uma piada, e eu ri-me... mas não sabia que havia bonecas do famoso chocolate! :-)

    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [Não resisto, tenho que comentar já!]

      Oh céus! Ri-me que nem uma perdida agora. Muito bom! ;)

      O que vale, é que no final de tudo, lá mais para a frente, conseguimos ainda retirar algo destas situações caricatas. Digo, umas boas gargalhadas. ;)

      Eliminar
  5. Chapa 5....para quase todos, atenção, existem uns que foram à Universidade e formaram-se (sem distinção) e esses sim são os verdadeiros e autênticos Srs. Drs. Engatatões.
    Tens cá uma pontaria...
    Livra-te (deles) desses.
    Beijocas nossas ;I

    ResponderEliminar
  6. Engraçado. Li o teu post e não o relaciono (pelo menos, não de forma exclusiva) com a questão do engate (e, em especial, de homem para mulher).

    Aquilo que li é aquilo com que nos deparamos no dia-a-dia, no mundo real e virtual. O querer parecer, sem ser. Uma cultura geral (o que é isso de cultura geral?...) nascida do Google e por aí fora. Homens e Mulheres.
    Hoje tive a sorte de almoçar com um senhor reformado, alentejano profundo de gema, e embriaguei-me com todo aquele saber genuíno, uma conversa rica e enriquecedora. Não de falou de Proust, Ibsen ou Fellini. Terminou, com ele a declamar uns versos de sua autoria.

    (Como detesto aqueles que plagiam pela net e não têm a hombridade de informar o nome do autor).

    Engraçado. Reli o teu post e não o relaciono (pelo menos, não de forma exclusiva) com a questão do engate (e, em especial, de homem para mulher). Porque o que li e reli não se resume a uma questão de guerra dos sexos.

    ResponderEliminar
  7. Não diria todos, porque há homens que não são assim, mas são uma raridade!
    O maior engodo que anda por aí, eu acho que é o dos homens quererem fazer-se de salvadores da pátria, querem saber da vida sentimental passada das mulheres, e depois dão ali um jeito de se fazerem melhores, para ver se conseguem o que querem.
    Acho uma treta, sinceramente.

    ResponderEliminar
  8. Bem, eu não gosto nada de fazer o papel de advogado do Diabo, mas ainda ninguém reparou que as moças estão a fazer a mesma coisa? Ah pois é. Devem ter aprendido com eles!!!! A única diferença é que elas conseguem ser muito mais imaginativas e cruéis.
    Watch out guys!! :)

    ResponderEliminar
  9. Curiosamente de livros, cinema, música e cultura geral posso dizer que sei alguma coisa, mas não sabia que isso servia para o engate, mas também nessas lides pouco ou nada sei. Talvez seja uma questão de feitio, de nervosismo ou quiçá de género, não faço ideia, apenas sei que se para um encontro a pensar em "engate" engatado fico eu no primeiro verbo que me quer sair da boca.

    ResponderEliminar
  10. mas estás a falar de homens...ou de putos a engatar...!! É que a diferença é abismal...!!

    ResponderEliminar
  11. Palavra,

    Desculpa, mas não percebi o sentido que quiseste dar à crise. ;)

    Ulisses,

    O "bute" fazia sentido quando se tinha 14,15,16 anos no máximo, certo? ;)

    Panóplia,

    Parece, não é? ;)

    Sê bem-vinda. :)

    Karochinha,

    Disseste tudo, chapa 5. Quanto à pontaria, não ando a fazer miras. Quero é sopas e descanso. ;)

    Yellow,

    Mas este post não foi escrito para iniciar uma guerra dos sexos (apesar do título, escrito na palhaçada, como quase sempre)! Este post foi escrito no sentido de dar o meu parecer sobre a conduta de alguém, assim como deste o teu parecer sobre a conduta de alguém com quem almoçaste, simples. A palavra engate, vem no sentido ou na sequência de alguns desvios que levou o texto. ;)

    Quanto ao plágio, infelizmente, já sofri desse mal.

    S.,

    O maior engodo, é falar-se do passado com quem não tem nada haver. Isso sim, é um engodo daqueles...

    Vadia,

    Entendo a tua perspectiva, e acredito que sim, que seja. Até porque o sexo feminino é tudo mesmos santo. Contudo, a perspectiva do post é no sentido contrário. :)

    Enfant,

    O problema do engate não está nos temas que se usam para se chegar ao fim pretendido, mas sim na forma como é feita. E sim, concordo, quando se vai com muita sede ao pote, acaba por acontecer como o João Ratão, acabou no caldeirão. ;)

    Eu sou eu,

    Risos. Não sei qual a diferença. Pelo panorama demonstrado. O post a conduta de um homem. Apesar que sim, seja muito relativo. Digo, a idade do BI com a idade mental. De facto. :)

    ResponderEliminar
  12. HAHAHAHAHAHAHA

    Claro!

    (depois deixou de fazer sentido, mas tb passou a ser desnecessário!)

    LOL

    Como deves ter percebido, estava na brincadeira, mas a verdade é que por vezes as pessoas, esforçam-se tanto por causar uma boa impressão que se esqueem de ser elas mesmas...
    ...e que ao não o serem as coisas perdem toda a piada!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, percebi que estavas na brincadeira. Mas também quis ver como te saias dela. ;)

      Concordo com isto que escreveste: "a verdade é que por vezes as pessoas, esforçam-se tanto por causar uma boa impressão que se esqueem de ser elas mesmas...
      ...e que ao não o serem as coisas perdem toda a piada!" - Resumiste na perfeição o que se passa na grande massa. ;)

      Eliminar
  13. Não, eu é que quis generalizar ainda mais o teu post porque, infelizmente, a sociedade atual tem mais pessoas (independentemente do gênero, masculino ou feminino) como aquele teu exemplo e menos como aquele que eu dei. Mais do "(querer) parecer" do que do "ser (genuíno)".
    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, o teu exemplo é menos visto que o meu. Culpabilizamos a sociedade? Talvez. ;)

      Já dizia a minha avó: "mais vale sê-lo, do que parecê-lo. Bem dito, bem certo (saudades).

      Eliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...