terça-feira, 1 de outubro de 2013

Piropos


Exemplo: Uma mulher está a passar a pé no passeio. No outro lado da rua está um homem. Esse mesmo homem acha a mulher jeitosa e solta um: "oh borracho!" - Essa mesma mulher, agarra nas suas perninhas e dirige-se ao posto mais próximo e faz queixa do homem que acho-a gira e que teve a infeliz ideia de verbalizar o que pensava.

Ouvi a notícia à dias sobre em se querer acabar com os piropos. Acabar no sentido de, quando alguém se atrever a dizer algo mais "simpático" a alguém desconhecido que simplesmente - ou não - achou piada na rua e afins, que ficará com o bolso assim, para o vazio, sem esquecer que não se livra de parar com os costados na barra do tribunal.
Ora, depois de ouvir a notícia, admito, fiquei uns segundos com a mente vazia. Isto porque, sei lá, achei tão... nem encontro uma palavra para qualificar. É que nos dias que correm, e com as coisas tão graves que tem acontecido no nosso país e por esse mundo a fora que... enfim, o que é isto mediante a crise, a pobreza vincada, os "roubos" que o estado tem aplicado aos cidadãs, entre outras situações complicadas...? O que é?
Ainda estava a digerir a informação e a processá-la quando oiço uma deputada - não me lembro o nome dela -, que também foi entrevistada no mesmo contexto que disse que ninguém, nenhum estranho tem o direito de lhe dirigir a palavra. Suponho, quero acreditar que seja na temática dos piropos. Depois de ouvi-la e ver toda a sua expressão facial e corporal a expressar-se/transformar-se mediante o tema, achei tudo aquilo um tanto ou quanto exagerado - isto para não dizer do tema. Pensei para o meu decote: "das duas uma: ou na infância sofreu algum incidente com o sexo oposto, ou então, deve-se achar inatingível". Inevitavelmente o meu pensamento vai nesse sentido.
Bom, é certo que há piropos que enfim, quem os liberta mais valia era estar de boca fechada. É certo. No entanto, parece-me, a mim, que "agarrar" na pessoa e puni-la - entupir mais os tribunais -, por isso, é enaltecer algo que sempre existiu. Sempre foi pacifico. E depois, esta situação pode ser resolvida com uma advertência do próprio visado. Ou então, simplesmente fazer orelhas moucas. Afinal, vozes de burro nunca chegaram ao céu.

E cá para nós, quem nunca gostou de ouvir um piropo, mesmo vindo de um estranho?

12 comentários:

  1. Nem de propósito...escrevi sobre este tema hoje no meu blog. Geralmente gosto de receber piropos, quando educadamente são transmitidos e sinto-me nos píncaros, com a autoconfiança a atingir níveis absurdos, neste caso que escrevi hoje, senti-me incomodada, confesso. De qualquer forma, acho ridícula esta abordagem, pode-se sempre ignorar e seguir em frente, certo?

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  2. O mulher ainda outro dia escrevi sobre isso. Foram as mentes maravilhosas e sempre convenientes dos meninos esgroviados do bloco de esquerda.
    Concordo contigo totalmente, e também acho que aquela deputada ou sofreu algum abuso o que se aconteceu lamento, ou então coitada nunca ouviu nenhum piropo.
    O que ela queria era ir a rua de sta Catarina no P?orto e ouvir:
    Ohh bomboca mostra a toca.
    Ou: oh flor deixa por.
    Ou - Se fosses uma laranja chupava-te o grelo até sair fanta..... hahhahahha

    ResponderEliminar
  3. http://aluxuriadeulisses.blogspot.pt/2013/09/dos-piropos-e-das-deputadas-do-be.html
    http://aluxuriadeulisses.blogspot.pt/2013/09/na-continuacao-do-que-disse.html

    :)

    P.S. - Claro que aviso... LOL

    ResponderEliminar
  4. Sabe sempre bem, desde que não seja ordinário!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Tens razão se não forem piropos ordinários até fazem bem ao ego. ;)


    bjs

    ResponderEliminar
  6. Acho que os senhores do Bloco têm de deixar de fumar brocas, porque senão só têm ideias peregrinas dessas! Pergunto-me se isso fosse aprovado, e se eu me cruzasse com alguma senhora do Bloco, de preferência feia e lhe desse um piropo ao contrário, chamando-lhe...feia, se isso também seria considerado crime, já que quem diz a verdade não merece castigo!

    ResponderEliminar
  7. Karochinha,

    Fui ler o teu post e é uma situação completamente diferente. Como disse lá, o bom senso tem que imperar também. ;)

    Petra,

    Maluca pá! ;) Já tinha saudades das tuas visitas por aqui sempre com essa boa disposição. ;)

    Ulisses,

    Li os links. Concordo. Penso que o post daqui com os teus vão na mesma direcção. ;)

    O blog da S.,

    Obviamente. ;)

    Maria,

    É isso. ;)

    Tanita,

    Claro. Quem gosta? ;)

    Enfant,

    Risos... vocês pá! Uns dizem mata, outros dizem esfola. É isso. :)

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto, acho que quem inventou uma coisa dessas só podia ter algum trauma e dos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Quê? Oh pá, isto cada vez anda mais maluco... olha uma queixa por causa de um piropo... a sério, isto vai de mal a pior!

    ResponderEliminar
  10. Por acaso nunca gostei. Comecei a ouvi-los ainda nem tinha bem entrado na puberdade. Isso faz muita confusão e mexe com a estima da pessoa. Não nos deixam crescer e vêm-nos logo como um objecto sexual. Mas cada qual na sua, existia quem de tudo fizesse para os ouvir e conseguindo-o ficava com um ego tão insuflado que um sorriso lhes invadia o rosto.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...