sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Das coisas que ao ouvir soa-me mal. Quiçá conseguir tirar-me do sério...

Conheço, assim como lido com algumas pessoas que têm o hábito de empregar a palavra gente. Como por exemplo: a gente vai. A gente sabe como vai ser. Amanhã a gente vai ao cinema. Não falaram com a gente. A gente, a gente, a gente, a gente, a gente! A gente é da polícia, já dizia o outro. Não gosto. Principalmente quando se percebe à partida que a palavra gente não se encaixa convenientemente no discurso corrente. Porque assim como há frases que até passa, há outras que é flagrante a calinada - se é que se pode escrever. Em suma, faz "comichão" no meu ouvido ao ponto de quando oiço já estou automaticamente a corrigir. Sai-me. Mesmo que segundos a seguir pense: "bolas, não devias ter feito isso". Mas, é mais forte que eu ter tal impulso. Eu sei, eu sei que há coisas mais graves e mais cabeludas, é certo, mas, este apontamento, consegue mexer com o meu sistema nervoso - risos.

13 comentários:

  1. Prontos, portantos a malta tem que aperceber-te.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que utilizo muitas vezes essa palavra.


    bjs

    ResponderEliminar
  3. A mim também me faz uma certa confusão, mas admito que por vezes a emprego e mal.
    Mas o meu marido detesta! passa-se mesmo com essa palavra ahhhhhhhhh
    bom fim-de-semana.
    bj**

    ResponderEliminar
  4. eu confesso que tento não o dizer mas sei que por vezes me sai....no contexto errado!

    ResponderEliminar
  5. Também não aprecio e então quando dizem "a gente vamos", aí é do pior mesmo...

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, volta e meia, é calinada que cometo, ainda que conscientemente, nem sempre vou a tempo de emendar a mesma!

    ResponderEliminar
  7. Também tenho muitas manias do género! A sorte é que aqui no Minho não é habitual dizer-se "a gente" :) Mas dizem-se outras coisas que me também me tiram do sério!!

    ResponderEliminar
  8. Acho a expressão "a gente" muito parolinha.

    ResponderEliminar
  9. Dreams,

    Estou a ver que sim. :P

    Maria,

    Como dizia o outro. ;)

    Yeloow,

    Não têm. ;)

    Maria e estrela,

    Admitir o que fazemos é muito bonito. Para o bem e para o mal. ;)

    Tanita,

    Risos... gostei do teu trocadilho, faz-te confusão mas por vezes empregas. Imagino o teu marido. ;) Bom fim de semana também para ti. :)

    O blog da S.,

    Muito bom mesmo! ;)

    Enfant,

    Se é consciente tanto melhor. ;)

    Liliana,

    Imagino... ;)

    Sê bem-vinda. :)

    S*,

    Opiniões. ;)

    ResponderEliminar
  10. olá. Algumas pessoas não dizem isso por mal. Dizem porque nunca foram contrariados. Muitas vezes, isso é fruto do local, onde foram criados, das pessoas com quem conviveram ao longo da vida. E eu apercebo-me disso, porque existe uma pequena localidade, a uns 2 mil metros da minha casa, ou menos, chamada de Lugar da Azenha, em que o povo de lá, trata tudo e todos por " Rei ". A empregada de lá de casa, que esteve lá durante 12 anos ( todos os dias ), levava-me para casa da família dela, que ficava e fica na Azenha, nos dias em que a minha Mãe tinha reuniões e diziam muitas vezes e também em tom de carinho " Oh Rei, o que queres lanchar? ou Olá Rei, estás bom? ". Tinha eu 6,7 anos na altura e fiquei espantado, mas depois lá compreendi. Lembro-me de nas primeiras vezes, ter respondido " eu não sou Rei, sou o Nuno..". Mas existem pessoas com formação académica e quase Doutores que dão calinadas há anos. Um amigo meu, quando me apresenta a alguém, diz muitas vezes " este é um colega, o Nuno " e eu tenho vontade de lhe dizer " por acaso estudo contigo, na tua turma, ou trabalho na Remax contigo, para ser colega ? ". mas a culpa destas pequenas coisas, é de as outras pessoas não nos corrigirem. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo isso tudo. Só realcei um apontamento que não gosto vindo de terceiros. ;)

      Eliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...