quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Zunfinha e o seu mais recente e inseparável acessório

Zunfinha depois de muita praia acompanhada de protector solar, está com um bronze que enfim, é de fazer suspirar as pedras da calçada. Depois com os seus olhos que mais parecem duas azeitonas grandes e, os seus longos e ondulados cabelos negros, e sempre, sempre aquele sorriso no rosto que, agora, junta-se à moldura a falta dos seus dois dentes da frente na parte de cima onde ela tem um orgulho de tal situação que faz questão quando ri ou sorri de abrir a tacha até mais não para que se possa fazer realçar o dito panorama. Posto isto, mais palavras para quê? Um borrachinho que só.

Ora que, de uma consulta de rotina à pediatra, e uma consulta de rastreio ao oftalmologista por indicação da pediatra, eis que a Zunfinha veio com uma receita nas mãos. A 30 de Agosto foi à dita consulta, a 2 de Setembro já estava a procurar sítio para encomendar os óculos, e a 3 de Setembro já estava a usá-los.

Foi tudo tão rápido que quando efectivamente nos demos conta, eis que o novo acessório da Zunfinha já fazia parte integrante do dia-a-dia da mesma.
Houve um choque inicial. Afinal, nada nunca fez prever tal desfecho. Desfecho que felizmente pode ser corrigido a tempo. A Zunfinha tem miopia. Neste momento com os óculos vê 80%. Para atingir os 100% precisa de usar sempre os óculos. Segundo o médico, ela como tem 7 anos e normalmente as crianças com a idade da Zunfinha quando é detectado tem até aos 12 anos para conseguir contornar e dar a volta à situação. Assim sendo, não fizemos esperar e visto que o inicio do ano lectivo estava mesmo aí à porta e uma vez que era fundamental que ela já tivesse os óculos, procurou-se soluções. E, em tempo recorde, a princesa os teve.

Não foi fácil para ela assim, de um dia para o outro se ver com os ditos. Tivemos que ter muitas conversas para lhe explicar de todas estas mudanças que iria sofrer. A importância de os usar sempre. De os tirar só em três situações: quando vai dormir. Quando vai tomar banho e, quando se está a vestir/despir. Somente. O brincar e todas as outras actividades que possa ter, os óculos serão sempre o seu companheiro. Explicou-se como os limpar. A importância de os permanecer na sua caixa quando não os está a usar. A importância de ter extremo cuidado com eles, uma vez que não é brinquedo e que foram bastante dispendiosos. E o que nos custou ter de os comprar. É importante ela ter noção destas coisas para que não tenha ideias supérfluas e em seguida acções com igual seguimento.

Estas semanas que passaram estão a correr muito bem. Ela já está adaptada aos óculos. Os trata com muita responsabilidade. Nunca os tira. Uma menina linda que captou na perfeição tudo o que lhe foi passado. No entanto, o primeiro dia de aulas foi um pouco complicado. Assim que ela se vê à porta da escola, os amiguinhos todos no pátio, auxiliares e a professora e ter que os encarar com os óculos, sentiu vergonha e medo - segundo as suas explicações. Vergonha e medo porque não sabia como as pessoas iriam reagir ao vê-la com os óculos. Mas tudo correu bem. Os amiguinhos gostaram muito de a ver, assim como os adultos e ela ficou satisfeita, feliz. E nós também. Contudo, já a preparamos para os comentários menos simpáticos que possam surgir daqui para a frente para que ela não seja apanhada desprevenida. Eu sei, eu sei que na teoria é uma coisa e que na prática é outra, mas ao falar-se com ela já fica prevenida e quando acontecer - porque se sabe que as crianças quando querem são tão cruéis - já tem algumas defesas, pois irá se lembrar da conversa que tivemos.

Termino deixando um alerta: quem tem filhos ou crianças próximas que nunca fizeram um exame destes de rastreio, façam-no! As vezes pensamos que está tudo bem e afinal, não é bem assim. Vejam o caso da Zunfinha. Uma menina que nunca indicou que precisava de óculos. Foi graças a uma consulta de rotina - bem-haja à pediatra dela, é excelente! Sempre cuidadosa. -, que nos demos conta. Por isso, não descuidem. O problema da Zunfinha por ser detectado a tempo terá solução. No entanto, se não tivéssemos feito a consulta, provavelmente seria mais difícil, com certeza, mediante as explicações dadas pelo médico.

Daqui a 6 meses tem nova consulta. Aliás, nos 4 anos que se seguem serão consultas muito próximas umas das outras para perceber a evolução que ela terá. Paralelamente a isso, é levar um dia-a-dia normalíssimo dentro destas mudanças todas.

10 comentários:

  1. E vai correr tudo bem, e são todos catitas e tudo :)

    Paulinha

    ResponderEliminar
  2. Oh são super giros :)
    E eu sei bem o que custa, também eu comecei a usar óculos mais ou menos com essa idade, fartei-me de chorar quando os coloquei. Sim, porque já via super mal quando os coloquei...miopia e estigmatismo. Foi tipo pilhas duracell, durou e durou e durou... até aos 21 quando fui operada para os retirar. De 8 dioptrias no olho esquerdo, saí com 1 e no direito de 5 saí a 0.
    Sei que já vejo mal novamente, os pc's são uma merdinha para quem usa óculos. E tudo porque foi detectado tarde. Não por culpa dos meus pais, mas porque as tonturas que tinha eram supostamente de possíveis problemas na cabeça e era tudo dos olhos. Valeu os chupas que comia depois dos exames todos :)
    Portanto a Zunfex tem imensoooooo tempo para a coisa ser corrigida e tirar os óculos bem cedo. E vai-se por tar super super bem!!!!

    ResponderEliminar
  3. Tão giros. E agora pode levar algum tempo a habituar-se ou a habiituar os outros, mas depois já nem se vai ver sem eles. ;)
    E ela não tinha mesmo sintoma nenhum, nem a ler ou a escrever?!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Maria, como disse no post. Nunca mostrou algo que nos levasse a perceber que necessitava. Nunca sentiu dores de cabeça. Mesmo no ano passado quando entrou para o 1º ano, onde teve mais contacto com os livros, escrever e tudo mais e em consequência esforçar mais a vista, nem assim, nunca houve queixas. Daí o nosso espanto quando o resultado foi o que foi. Por isso o meu alerta. ;)

      Eliminar
  4. Eu comecei a usar óculos com 9 anos, mas usava apenas para ler e escrever. De facto, assim o problema não foi corrigido. Com 25 anos ainda dava para usar apenas no trabalho e para ver tv. Mas a partir dessa idade foi piorando, e hoje, aos 32 anos, tenho que usar sempre, óculos ou lentes, senão não vejo nada de jeito.
    O rastreio é mesmo muito importante, sim!

    ResponderEliminar
  5. Pois, deve ser mesmo dificil encarar a maldade das outras crianças quando se juntam para gozarem...mas espero que corra tudo bem, ela é uma linda criança e ainda bem que se adaptou bem a esta nova etapa.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela relação que tens com a Zunfinha, o cuidado em explicar tudo, a responsabilidade que ela deve ter com os seus objectos pessoais.
    Ainda bem que foi descoberto.
    Essência, os médicos de família deviam fazer estes exames às crianças, como prevenção, e porque há esses quadros oftalmológicos nos consultórios, de modo a que as famílias possam cuidar dos seus filhos, nestes caso a visão, atempadamente.
    A Zunfinha deve estar uma miúda linda.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu como tenho miopia vigio sempre os meus filhos e eles já usam óculos.

    ResponderEliminar
  8. As duas na letra,

    Obrigada pelos votos. ;)

    Palavra,

    Obrigada pela partilha. É sempre bom e importante lermos outras vivências. ;)

    O blog da S.,

    Obrigada também pela tua partilha. :):)

    Sónica,

    Esperemos sim que tudo corra pelo melhor daqui para a frente. :D

    Cantinho,

    Oh! :S Obrigada. Mas só faço da melhor forma que sei e consigo. ;) Quanto ao ponto que referiste, entendo o que dizes, mas a Zunfinha é seguida por um médico particular. No entanto, pelo que oiço dizer, nos centros de saúde são um atraso de vida. Primeiro que se consiga uma consulta bem que uma pessoa pode morrer... :(

    Fashionista,

    E fazes tu muito bem! Temos sim que sempre estarmos atentos. :)

    Abracinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho miopia e comecei a usar óculos a partir dos 12 mas sempre, sempre só quando passei para as lentes de contacto aos 18 (uma pessoa arranja estratégias de sobrevivência quando não vê lá muito bem).
    É chato usar óculos e para os miúdos acho que ainda mais mas o que tem de ser tem muita força.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...