quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os meios não justificam os fins!


Já dizia o outro: a mentira tem perna curta. A máscara mais tarde ou mais cedo acaba por cair.
E não é que o outro tinha razão. É que depois, também não podemos esquecer, que este mundo é um grão de areia. Depressa, depressa tropeçamos uns nos outros e quando nos levantamos nos damos conta que o Fulano X ou o Sicrano Y estão mesmo ao pé de nós.
Esta conversa toda vem na sequência porque escrevi sobre um determinado tema, e o curioso é que uma determinada pessoa, assim como sempre, concordou e tudo mais. Agora, qual não é o meu espanto alguns dias depois, quando vejo noutro blog o mesmo tema, a mesma pessoa comentar, mas o oposto. Isto porque quem escreveu o tema tinha uma ideia oposta à minha. A pessoa em questão não vai de modas e toca de mudar o bico ao prego. 
Já me tinha apercebido que neste mundo virtual, há pessoas que comentam sem dar a sua verdadeira opinião. Há pessoas até que nem lêem o post todo. Lêem ou a primeira linha ou a última para poderem comentar alguma coisa dentro do tema. Nota-se quando isso acontece, pois ou são muito invasivas no comentário ou muito parcas em palavras. Depois, há aquelas pessoas que comentam sem dar uma para a caixa. Isto é, o post fala de alhos e quem comenta fala de bugalhos. Enfim. Por fim, há os que dizem amém a tudo. Não têm uma perspectiva sobre o assunto. E depois, esbarra-se com este tipo de situações. É triste. É triste perceber que há pessoas que não tem personalidade. Não têm voto na matéria. Há pessoas que não pensam por si. Ou então, gostam de estar sempre bem na fotografia. Assusta-me pessoas assim, muito. Pessoas escorregadias. É que às tantas, só me vêm uma pergunta à mente: porque raio as pessoas comentam quando não se identificam com determinado post, ou quando não têm uma ideia formada? É para marcar território do género: estou aqui. Posso não dizer nada de jeito, mas estou aqui. Vim aqui. Comentei. Não quero estar esquecida. Caramba! Isto tudo em prol de mais seguidores? Mais comentários? Mais visualizações de página? Foda-se! E o prazer de ler, o prazer de deixar o seu cunho em determinado assunto, onde fica esse prazer, essa partilha? Prazer... Partilha... Deve ser deve. Deve ficar com certeza na ganância de se ser a/o blogger mais "famoso" da blogosfera. Deve ser isso.

16 comentários:


  1. Minha querida... até parece que estiveste ontem atrás de mim a ouvir a conversa que tive à mesa do restaurante com o meu filho a propósito exactamente do que estás a dizer!
    Curiosamente o tema da conversa versava precisamente o último post teu que eu comentei.
    Falava-lhe precisamente que me metia espécie ver os "améns" que se encontram em comentários a posts que, até por serem interessantes do ponto de vista do debate, terem serem a mesma cor.

    Gosto de te ler... se venho aqui é porque gosto e não para marcar presença... I wish... era sinal que tinha disponível o tempo que não tenho para ler quem gosto verdadeiramente.
    Já me conheces minimamente... não costumo dizer amén a tudo... e quando se justificar (no meu singelo ponto de vista) discordar... sabes que podes contar comigo!! ;)


    Beijinhos, desta vez em sintonia completa de ideias!


    Nota de rodapé: adoro quando soltas um dos teus "foda-se"!
    És genuína... gosto disso!
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Eu já reparei que tenho alguns comentários que são apenas smiles, outros que são apenas uma simples palavra...já vi que há algumas pessoas que querem terem apenas muitos comentários mas isto é como tudo na vida, os seres humanos têm uma capacidade de surpreender e pelos vistos nunca é pela positiva!
    Tenho tido com cada decepção a nível de pessoas...acho que poderia fazer um testamento...
    Sinceramente, sobre este tema de hoje Essência, acho que é o reflexo do que vai por este mundo fora...há pessoas que não se revelam logo mas depois quando já não aguentam mais descarregam e normalmente na pessoa errada...depois voltam a pôr a mascara e lá vivem a sua vidinha como se nada fosse....
    já me comentaram no blog e depois eu foi retribuir mas como o blog não se identificava comigo achei melhor sair e nem dizer nada porque há temas que não me dizem nada!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou um pouco distraída e, ainda por cima, míope [p.e., num post em que falavas em entrelinhas, eu li estrelinhas... LOL]. Eu comento quando tenho alguma coisa a dizer, seja bem ou mal - se bem que, quando é mal, eu tenho sempre cuidado de não ferir susceptibilidades -; se não tenho algo a dizer, não digo! Não mio e pronto! :-)

    Mas deixa-me dizer-te que pessoas sem personalidade é o que há mais... e as redes sociais potenciam a coisa...

    ResponderEliminar
  4. Bem, que situação complicada...
    Eu acredito piamente que há gente que comenta só porque sim, ou para que o bloguer vá ao seu blogue comentar também e muitas vezes ainda deixam o endereço....daí a darem opiniões diferentes sobre o mesmo assunto, só se entretanto mudaram de ideias...ou trocaram de camisa, ou não têm personalidade e vão com o vento. Isto atrás de um pc é um mundo.
    Realmente como dizem aqui as respostas acima, se não há nada a dizer mais vale sair sem comentar.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente. Sabes, Essência, que eu também penso o mesmo?!!!! A cultura da beterraba em Marte será um sucesso, sem dúvida. Amei.

    ResponderEliminar
  6. Eu não ligo muito ao que escrevo na medida que o que escrevo deve-se ao momento, o que pode causar contradições tanto em comentários como em posts, quando não concordo digo, mas o mais comum é aceitar uma visão ou ideia diferente sem que para isso ter de estar contra a mesma ainda que não seja a mesma visão que eu possa ter.

    ResponderEliminar
  7. "Foda-se! ", ahahahah!
    E tens toda a razão.
    Sabes? Acho que às vezes comento com poucas palavras ou não comento (porque não me apetece, porque não estou com paciência, porque não tenho tempo).
    Uma coisa é certa: não comento para marcar presença.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Pessoas que vão com a carneirada existem em todo o lado, mesmo neste "mundo".
    Eu não gosto de ir com a carneirada, nem de ler "carneiradas". Irrita-me o politicamente correcto.
    Subscrevo a Afrodite. Gosto dos teus foda-se!!

    ResponderEliminar
  9. e,
    falar mais para quê?...
    para quem?...
    um sussurro

    ResponderEliminar
  10. Este mundo virtual tem destas coisas... Mas até mesmo na vida real existem pessoas assim. Com uns amigos defendem uma opinião, de encontro com os mesmos e com outros com ideias diferentes, as deles também mudam. Enfim. O ser humano está cada vez mais mesquinho e neste mundo (blogs) existem muitos que só vêm mesmo para marcar o ponto para que depois possam ser retribuídos...

    ResponderEliminar
  11. ...sabes porque é que existem comentadores politicos e "opinion makers"? É tão mais facil pagares a alguém que pense por ti...

    :)

    ResponderEliminar
  12. E o aparecer às vezes é bem mais importante do que ser.
    Enfim ...

    ResponderEliminar
  13. Fiquei cheia de comichão... é normal?
    Haja dó!

    Beijo doce xxx

    ResponderEliminar
  14. Pelo que leio não sou só eu que noto isso. Menos mal, ou não já nem sei. ;)

    Abracinhos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...