sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eu!


- Gosto de cozinhar. Gosto. Tanto gosto de cozinhar comidas como fazer sobremesas. Até sopas, depois de tanto experimentar, hoje em dia faço sopas deliciosas - a minha Zunfinha que o diga. Já a primeira sopa - ainda ela era uma bebé -, a primeira irá sempre ficar na retina... Não é minha RJ? -. Ora que gosto de inventar na cozinha. Gosto de experimentar as receitas que sei, as que aprendi através da minha mãe, como as  que tenho das muitas receitas das revistas, gosto de pôr a minha colher, literalmente. No final, fico sempre ansiosa para que as pessoas experimentem e digam: "Essência, está divinal!" - E, modéstia à parte, acontece na grande maioria das vezes. Sou tramada, fico atenta para perceber as reacções enquanto estão a provar, para que quando abrirem a boca e sair uma frase de elogio ver se coincide com as expressões faciais e tudo mais que estão a fazer. É que preciso de um bode expiatório sempre para provar as minhas maluquices, pois enquanto cozinho, não gosto de provar nada. E depois faço tudo a olho. Enfim, manias, manias de uma tonta armada numa chefe Cuca.
- Gosto de receber amigos em casa. Gosto e dá-me imenso prazer pôr a mesa com aqueles guardanapos temáticos. As velas. Os cheiros. A música. As entradas. Em suma, efectivamente, dá-me gozo receber as pessoas que gosto em minha casa, e gosto de perceber que elas se sentem bem, confortáveis. Gosto de serões assim, intimistas.
- Não gosto de vestir dois dias seguidos a mesma indumentária. Não gosto. Posso usar a mesma mala. Posso usar os mesmos sapatos. Até posso usar os mesmos acessórios, mas não a mesma roupa. Outras manias que tais.
- Não tenho paciência para maus profissionais. Principalmente quando estou a pagar um serviço. Seja ele qual for. Dou poucas benesses. Sinceramente? O nosso país em termos de serviços e profissionais - principalmente os públicos - deixam muito a desejar. Mas sobre isso há um fio condutor! Ou seja: quem emprega e não dá a devida formação. Quem é atendido e quando é mal atendido por não se querer chatear deixa por isso mesmo. E por fim, a própria pessoa que está a prestar o serviço, que é mau profissional. E, a meu ver, isso tem somente a ver com a índole desse ser, pois quando se é bom profissional, é-se a lavar escadas como num banco. Porque cada trabalho tem a sua ciência, as suas responsabilidades, umas mais que outras obviamente, mas à sua maneira todas as profissões têm. Por isso, depende essencialmente de quem abraça determinado posto e lhe dá o seu cunho, para o bem ou para o mal.

12 comentários:

  1. Excepto a parte de cozinha, eu sou como tu. Eu não gosto de cozinhar e não tenho nem jeito nem paciência. Já não faço jantaradas em casa, mas quando fazia, encomendava a comida.

    ResponderEliminar
  2. Temoa algumas coisa em comum. Gosto de cozinhar mas geralmente não invento muito e adoro ser a 1ª a provar a minha comida. Uma mania minha. Também gosto de receber amigos em casa e nem pensar em usar a mesma roupa dois dias seguidos acho isso pouco higiénico e nada elegante.
    Quanto aos maus profissionais muitas vezes tenho mais paciência com eles do que eles têm comigo. Mas se sou mal atendida num sítio tento não por lá mais os pés e se sou mal atendida num serviço hoje em dia já reclamo, com educação, mas reclamo.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu para comer sou um bocado pisco e só sei cozinhar para mim, nunca experimentei torturar ninguém com as minhas atribulações químicas, que no essencial é no que se baseia a arte de cozinhar! Quanto ao atendimento é verdade que há muita gente que atende mal, seja onde for, mas também é verdade que há muita gente que pela postura que tem mais valia ser sempre mal atendida ou não o ser sequer!

    ResponderEliminar

  4. Gosto da tua essência... bom, mas isso também já não é novidade!
    <3

    Depois de ler o que escreveste reparei que ficou uma coisa por dizer... (e imitando o Daniel Oliveira...) o que dizem os teus olhos?
    http://jardinsdeafrodite.blogspot.pt/2013/05/dizem-que-os-olhos.html

    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! :S És uma querida! :)

      O que dizem os meus olhos? Tudo o que me vai na alma no momento que estão a ser observados. Pois o que isso tem de bom também tem de mau, como em tudo, inclusive. :)

      Eliminar
  5. Gostei. Eu cá também adoro cozinhar e sempre adorei fazer jantaradas lá em casa para os amigos e preparar tudo sozinha, mas agora tenho um bom ajudante que ainda por cima cozinha muito bem. Eu também não provo nunca a minha comida, já confio! Já o mais-que-tudo prova umas 30 vezes!!!! Agora um segredo: olha eu que vergonha que adoro cozinhar mas não sei fazer sopa :O
    Em relação ao profissionalismo não perdoo, salta-me logo a tampa!

    ResponderEliminar
  6. Opá, o teu eu e o meu são muito parecidos, tanto que poderia ter escrito grande parte deste post no meu blog, acerca de mim. Adorei. Até a parte em que admites não provar a comida que fazes é igual!
    (já cá vim duas veze spara tentar comentar mas não consegui...)
    Beijocas nossas e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  7. Não estás só na mania com a roupa. Eu também essa mania. Até posso repetir a roupa passado um dia, mas não sou capaz de estar dois dias seguidos com a mesma roupa.

    ResponderEliminar
  8. Gosto de cozinhar mas hoje o tempo é pouco e a verdade é que há outras coisas que prefiro fazer.
    Não repito roupa dois dias seguidos, malas.não há paciência para andar sempre a trocar.
    Sou bastante paciente com quem atende ao publico porque só quem já o fez é que sabe que não é fácil. Muitas empresas são uma nulidade no que toca a formação e algumas parece que fazem de proposito para perder clientes ( só pode) pela forma com desmotivam os "colaboradores". De qualquer forma se a pessoa for mal-educada ou tiver a mania que sabe tudo (adoro esses) então é outra conversa.

    ResponderEliminar
  9. Ah, adoro receber mas por problemas logisticos (sala micro-minuscula) mais que dois convidados e já ninguem se consegue mexer. Chateia-me mas por enquanto tenho de viver com isso.

    ResponderEliminar
  10. Também adoro cozinhar. Fazer pratos bonitos. Servir bem.

    E também não gosto de vestir o mesmo dois dias seguidos.

    Bj

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...