terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como são as coisas


Eu sempre eduquei a Zunfinha a comer de tudo! No entanto, para mal dos meus pecados, a carne e o peixe por mais que tenha incutido desde sempre nos seus hábitos alimentares, ela simplesmente não aprecia. Posto isto, no que toca aos ditos, tenho - quase - de lhe enfiar o garfo pela goela para comer e não bufar! Vá, bufa, mas come! Tem sido uma luta, e que luta... Os malabarismos que tenho vindo a fazer ao longo destes anos...
No entanto, ao contrário - eu - o caso já não é bem assim... pois. A minha mãe sempre foi mais leve. Mais branda, portanto. Talvez pela personalidade... também, eu era um diabinho de sardas que nem conto...
Bom, o certo é que depois de "velha", aprendi uma maneira de comer legumes quase em doses industriais. Não é que não goste de legumes, mas alguns, confesso que torço um pouco o nariz. A cenoura ou o feijão verde por exemplo. É um oh céus! Oh céus que só visto. Agora, desde que descobri que saltear os legumes com azeite e alho é de comer e rezar por mais, não quero eu outra coisa! A Zunfinha então, delicia-se! E com isto, é final feliz garantido no que toca a alimentação na humilde casa desta tontinha. Tontinha, tontinha como só. E poupo. Poupo anos de vida e de saúde mental. Digo, ao que toca a estar horas e horas com a senhorita Zunfinha em frente ao prato. Realmente, temos que desdobrar a imaginação em mil se queremos ter alguma qualidade de vida.

17 comentários:

  1. ao menos com elegumes, que é oe mal de outros que nem lhe tocam.
    E pronto, ser original é que é importante :D

    ResponderEliminar
  2. Que curioso, ainda ontem ao jantar, estivemos os dois (eu e Txugo) a admirar o prazer com que a nossa Txuguinha comia os bróculos (ela chama-os de florzinhas e arvorezinhas) enquanto os passava no molho da salada. Todos os dias temos legumes verdes, todas as refeições são acompanhadas de salada (com tomate, pepino, alface, espinafre cru, milho, cenoura aos palitos, pelo menos dois compõem uma das nossas saladas diárias) e por isso mesmo, não me preocupo muito quando ela se atira primeiro aos legumes em vez de comer logo a carne ou o peixe. O corpo dela pede-lhe o que precisa e ela come aquilo que lhe faz melhor. Sou franca, nem me importo que náo aprecie carne nem peixe. Aliás, adora bacalhau, qualquer refeição com bacalhau, nem fala, só come.
    Por isso mesmo é que faço mais refeições com ovos, são igualmente proteicos e excelentes substituidores de carne e peixe. Assim como leguminosas, adoramos. E tenho a consciência da sorte que temos em ter uma menina de dois anos e meio que come de tudo, sem fazer birras e cara feia.
    Costumo também fazer desenhos com a comida nos nossos pratos. Ela acha um piadão.
    E adoro legumes salteados, boa escolha, mais que não seja por ser uma preferida da Zunfinha!
    Beijocas nossas ;)
    Sorry pelo testamento!

    ResponderEliminar
  3. E junto aos legumes podes pôr a carne ou o peixe, em bocadinhos pequeninos, pode ser que assim ela coma melhor.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. Pois a filhota mais nova só gosta de frango e bacalhau e legumes só na sopa e passados.

    O que vale é que come fruta como o mundo terminasse amanhã.

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. legumes para por casa são quase smepre feitos assim :)

    ResponderEliminar
  6. Então aproveita. A carne não é tão grande coisa como isso, portanto podes dar menos vezes à Zunfinha e curtir os vegetais. No entanto, os vegetais não podem ser exclusivamente cozinhados por isso vai intercalando com saladas frescas :)

    ResponderEliminar
  7. Ora não te queixes, se ela não gosta do que faz mal e é caro só lhe faz é bem!

    ResponderEliminar
  8. os meus nem com essa nova forma comem...olham e dizem logo não gosto!

    ResponderEliminar
  9. A Pixiezinha na escola come sem bufar, e é tudo à base de alimentação vegetariana, o problema é quando chega a casa, que berra cada vez que vê carne, o peixe ainda marcha, mas a carne é um drama, eu fico com os cabelos em pé!

    ResponderEliminar
  10. Adoro legumes salteados! E ter um filho que é de boa boca é um descanso..há que saber levá-los!

    ResponderEliminar
  11. Isso é que é juntar o útil ao agradável. Eu adoro legumes.

    ResponderEliminar
  12. Legumes salteados são muito bons. Agora para a menina comer carne e peixe é que é guerra. Se calhar só mesmo em sopa, não?

    ResponderEliminar
  13. Eu só como legumes na sopa, e convém que estejam muito mas muito bem passados.
    As minhas excepções são as cenouras, o feijão verde e as saladas.

    ResponderEliminar
  14. Sabem o que é mais engraçado na Zunfinha? É que ela é o contrário da maioria da pequenada. Ora vejamos:

    - Ela adora sopa! Qualquer uma. Come e come como se tivesse a beber água.

    - Adora legumes. Salteados como está descrito no post então, é num ápice.

    - Sobremesas, não gosta! Nadica de nada! Torce o nariz. Eu, claro, agradeço.

    - Fruta, gosta. Não gosta de bananas, somente. Mas quando tem que ser, come.

    - Carne e peixe, não gosta como também está descrito no post, mas eu, particularmente acho que ainda deve comer os ditos para reter todos os nutrientes que os mesmos têm. Quando for mais crescidota pode optar por outras substituições, mas para já, come.

    - Saladas, gosta e come.

    - Sumos, não gosta de todos. Prefere água. Agradeço também.

    - Não gosta de bolos. Só bolachas.

    - Leite, começou por só beber leite branco, mas desde que no infantário fizeram o favor de lhe dar a provar leite achocolatado que desde aí, não quer outra coisa. Para amenizar a coisa, só compro leite light.

    Em suma, cá em casa, não há o "não gosto!" ou "não quero!" , não! Come o que tem que comer. O que acho que deva comer. Não faço pratos especiais somente para ela e nem deixo, quando vai aos avós que façam isso. Come o que há e o que as restantes pessoas comem. Não gosto de dar benesse nesse tipo de "mimos". Pois para mim são mimos para estragar a criança e a educação que está a ter, absolutamente e, quando assim é, corta-se logo o mal pela raiz. ;)

    ResponderEliminar
  15. Adoro! e se quiseres aromatizá-los, é juntar um pouco de coentros, salça, manjericão ou oregãos ao salteado! fica óptimo para acompanhar qualquer coisa e é saudável.

    ResponderEliminar
  16. Como alentejana que sou adoro legumes e ainda mais salteados com alho e azeite, humm, muito bom.
    Mas o meu pequeno não gosta nada de legumes, mas felizmente gosta de sopa a única forma de ele os comer e todos os dias lhe dou uma sopinha.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro legumes salteados e sem ser salteados.
    Combinam muito bem com arroz seco, quando não apetece alface.
    Mas encontraste uma solução simples, saborosa e rápida de a Zunfinha os comer.

    Beijinho

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...